Audiodescrição EAD: Capacitação ensina traduzir imagens em palavras

Foto de pessoa segurando fone de ouvido em frente ao notebook. Sobreposição de texto, à esquerda: “Audiodescrição EAD”.
Curso de introdução à audiodescrição EAD tem 80 horas de conteúdo dividido em 6 módulos. (Imagem: Edição de arte. Foto: PVProductions / Freepik)

Capacitação apresenta técnicas de descrição da imagem, roteiro e gravação, noções do mercado e da profissão de audiodescritor

A Fundação Dorina Nowill para Cegos acrescenta ao seu portal Central de Formações o curso de Introdução à Audiodescrição. A formação é voltada a quem tem interesse em se especializar na área ou que deseja aprender uma nova competência que está atrelada diretamente a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Curso de Audiodescrição EAD

Com aulas ao vivo às quartas-feiras sobre conceitos básicos do recurso de acessibilidade que transforma imagens em palavras, o curso explica a forma adequada de elaboração e aplicação da audiodescrição para empresas, eventos, livros e outros materiais audiovisuais como filmes, novelas e séries.

A formação possui 80 horas de conteúdo dividido em 6 módulos que variam entre as aulas gravadas e uma aula ao vivo por semana, além do acesso à livros e fóruns online. Ao final da capacitação, o participante receberá um certificado de conclusão com avaliação de consultor especialista.

Promoção de pré-inscrição

Ao realizar a pré-inscrição no curso de “Introdução à Audiodescrição” através do link , o interessado terá acesso gratuito à capacitação “7 Dimensões da Acessibilidade” que traz o conceito inicial sobre as formas de acessibilidade, comunicação, arquitetura acessível e a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei nº 13.146/2015 ). A promoção é por tempo limitado.

Além do curso de audiodescrição, a plataforma “Central de formações” possui outras 15 capacitações que variam entre gratuitos e pagos. A pessoa interessada pode acessar as formações pelo site oficial e se inscrever .

Para quem é o curso?

O curso de Audiodescrição é para profissionais que querem se especializar na área ou que desejam aprender um novo ofício para gerar uma renda extra. Recomendado para profissionais de comunicação, linguística, jornalismo, social medias, locução, narração, audiovisual, teatro, rádio e tv, produção cultural, recursos humanos ou especialistas em acessibilidade. Mas pode ser aprendido por profissionais de todas as áreas.

Publicidade

Curso EAD: conteúdo e módulos

  • Carga horária:80 horas
  • CertificadoDigital
  • Aprenda comespecialistas
  • 06 Módulos
  • Fórum online eaulas ao vivo
  • Acesse ocurso por 1 ano

O que aprenderá

O curso começará no dia 01/03/2023 e capacita profissionais na área de audiodescrição, recurso fundamental para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Através da audiodescrição, imagens mentais de forma detalhada são construídas, auxiliando na composição de informação e facilitando a recepção de mensagens e entendimento de deficientes visuais. O curso explica a forma adequada de elaborar e aplicar a audiodescrição para empresas, eventos etc.

Módulos

  1. Introdução ao curso;
  2. Sobre a Deficiência Visual;
  3. Conceituando o recurso;
  4. Técnicas de audiodescrição – A confecção do roteiro;
  5. Audiodescrição nas diferentes mídias;
  6. Produção experimental de audiodescrição.
Sobre a Fundação Dorina

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 75 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.

Mais informações no site da Fundação neste link .

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário