Projeto de Pulseira para Mães Surdas vence o Inova Jovem 2023

Captura de tela de computador mostrando o protótipo da pulseira para mães surdas. A imagem contém o nome da Equipe MIRA e Inova Jovem 2023.
Com inovador projeto de pulseira para mães surdas, alunas do Instituto Federal de Minas Gerais vencem duas categorias do programa da Agência de Inovação Inova Unicamp. (Imagem: Reprodução)

Estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais vencem a 10ª edição do Inova Jovem com projeto inovador de inclusão social.

A equipe MIRA, composta por quatro alunas do ensino médio integrado ao técnico no Instituto Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto, Minas Gerais, apresentou um projeto de inclusão social voltado para mães surdas e conquistou as duas premiações na final do programa Inova Jovem 2023 , competição de modelagem de negócios organizado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp).

Publicidade

Com o projeto, as estudantes venceram as categorias “Avaliação da Banca” e “Voto Popular”, revelados na final da competição realizada em 23 de novembro, e reuniu 285 pessoas online. A gravação da final foi publicada no canal do YouTube do programa Inova Unicamp e pode ser conferida abaixo.

Assista ao vídeo

O Projeto de Pulseira para Mães Surdas

Maria Eduarda Neves de Almeida, Ana Clara Alves Belmonte Galvão, Rayssa de Oliveira Mendes e Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento, sob a orientação da professora Cristina Maertens, desenvolveram uma pulseira voltada para mães surdas. Essa pulseira conta com funcionalidades de babá eletrônica e emite alertas vibratórios e visuais quando o bebê chora.

“É admirável a qualidade dos trabalhos que são apresentados por alunos tão jovens. Nós estimulamos o empreendedorismo como carreira e oferecemos capacitações gratuitas para que eles possam aprender e desenvolver seus projetos, no entanto, todo esforço é mérito deles, que demonstram maturidade e entusiasmo em participarem”, comenta Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

O trabalho das estudantes está alinhado ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, focado em Saúde e Bem-estar, abordando a realidade de aproximadamente 10 milhões de pessoas diagnosticadas com surdez, o que corresponde a cerca de 5% da população, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Captura de tela de computador com as quatro criadoras do projeto de pulseira parq mães surdas e a professora orientadora.
Descrição alternativa #PraGeralVer: Captura de tela de computador com as estudantes Maria Eduarda Neves de Almeida, Ana Clara Alves Belmonte Galvão, Rayssa de Oliveira Mendes, Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento e a professora orientadora Cristina Maertens. No canto esquerdo superior, há o logo do Inova Jovem 10 anos. (Créditos: Divulgação)

Além do desenvolvimento do modelo de negócio, o destaque da banca de jurados foi para o início da produção do protótipo da pulseira pelas estudantes, apresentado durante o evento final. Esse esforço não apenas rendeu a conquista das duas categorias da competição, mas também garantiu uma premiação adicional em tempo real: Renato Toi, cofundador da Baita Aceleradora  e jurado da banca, ofereceu às jovens uma mentoria específica em hardware, de forma totalmente gratuita.

Publicidade

Inova Jovem 2023: Ampliando a Diversidade na Competição

O Inova Jovem 2023 marcou a sua 10ª edição, mantendo-se pelo quarto ano consecutivo no formato totalmente online. Destacou-se por apresentar a final mais diversificada regionalmente em todas as edições, contando com a participação de equipes representando quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Paraná.

“Por mais um ano estamos comemorando a expansão regional do Inova Jovem. No ano passado, registramos inscritos das cinco regiões do Brasil e, neste ano, comemoramos a final mais diversificada em termos regionais da competição. Tivemos 600 inscritos de 11 estados brasileiros, é um alcance a ser comemorado”, expõe Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela organização e gestão do Inova Jovem.

A comissão avaliadora da edição de 2023 foi composta por André Marques, líder do time de startups na UniAngels , Renato Toi, cofundador da Baita Aceleradora, e Roseane Ramos, fundadora e CEO da MatchIT , além de presidir o grupo Unicamp Ventures .

Os seis projetos finalistas receberam elogios da banca de jurados, que ressaltou a excelência das apresentações e dos projetos desenvolvidos por jovens ainda no ensino médio, a maioria com idades entre 16 e 18 anos.

Captura de tela com finalistas do Inova Jovem 2023.
Descrição alternativa #PraGeralVer: Captura de tela de uma chamada de vídeo com finalistas do “Inova Jovem 2023”. Os nomes dessas pessoas participantes estão visíveis abaixo de seus respectivos feeds de vídeo. Os feeds de vídeo estão organizados em um layout de grade. Alguns participantes têm fundos virtuais, enquanto outros têm fundos reais. (Créditos: Divulgação)
Sobre o programa Inova Jovem da Unicamp

Iniciado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o programa Inova Jovem representa a principal competição de empreendedorismo destinada a estudantes jovens no Brasil. Ao longo dessa uma década de existência, quase 3.000 pessoas foram capacitadas com habilidades profissionais fundamentais para desenvolver negócios sustentáveis.

Publicidade

O objetivo do programa é promover o crescimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, incentivando a mentalidade empreendedora como uma alternativa de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp dedica-se a identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma dessas iniciativas, alinhada com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), que se concentram na boa governança e nas boas práticas sociais e ambientais.

Os patrocinadores do Inova Jovem 2023 incluem FM2S Educação e Consultoria, Poliedro Educação, Fundação FEAC e NewCastle Idiomas, enquanto o evento contou com o apoio da Comvest.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário