Escola de Gente realiza Oficina de Teatro Acessível nessa sexta (22)

Foto de ator negro, gesticulando com as mãos, no palco, e sobreposição do logotipo da Oficina de Teatro Acessível.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com sobreposição do logo da Oficina de Teatro Acessível, no canto esquerdo superior. Na imagem aparece um homem de pele negra gesticulando com as mãos. Usa óculos de grau, camisa e calça preta. Atrás dele há uma cortina vermelha e ao fundo, em segundo plano, outros atores em cima do palco. Créditos: Divulgação

Projeto premiado na ONU é online, gratuito e com plena acessibilidade

ONG Escola de Gente realiza a Oficina de Teatro Acessível ministrada por atores e atrizes do grupo ‘Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade’

Nessa sexta-feira, 22 de outubro, a ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão realizar a “Oficina de Teatro Acessível”, totalmente online, gratuita e com plena acessibilidade. Ministrada por atores e atrizes do grupo ‘Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade’, a Oficina será realizada de 10h às 12h30. As inscrições podem ser feitas por formulário, no link: https://bit.ly/3vd1gUB .

Para a idealizadora e fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck, os valores da arte inclusiva são indispensáveis para o processo democrático e a garantia dos direitos humanos, mas de todos os seres humanos:

“Nossas oficinas são plenamente acessíveis e mesmo no ambiente online, montamos uma estrutura que combina Libras, audiodescrição (em um canal separado) e legenda. Trabalhamos para sensibilizar a sociedade para que incorporem práticas de acessibilidade na comunicação, já garantidas pela legislação, também na área cultural”, afirma.

O grupo de teatro ‘Os Inclusos e os Sisos’ foi criado, em 2003, pela atriz Tatá Werneck, e suas oficinas já contam com um público de mais de 100 mil pessoas de todo Brasil. A metodologia foi criada pela Escola de Gente para promover um movimento que garanta acesso e acessibilidade na cultura, além de criar um espaço de diálogo permanente para que a difusão da arte se dê com igualdade de oportunidades para pessoas com e sem deficiência.

Em 2015, o grupo foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo. Com duração de duas horas e 30 minutos, a atividade conta com plena acessibilidade em Libras, audiodescrição, legenda e linguagem simples, garantindo a participação de todas as pessoas, sejam elas com ou sem deficiência.

Quatro mulheres se comunicando através da Libras, como atividade da Oficina de Teatro Acessível..
Descrição de imagem #PraCegoVer: Fotografia com quatro pessoas se comunicando através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma das várias dinâmicas da Oficina de Teatro Acessível é aprender o alfabeto em Libras, com o apoio de intérprete levado pela ONG. Créditos: Reprodução/www.escoladegente.org.br

A Oficina de Teatro Acessível integra o projeto da 3ª Mostra de Teatro Acessível, realizado pela Escola de Gente, com patrocínio do Itaú, Light, MRS, Technip FMC, White Martins e Wilson Sons por meio da Lei Rouanet.

Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade

A Escola de Gente acredita na força criativa da juventude como aceleradora de mudanças. Por isso investe, desde 2003, no grupo ‘Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade’, projeto de arte e transformação social, criado em 2003, por iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou outros alunos(as) de Artes Cênicas da Universidade do Estado do Rio (UniRio) para colocar o teatro, especialmente o humor, a serviço de temas como inclusão, diversidade e direitos. De forma lúdica e provocativa, já sensibilizou e mobilizou mais de 65 mil pessoas em 19 estados de todas as regiões do país por uma sociedade inclusiva.

SOBRE A ESCOLA DE GENTE

Criada em 2002, pela jornalista e escritora Claudia Werneck, a ONG é referência nacional e internacional em inclusão e acessibilidade. Trabalha para transformar políticas públicas inclusivas em práticas cotidianas inclusivas, principalmente para quem tem deficiência e vive na pobreza. Já mobilizou diretamente para a prática da inclusão, no presencial e no virtual, cerca de 800 mil pessoas em mais de 200 municípios de 22 estados de todas as regiões do Brasil, além do Distrito Federal, e em 19 países das Américas, África, Europa e Oceania.

SERVIÇO:

Oficina de Teatro Acessível

LINKS ÚTEIS:

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário

Este post tem um comentário