Tradutor simultâneo de Libras com IA da Lenovo é finalista do SXSW 2024

Pessoa utilizando tecnologia de IA da Lenovo e CEZAR, um tradutor simultâneo de Libras, finalista da SXSW 2024.
Case da Lenovo com o CESAR, o projeto de tradutor simultâneo de Libras baseado em IA é o único de uma empresa da América Latina entre as finalistas desta edição. (Foto: Divulgação)

O SXSW 2024, maior festival de inovação e tecnologia do mundo, será realizado em março, nos Estados Unidos.

O CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (PE) está celebrando um marco histórico para a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência auditiva. O projeto de tradução simultânea de língua de sinais, uma colaboração da Lenovo e o CESAR, está entre os finalistas do SXSW 2024, festival anual de inovação e tecnologia, na categoria Inteligência Artificial

Publicidade

O SXSW (South by Southwest) será realizado de 8 a 16 de março, na cidade de Austin, no Texas (EUA). O projeto (assista ao vídeo abaixo) é o único representante de uma empresa da América Latina a alcançar a final nesta edição do evento. O SXSW é conhecido por destacar as últimas tendências e inovações em tecnologia, cinema, televisão e música, com prêmios em várias categorias.

O Tradutor Simultâneo de Libras com IA da Lenovo

O projeto em questão é uma inovação tecnológica exclusiva que utiliza Inteligência Artificial para identificar e contextualizar gestos individuais. Esta tecnologia foi alimentada com um vasto conjunto de dados, composto por milhares de vídeos em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

A partir disso, os movimentos são capturados e transformados em mensagens de texto e áudio, em português, e tudo isso ocorrendo de forma simultânea. O desenvolvimento deste projeto levou cinco anos e contou com um investimento de US$ 4 milhões da Lenovo.

Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR , estar entre os finalistas já é um marco para o Centro:

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto, que tem um papel tão especial para a inclusão de pessoas com deficiência. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para a aprimoração e inovação de produtos e serviços, por meio do uso da tecnologia. Outro ponto que nos enche de orgulho é sabermos que somos o único representante da América Latina na premiação. Isso nos motiva a ir cada vez mais longe!”, ressalta o CEO.

Publicidade

“Estou empolgado por fazer parte desse projeto tão inspirador. Como parte da visão da Lenovo que é oferecer tecnologia inteligente para todos, essa solução de AI preenche lacunas de comunicação existentes, além de potencializar seu uso para acelerar o aprendizado de Libras, usando visão computacional para rastrear a precisão dos gestos e “instruir” os usuários a fazerem ajustes”, completa Hildebrando Lima, Diretor de P&D da Lenovo

Promovendo a Inclusão Através da Tecnologia

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% da população brasileira, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva. Deste total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda. Em escala global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 430 milhões de pessoas possuem perda auditiva moderada ou grave no ouvido mais sensível.

tradutor simultaneo de libras baseado em ia finalista da sxsw 2024 lonovo cesar 2 Tradutor simultâneo de Libras com IA da Lenovo é finalista do SXSW 2024
Descrição da imagem: A imagem mostra uma pessoa (cujo rosto não é visível) em frente a um laptop aberto. Na tela do laptop, há uma janela de vídeo mostrando outra pessoa fazendo sinais com ambas as mãos. A mesa onde o laptop está apoiado é feita de madeira escura. A iluminação na sala é suave e natural. (Foto: Shvets production/Pexels)

A inclusão foi o princípio norteador durante todo o desenvolvimento do projeto, evidenciando a relevância de equipes diversificadas na produção de tecnologia e inovação. A Lenovo e o CESAR aceitaram o desafio de criar uma solução verdadeiramente destinada a pessoas surdas e com outras deficiências auditivas. Para isso, além de realizar testes rigorosos e consultar especialistas, designers e engenheiros com deficiência auditiva foram incorporados à equipe.

Inovando na Abordagem para a Comunicação em Libras

Ao longo do processo, identificou-se que os momentos mais desafiadores para usuários com surdez ou deficiência auditiva ocorrem ao buscar informações e detalhes sobre produtos para compra. Essa constatação levou à elaboração de várias alternativas de solução.

Publicidade

“O propósito desse projeto vai muito além de ofertar um novo serviço. Entendemos a importância da acessibilidade e inclusão e, junto com a Lenovo, buscamos desenvolver algo de impacto para a sociedade. Usar a tecnologia a favor de uma comunidade de pessoas é muito gratificante. É a soma das nossas expertises com a finalidade de contribuir para o bem-estar coletivo”, finaliza Eduardo Peixoto.

Assista ao vídeo com a tecnologia

Publicado ano passado no YouTube, o vídeo “Lenovo Tech World 2023: Assinando o Futuro com o Projeto Libras”, levanta a questão:

Você pode ensinar IA a ler a linguagem de sinais? Na verdade sim! Nossa solução de IA tem como objetivo ajudar pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais a se comunicarem em tempo real com qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer idioma.”

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

O CESAR, um centro de inovação e conhecimento estabelecido no Brasil, tem uma história de mais de 27 anos na criação de soluções inovadoras utilizando tecnologia avançada. Com sede no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, o CESAR trabalha de forma integrada com educação, aceleração de negócios e tecnologia. Como uma instituição sem fins lucrativos, o CESAR se dedica a formar e impactar positivamente indivíduos, startups e empresas globais. A CESAR School, sua escola de inovação, prepara estudantes e profissionais para os desafios de um mercado em constante evolução. Em 2023, o CESAR expandiu seus negócios para a Europa, estabelecendo uma sede em Aveiro, Portugal.

Publicidade

Saiba mais sobre a Lenovo

A Lenovo, uma empresa global de tecnologia, tem uma receita de US$62 bilhões e está classificada em 217º no Fortune Global 500. Com 77.000 funcionários em 180 mercados, a Lenovo se esforça para fornecer Tecnologia Mais Inteligente para Todos. Além de ser uma das maiores empresas de PCs do mundo, a Lenovo está expandindo para áreas de crescimento nas tecnologias de ‘New IT’, incluindo servidores, armazenamento, dispositivos móveis, software, soluções e serviços. Esta transformação, juntamente com a inovação da Lenovo, visa construir um futuro mais inclusivo, confiável e inteligente. A Lenovo está listada na Bolsa de Valores de Hong Kong sob Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY).

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário