Rapper Billy Saga e banda Tuyo lançam Conversa Sincera

Imagem com texto: Natura Musical apresenta rapper Billy Saga e banda Tuyo - Conversa Sincera. Foto do rapper com quatro integrantes da banda em frente uma porta azul de ferro.
Sinônimo de representatividade da pessoa com deficiência, rapper Billy Saga e banda Tuyo compartilham sobre o processo de composição do novo trabalho. (Imagem: Reprodução/ YouTube)

Single patrocinado pela Natura Musical, Conversa Sincera chega com videoclipe gravado em boteco: “poesia boa não precisa de palco”.

Índice do conteúdo


Boa leitura!

Rapper que reivindica a representatividade de pessoas com deficiência, Billy Saga  lança seu novo single intitulado “Conversa Sincera”. Versando sobre amizade, apoio mútuo e companheirismo, o músico paulistano se uniu aos integrantes da banda Tuyo  – Lio, Lay e Machado – para explorar essas temáticas de maneira ainda mais profunda.

A faixa, que é uma prévia do quarto álbum de estúdio de Billy Saga, foi patrocinada pela Natura Musical e já está disponível nas plataformas de streaming de áudio . Para complementar a experiência, os artistas também lançaram um videoclipe que retrata a parceria e a colaboração entre eles, transportando o público para um ambiente descontraído e acolhedor.

Parceria: Billy Saga e banda Tuyo

Em um clima descontraído, Billy Saga compartilha sobre o processo de composição da letra de Conversa Sincera:

“Em dado momento, a Lio estava pensativa ouvindo o beat, chegou em mim e passou uma visão decisiva para o que seria a música. Ela fez uma ‘provocação’ dizendo que as músicas do meu disco mostravam uma face muito importante da minha história, da minha luta e do meu amor enquanto parceiro, mas que sentia falta de uma parte mais sensível, do amigo, solícito. Foi aí que entendi a possibilidade de mostrar um pouco mais dessa sensibilidade”, recorda-se.

Lio, integrante da banda Tuyo, complementa: 

“Uma conversa boa — com bolo e café, — no quintal do Billy foi a paisagem desse encontro e o resultado acabou sendo uma conversa sincera, sem rodeios e com muito carinho. Billy é um cara com muito pra contar e muito pra trocar. Não foi difícil compor sobre o que, pra ele e nele, é tão natural”.

Assista ao Clipe Oficial

Conversa Sincera

Com a produção musical assinada por DJ Latif e a harmonia entre as quatro vozes, “Conversa Sincera” flui pelos beats e traz a sensação de um ombro amigo na vida de alguém. Billy Saga explica o motivo de ter escolhido este single e “Da Rua Pra Lua”, a primeira faixa lançada em março deste ano, como ponto de partida para seu novo disco.

“O primeiro single, ‘Da Rua pra Lua’ traz o amor como tema; e esse segundo single fala sobre amizade. O objetivo dessas músicas realmente é ressaltar a importância de valorizarmos o relacionamento humano: o cuidado, a empatia, a solicitude, a sinceridade necessária para a construção de relacionamentos legítimos. O disco não trata apenas esses temas, mas fiz questão de abrir com essas duas faixas, pois elas trazem bastante da minha essência”, afirma Billy.

O videoclipe, dirigido por Laís Dantas, foi concebido para retratar a sensação de uma amizade antiga. O rapper encontra a banda Tuyo e, a partir daí, tudo foi acontecendo de forma natural:

“Como disse o poeta Ricardo Coiro, ‘poesia boa não precisa de palco. Nasce no boteco, surge de dentro do papo e pousa no papel do guardanapo’. A nossa ‘conversa sincera’ nasceu assim e nada mais justo que ser interpretada dentro de um botecão bem roots, bem a nossa cara”, conta Billy Saga.

Publicidade

Billy Saga e Natura Musical

“Há 18 anos, a Natura tem sua plataforma de cultura, Natura Musical, que fomenta trabalhos de grandes nomes da música, novos artistas, projetos de fomento às cenas e festivais independentes. Para nós, esse é um projeto que enriquece esse universo de sonoridades, estéticas, referências, narrativas e processos criativos que renova a cena da música brasileira sempre tão rica e potente”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

“Conversa Sincera” se junta aos demais trabalhos do MC e ativista Billy Saga, que incluem os álbuns “Me Jogue aos Lobos” e “Eu Volto Comandando a Matilha” (2012), “As Ruas Estão Olhando” (2016) e “Corpo Intruso” (2022), além do primeiro single deste novo projeto, “Da Rua Pra Lua”.

O rapper paulistano foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2021, que já financiou mais de 150 projetos em todo o Brasil ao longo de 17 anos, incluindo artistas como Elza Soares, Jards Macalé, Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Kaê Guajajara e a Mostra Pankararu de Música.

Sobre o rapper Billy Saga

Da periferia de São Paulo, Willian Coelho, mais conhecido como Billy Saga , já soma uma trajetória de duas décadas de dedicação ao rap e ao ativismo social. O músico cadeirante é considerado, atualmente, um dos mais autênticos e combativos rappers a abordar, nas entrelinhas de suas músicas com temas diversos, o direito das pessoas com deficiência.

De alguém que viveu na pele o veneno de uma lesão medular, devido a um acidente de moto, o rap de Billy Saga, que é também o responsável pela área de diversidade e inclusão da Claro e presidente da ONG Movimento e SuperAção , é uma verdadeira bandeira hasteada à resistência, capaz de sensibilizar e provocar uma espécie de consciência coletiva acerca da fundamental reflexo sobre o dever de combate à exclusão social, historicamente ressaltada pelo racismo, preconceito e violência com aqueles colocados à margem da sociedade.

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn