Escola realiza Oficina de Teatro Inclusivo no Rio para pessoas com deficiência intelectual e idosos

Banner de divulgação da Oficina de Teatro Inclusivo no RJ, com informações úteis em texto, descrito na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner de divulgação da Oficina de Teatro Inclusivo no RJ, com informações em texto. À esquerda, no canto superior: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Pé na Arte apresentam “Oficina de Teatro Inclusivo – Um reencontro com a arte”. No banner há uma ilustração de trajes do bobo da corte. Na lateral direita, as informações: 07/06 a 24/11/2022. Terças: Turmas para pessoas com deficiência intelectual a partir de 14 anos. Quintas: Turmas para idosos a partir de 55 anos. Cidade das Artes – Sala Divas. Inscrições: Sympla. No rodapé os logotipos dos realizadores, apoio cultural e fomento. (Imagem: Reprodução. Créditos: Divulgação)

Profissionais especializados em educação inclusiva darão aulas de artes cênicas, técnicas de yoga e reiki, em oficina gratuita da Escola Pé na Arte

A Escola Pé na Arte apresenta a Oficina de Teatro Inclusivo, projeto que oferece aulas gratuitas para idosos e pessoas com deficiência intelectual, visando levar a cultura do teatro, além de desenvolver e ampliar as habilidades funcionais. A oficina terá início em junho e será realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ), duas vezes por semana.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Oficina de Teatro Inclusivo no Rio

    “Sabemos que a arte teatral tem o grande poder de mudar a forma como as pessoas interagem com o mundo, desenvolvendo habilidades, promovendo integração e rompendo as barreiras sociais”, diz nota enviada para a imprensa.  

    Foi pensando nisso que o ator e arte educador Zecarlos Moreno, diretor da Escola Pé na Arte, criou a Oficina de Teatro Inclusivo. A partir de sua experiência com o grupo de teatro inclusivo o qual ministra aulas, e que seguiu online durante a pandemia, Zecarlos imaginou ser esse um caminho para alcançar mais pessoas, promovendo a cultura e a socialização:

    “Quando falamos de teatro inclusivo, estamos abordando não somente os preconceitos sociais, mas também os relacionados à idade e às deficiências intelectuais. Com a oficina visamos, através das artes cênicas, colaborar para que os alunos inscritos possam se encontrar no ambiente cultural, proporcionando autoconhecimento, equilíbrio, criatividade e entrosamento em grupo.” 

    Transformando vidas através da Arte

    A Oficina de Teatro Inclusivo reforça que o acesso às artes é relevante para viabilizar a inclusão humana e para o reconhecimento das diferenças como potencialidades. Outro ponto importante é a territorialização do edital, que privilegiou projetos culturais da Zona Oeste. 

    “A oficina estará disponível para todos, mas queremos dar preferência para alunos de Jacarepaguá, em especial aqueles que não teriam condições de pagar por um curso com esta estrutura”, conta Roger Almeida, produtor executivo do projeto. 

    Publicidade

    Metodologia das aulas

    Com aulas de junho a novembro, todas as terças e quintas, das 14h às 17h, a Oficina de Teatro Inclusivo apresenta uma metodologia teórica e prática das artes cênicas com jogos teatrais, improvisação, meditação, exercícios respiratórios, técnicas de yoga e reiki, ministradas por profissionais especializados em educação inclusiva. 

    As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma Sympla. O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro e apoio cultural da Cidade das Artes.  

    Foto colorida, em área externa, com quatro pessoas da Escola Pé na Arte com camiseta da Oficina de Teatro Inclusivo.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em área externa, com quatro pessoas da oficina. À esquerda está Bianca (profa. de Teatro), uma mulher negra com cabelos crespos curtos. Usa óculos de grau e sorri. Na sequência está Victor (terapeuta Reikiano), um homem de pele parda e cabelos raspados. Também sorri. Ao lado está Zecarlos (diretor na Escola Pé na Arte), sorrindo. É branco e tem cabelos curtos grisalhos. Por último está Amélia (instrutora de Yoga), mulher de pele clara e cabelos grisalhos na altura dos ombros. Todos estão abraçados, lado a lado, usando camisetas brancas com o nome Oficina de Teatro Inclusivo. (Foto: Reprodução. Créditos: Thiago Ristow/divulgação)

    Serviço:

    Oficina de Teatro Inclusivo: Um reencontro com a arte

    • Data: De 07 de junho a 24 de novembro de 2022
    • Dias: Terças-feiras, turmas para pessoas com deficiência intelectual |Quintas-feiras, turmas para idosos
    • Horários: Turma 1, das 14h às 15h30 | Turma 2, das 15h30 às 17h;
    • Local: Cidade das Artes – Sala Divas
    • Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
    • Público-alvo: Idosos (a partir de 55 anos) e pessoas com deficiência intelectual (a partir de 14 anos).
    • Valor: Gratuito 
    • Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-teatro-inclusivo—um-reencontro-com-a-arte__1546968
    • Realização: Pé na Arte – Teatro e Educação
    • Fomento: FOCA – Fomento à Cultura Carioca
    • Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura
    • Apoio Cultural: Cidade da Artes
    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Este post tem um comentário

    Deixe um comentário