Cia Street Cadeirante celebra 5 anos com oficina de dança virtual gratuita

Integrantes da Cia Street Cadeirantes em fila, lado a lado, acenando e celebrando. Ao fundo é possível enxergar o Senado Federal e a Catedral Metropolitana, em Brasília (DF).
Serão seis meses de curso com professores-coreógrafos renomados no mercado nacional, na segunda edição do projeto da Cia Street Cadeirante para pessoas que têm deficiência física. (Foto: First View)

100 vagas estão disponíveis para aulas de dança oferecidas a pessoas em cadeira de rodas com deficiência física de todo o país.

A Cia Street Cadeirante, pioneira em danças urbanas com bailarinos em cadeira de rodas no Brasil, completa cinco anos de atividades em 2023. Para celebrar com alegria e inclusão, a companhia brasiliense oferece a segunda edição da oficina gratuita Street Virtual, que permitirá a participação de pessoas com deficiência física de todo o país.

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Street Virtual: oficina de dança gratuita

    O projeto Street Virtual oferece seis meses de aulas de dança com professores-coreógrafos renomados no mercado nacional, como Fiakra, Eduardo Amorim e Fernando Perrotti, que atualmente participa do quadro Dança dos Famosos, do Domingão com o Huck, como par da influenciadora Rafa Kalimann. Além disso, bailarinos cadeirantes experientes da companhia também estarão nas oficinas como monitores para ajudar no desempenho dos participantes.

    A oficina é destinada a pessoas com deficiência física que buscam se movimentar com acessibilidade, ritmo e coreografias sincronizadas. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível nas redes sociais da Cia Street Cadeirante (@streetcadeirante) ou no site da companhia neste link .

    Serão disponibilizadas 100 vagas para a oficina virtual, que começa em 06 de maio, por meio da plataforma Zoom. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, com duração de duas horas.

    Trajetória de sucesso

    Desde que foi criada, a Cia de Dança Street Cadeirante já se apresentou para grandes públicos em eventos de destaque em Brasília, como Capital Moto Week e o Festival Na Praia. Em 2021, foi premiada no Festival Funarte AcessibiliDança Virtual, que propiciou contar no Espetáculo documentário “Rodas em Dança: Livres e Lives”, o protagonismo da Companhia no enfrentamento à pandemia e na oferta de aulas gratuitas, e ao vivo, por plataforma digital.

    Só no ano passado, foram 93 aulas gratuitas, com mais de 1200 participações. O Street Cadeirante Virtual não tem fronteiras, e alcançou pessoas com deficiência de vários locais do Brasil e do Paraguai.

    Inclusão pela dança

    A expansão das aulas pela internet ocorreu durante o período de isolamento social da Pandemia da COVID-19, conta Carla Maia, jornalista e bailarina fundadora da companhia. O resultado foi um maior alcance do trabalho, que permitiu a integração de pessoas de diversos estados e, até, de outros países.

    “O Street Virtual consegue incluir mais pessoas nesse sonho de viver a dança e os movimentos. É uma libertação e uma renovação de perspectivas, para uma vida que antes vinha sendo compreendida a partir da imobilidade”, ressalta Carla, que já era bailarina aos 17 anos quando sofreu uma lesão medular e adquiriu uma tetraplegia.

    Publicidade

    Apoio à oficina de dança

    O projeto Street Virtual é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e tem apoio da Agenda Cultural Brasília, do Instituto Levvo, da Mais Brasal, da Companhia Athletica, do Grupo Coqueiro Materiais para Construção, e da In9ve Contabilidade. A elaboração, gestão e assessoria de imprensa do projeto são da Agenda Cultural Brasília. O Street Virtual terá audiodescrição nas divulgações e disponibilizará no site do projeto o aplicativo de acessibilidade V-Libras, criado pelo Ministério do Planejamento, para atender também pessoas com deficiências visual e auditiva.

    Serviço

    Street Virtual – Oficina de dança online

    Inscrições: Gratuitas e limitadas a 100 pessoas (Formulário de inscrição online nos links abaixo)

    Data: Aulas a partir de 6 de maio, aos sábados, às 17h.

    Duração: Curso de 6 meses

    Links úteis

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn

    Deixe um comentário