Aluno com deficiência no ensino superior é tema de Webinário

Banner de divulgação para Aluno com deficiência no ensino superior é tema de Webinário

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem ilustra o texto Aluno com deficiência no ensino superior é tema de Webinário. Banner colorido com o título Webinário Internacional – Ensino Superior Inclusivo: Como garantir a inclusão das pessoas com deficiência e foto dos participantes: Célia Leão, mediadora, Secretária do Estado dos direitos da Pessoa com Deficiência; Seán Bracken, Inglaterra, professor, Design Universal para aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) Europeias; Preciosa Fernandes, Portugal, professora, a Inclusão no Ensino Superior em Portugal; Elizabete Cristina, professora, Perspectivas para o Ensino Superior Inclusivo no Brasil: das rotas dos sujeitos à emergência de saberes; Neiza de Lourdes, professora, práticas desenvolvidas pelas Universidades Públicas Paulistas. No rodapé o texto, transmissão e chat via Youtube: tv.unesp.br/live. Imagem: Divulgação

Governo do Estado de SP abre inscrições gratuitas para evento online internacional sobre ensino superior inclusivo

Debate totalmente acessível sobre como garantir acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino superior, trazendo experiências internacionais

Desde quarta-feira (21), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) tem inscrições gratuitas abertas para o Webinário Internacional sobre Ensino Superior Inclusivo.

O evento online vai debater como garantir o acesso e permanecia do aluno com deficiência, no próximo dia 29 de outubro, das 16h às 18h (horário de Brasília), com transmissão no canal do Youtube da TV UNESP, digitando este link: (http://tv.unesp.br/live ).

A iniciativa tem como parceiros a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Centro Paula Souza (CPS). 

Segundo a assessoria de imprensa, o webinário vai abranger a experiência e abordagem internacional, apresentando os principais desafios à garantia do ensino superior inclusivo, boas práticas e recursos de acessibilidade e inclusão para melhorar o acesso e permanência desses alunos.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, hoje no Estado de São Paulo, os alunos com deficiência no ensino superior representam 0,45% dos universitários. Além disso, apenas 12% deles estudam em instituições públicas.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner com as informações do evento online: Dia 29 de outubro de 2020, horário das 16 às 18 horas, horário de Brasília, a frase transmissão e chat via Youtube: tv.unesp.br/live. No rodapé, sobre uma faixa branca estão os nomes e logos dos parceiros, apoiadores e realizadores. Imagem: Divulgação

Com especialistas de áreas nacionais e internacionais, o webinário retratará reflexões em quatro temas: 

“Design Universal para aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) Europeias”; “A inclusão no ensino superior em Portugal”; “Perspectivas para o ensino superior inclusivo no Brasil: das rotas dos sujeitos à emergência de saberes” e “Práticas desenvolvidas pelas Universidades Públicas Paulistas”.

A transmissão será acessível, contará com intérprete de libras e tradução para a língua portuguesa. As inscrições são gratuitas. Para o cadastro, mais informações e apresentações dos palestrantes, acesse o link: (http://forms.gle/TEuT7ro3LT4hgy9p6 ).

SERVIÇO

“Webinário Internacional Ensino Superior Inclusivo: Como melhorar o acesso e permanência de alunos com deficiência”

Data e horário: 29 de outubro (quinta-feira), das 16h às 18h (horário de Brasília)

Inscrições limitadas: http://forms.gle/TEuT7ro3LT4hgy9p6

Rafael Ferraz (Editor)
Rafael Ferraz (Editor)

Comunicador Social desde 2006, jornalita pela Faculdade Prudente de Moraes (FPM). Trabalha com jornalismo digital acessível e consultoria em acessibilidade e inclusão. Foi repórter em rádio AM, jornais impresso, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo em navios de cruzeiro. É tetraplégico e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência.

Todas

Deixe um comentário