LEAD Dell oferece mil vagas para 20 cursos 100% acessíveis e gratuitos

Banner de divulgação com plano de fundo multicolorido, texto e ilustração, descritos na legenda abaixo, ilustrando "Dell oferece mil vagas para 20 cursos".
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner de divulgação do Edital Nacional, ilustrando a pauta “Dell oferece mil vagas para 20 cursos 100% acessíveis e gratuitos” da Dell. Sobre plano de fundo multicolorido, na parte superior do banner está a frase: Cursos online e gratuitos na área de tecnologia. Logo abaixo, ao lado de um ícone de check, está a informação: 1.000 vagas disponíveis. À direita, há um ponto de localização e dentro dele há o símbolo de acessibilidade, formado por um avatar de braços e pernas abertas. Desse ponto, sai um balão azul com a frase: “100% Acessível, online e gratuito”. Logo abaixo, à direita, está a ilustração de uma pessoa com deficiência visual. Ela usa óculos escuros, camiseta rocha e calça clara. Sob suas pernas há um laptop da Dell. À esquerda do banner estão os logos do LEAD e da Dell Technologies. Créditos: Divulgação

Inscrições para o Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional terminam dia 15 de novembro

Há 10 anos promovendo inclusão por todo o país, o LEAD Dell oferece mil vagas para 20 cursos online de Tecnologia, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará

A Dell Technologies abriu novamente as inscrições para o Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (LEAD), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

São 1.000 (mil) vagas distribuídas entre os 20 cursos disponíveis e compatíveis com nível de ensino superior da área de Tecnologia da Informação. O programa está disponível para todo Brasil e a inscrição pode ser realizada pelo site .

As inscrições estão abertas até o dia 15 de novembro. A pessoa que se candidatar realizará um teste de conhecimentos específicos relacionados aos pré-requisitos dos cursos deste edital. A divulgação da lista preliminar dos candidatos classificados e classificáveis será no dia 16/11/2021 e o envio de recurso no dia 18/11/2021 até as 23:59.

Banner de divulgação com logos, texto e ilustração de três jovens diversos, descritos na legenda abaixo.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner de divulgação do Edital Nacional. Sobre plano de fundo multicolorido, na parte superior, estão os logos do LEAD e da Dell Technologies. À direita, há um ponto de localização, onde está o símbolo de acessibilidade, formado por um avatar de braços e pernas abertas. Desse ponto, sai um balão azul com a frase: “100% Acessível, online e gratuito”. Logo abaixo, à esquerda, o texto: “Aproveita ainda dá tempo! 1000 vagas e 20 cursos disponíveis para todo o Brasil. Não perca tempo e inscreva-se:”, seguido de um botão azul com o endereço: “leadfortaleza.com.br/dal/” e a chamada para ação: “Arrasta para o lado”. À direita, há uma ilustração de três jovens sorrindo, sendo uma menina negra, com deficiência física e usa óculos. Ao lado dela, há um menino negro, de cabelo castanhos, com os braços abertos. Atrás dele, há um menino branco, de cabelos pretos, com os braços abertos. Créditos: Divulgação

As aulas se iniciam no dia 22 de novembro deste ano (22/11/2021), totalmente online e com metodologia e-learning, com acesso através da plataforma DAL e também pelo aplicativo “Aprendizado Acessível”, disponível nas versões Android e IOS. Durante toda a aplicação, os estudantes são acompanhados por tutores (exclusivo para pessoas com deficiência), equipe pedagógica e suporte técnico da plataforma de ensino.

A plataforma possui recursos de acessibilidade digital como intérpretes e vídeos de Libras, alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens entre outros.

Quem estiver interessado pode tirar suas dúvidas acessando o edital da seleção no portal http://leadfortaleza.com.br/dal/selecoes/ ou entrando em contato por meio do e-mail suporte@dellead.com ou pelo WhatsApp: (85) 99946-0145.

Banner de divulgação com logos, texto e ilustração de uma jovem, com descrição na legenda abaixo.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner informativo do Edital Nacional. Sobre plano de fundo multicolorido, na parte superior, estão os logos do LEAD e da Dell Technologies. À direita, um ponto de localização, onde está o símbolo de acessibilidade, formado por um avatar de braços e pernas abertas. Desse ponto, sai um balão azul com a frase: “100% Acessível, online e gratuito”. Logo abaixo, há a mensagem: “Atente-se ao teste de nível! Será online, na nossa plataforma e agendado por você”, seguida de um balão rosa com a frase: “Essa etapa não é classificatória ou eliminatória”. À direita, temos a ilustração de uma jovem branca, com cabelos castanhos e óculos sorrindo e acenando. Créditos: Divulgação

Dell LEAD: 10 anos incluindo PcDs através da tecnologia

Utilizando a tecnologia para promover impacto positivo na sociedade, a Dell Technologies (NYSE: DELL) comemora 10 anos do LEAD, um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação criado pela Dell, aqui no Brasil. O LEAD conta com a parceria de grandes instituições de ensino e pesquisa do Ceará, para oferecer soluções tecnológicas a pessoas com deficiência.

Ao longo de uma década ajudando pessoas com deficiência física, auditiva e baixa visão a serem mais produtivas e a alcançar suas capacidades de trabalho e emprego, o Centro desenvolveu 93 projetos – 20 deles só em 2021 – voltados à acessibilidade e inclusão. Ao todo, já foram beneficiados mais de 32 mil brasileiros.

Entre as ações desenvolvidas pelo LEAD está a criação de uma plataforma de ensino a distância (EAD), com cursos profissionalizantes nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Suporte Técnico, Ciência de Dados, Informática, Idiomas e Desenvolvimento de Pessoas. A plataforma oferece recursos, conteúdos e metodologias desenvolvidas especificamente para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência física, auditiva e com baixa visão. Batizada de DAL (Dell Acessible Learning ) a plataforma já foi utilizada por mais de 32 mil pessoas.

Foto colorida, em ambiente interno, com diversas pessoas, entre homens e mulheres, com e sem deficiência, da equipe do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (LEAD).
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, com diversas pessoas, entre homens e mulheres, com e sem deficiência, da equipe do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (LEAD). A maioria dos funcionários usa jaqueta azul, com logo da empresa. À direita da imagem há uma mesa com computadores. Créditos: Divulgação

Também a partir dessa plataforma de EAD, a Dell Technologies tem oferecido, em parceria com prefeituras e governos de estado, milhares de vagas para cursos online gratuitos de capacitação para pessoas com deficiência e vulnerabilidade social em diversas áreas. O objetivo dessa iniciativa é aumentar as chances de emprego e competitividade desses profissionais no mercado de trabalho.

Projeto de acessibilidade na fábrica

Outro trabalho de destaque do LEAD, que começou a ser implementado em 2018, é o projeto de acessibilidade na fábrica da Dell Technologies em Hortolândia (SP), que é referência para a companhia ao redor do mundo. A iniciativa foi reconhecida como a “Melhor Ideia de Mudança no Mundo, na categoria América Latina” em premiação da Fast Company em 2020.

Por meio de soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas pelo LEAD, a Dell Technologies emprega cerca de 80 pessoas com deficiência na linha de produção em sua fábrica no país e permite que elas executem as mais diversas atividades. 

“Entre os exemplos, desenvolvemos um aplicativo batizado de MAIA que transforma ondas sonoras em imagens. Com isso, profissionais com deficiência auditiva conseguem realizar os testes de áudio dos computadores que saem da linha de montagem. Além disso, o sistema possui um módulo de requisição de materiais e de envios de notificações que possibilita a comunicação por rádio entre colaboradores surdos e os líderes da fábrica”, destaca Eder Soares, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies.

Foto de Eder Soares dentro da fábrica da empresa.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em área interna, com Eder Soares, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies. Homem branco de pele morena e cabelos pretos curtos. Está sorrindo, com braços cruzados, dentro da fábrica da empresa. Usa jaqueta azul com logo da Dell. Atrás dele há diversos equipamentos e máquinas da linha de montagem. Créditos: Divulgação

O AppTalk é um aplicativo integrado ao MAIA que apresenta “cenários” diversos, como simulações de conversas entre usuários surdos e ouvintes. Com isso, os surdos podem esclarecer dúvidas de processos internos da Dell, como agendamento de férias, inclusão de dependentes, dentre outras situações com autonomia na comunicação em rotinas de trabalho. Toda a conversação é intermediada por um avatar animado próprio desenvolvido especialmente para essa aplicação.

Outra inovação desenvolvida pelo LEAD para a fábrica de Hortolândia é o exoesqueleto STEVE, criado para permitir que profissionais com deficiência nos membros inferiores fiquem de pé na linha de montagem. A solução funciona como uma cadeira de rodas motorizada capaz de levar o profissional até seu posto de trabalho, elevando-o e sustentando-o na posição vertical de maneira segura e confortável.

“Criamos ainda uma plataforma chamada de ARTRADE e que envolve um conjunto de aplicações para treinamentos em realidade aumentada e acessível para pessoas com deficiência auditiva. Com o uso de um óculos de realidade aumentada e por meio da gamificação, ela auxilia na montagem do hardware, ensinando aos colaboradores da fábrica sobre como montar dispositivos completos”, detalha Soares, que acrescenta: 

Homem branco usando óculos de realidade aumentada.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em área interna, com uma pessoa utilizando o Artrade, óculos de realidade aumentada. O equipamento tem lentes translúcidas e um dispositivo preto, na parte superior. A pessoa é branca, tem cabelos pretos, está sorrindo e com a mão direita aberta em garra à frente de seu rosto. Usa camiseta preta e casaco cinza. Atrás há uma porta de vidro refletindo a imagem da pessoa. Créditos: Divulgação

“Além dessas funcionalidades, a plataforma conta com outras aplicações que, por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial, analisam vídeos capturados durante as montagens, sendo capazes de avaliar a performance dos montadores e definir o nível de completude na execução das tarefas. Com isso, a fábrica pode, além de rebalancear suas linhas de montagem, capacitar os funcionários e testar quais candidatos às vagas na Dell são mais indicados a determinadas funções.”

Tecnologia para exportação

Desde 2020, a solução de acessibilidade para páginas web, a Website Accessibility Layer – WAL, foi desenvolvida pelo LEAD para a Dell Technologies Brasil e tem sido utilizada em outros sete países da América Latina, além do Brasil. Essa solução possui mais de 20 recursos voltados a garantir que pessoas com deficiência visual, daltonismo ou dislexia acessem sistemas ou páginas web, por meio da adaptação de cores e contrastes, opções de fontes de leitura, entre outros.

Vale destacar que o MAIA – que permite a profissionais com deficiência auditiva testarem o áudio dos computadores e se comunicarem por rádio com outros colaboradores – começou a ser implementado na fábrica da Dell Technologies da Índia.

Além disso, a companhia criou um programa global voltado a disponibilizar as tecnologias assistivas desenvolvidas pelo LEAD para outros sites da companhia ao redor do mundo.

Foto de mesa de estudos com um notebook no site da Dell Lead, Banner de divulgação com plano de fundo multicolorido, texto e ilustração, descritos na legenda abaixo, ilustrando "Dell oferece mil vagas para 20 curos"..
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida, em área interna, de uma mesa de estudos. À direita, um computador tipo notebook está aberto no site da Dell Technologies, onde aparece o texto: Cursos online e gratuitos na área de tecnologia! Ao lado, a ilustração de uma pessoa com óculos escuros e um laptop sobre as pernas. Na parede, ao lado do computador, há um quadro com pessoas diversas e o logo do LEAD Dell Technologies. Créditos: Divulgação/ Edição JI

“O sucesso do nosso trabalho no país está ancorado na preocupação que temos de usar a tecnologia para criar um mundo mais acessível e igualitário para profissionais com deficiência. Para isso, atuamos hoje com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 150 profissionais da Dell Technologies e das universidades parceiras, dos quais 47 deles possuem alguma deficiência e têm um papel essencial para definir os requisitos e validar todas as soluções desenvolvidas pelo LEAD”, detalha Diego Puerta, líder da Dell Technologies no Brasil, que conclui: “A partir dessas iniciativas, temos contribuído também com o Progress Made Real , que é o compromisso global firmado pela Dell Technologies para, com nossa tecnologia e escala, trazer avanços na saúde, educação e iniciativas que possibilitam oportunidades econômicas, para entregar resultados duradouros para 1 bilhão de pessoas até 2030.”

SOBRE A DELL TECHNOLOGIES

A Dell Technologies (NYSE: DELL) é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial que ajuda organizações e indivíduos a construírem seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologias e serviços mais amplo e inovador para a era dos dados.

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário