Krav Magá para pessoas com deficiência é inclusivo e saudável

Arte com foto e texto, Krav Magá para pessoas com deficiência, defesa pessoal israelita.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Texto sobre a prática de Krav Magá para pessoas com deficiência é ilustrado por uma arte com fotos, logo e texto. No canto esquerdo superior está o logo da Federação Internacional de Krav Magá, com a ilustração de duas pessoas praticando, e o site www.kravmaga.org.br. No centro da imagem está escrito: “Krav Magá, Defesa pessoal israelense para pessoas com deficiência”. Como plano de fundo, a sobreposição de duas fotos: Uma pessoa em cadeira de rodas se defendendo de um homem, e a bandeira de Israel, onde a técnica foi desenvolvida. Créditos: Edição JI

Técnica israelense de defesa pessoal serve de estimulo para a independência e autonomia

De acordo com Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional da categoria, o Krav Magá para pessoas com deficiência ajuda a fomentar a inclusão, e ainda gera benefícios para toda a equipe e colegas de treino

A conquista da independência é essencial para a vida de qualquer pessoa com deficiência. Por mais que muitos enxerguem dentro da limitação uma incapacidade de realizar atividades rotineiras, o incentivo à autonomia é fundamental tanto para o desenvolvimento físico e psicológico como para a saúde mental.

Publicidade

A prática de atividades físicas, por exemplo, está entre as formas de garantir a melhora da autonomia. São nesses momentos que a pessoa com deficiência passa a ter consciência de suas escolhas e desenvolve a autopercepção, potencializando ainda a sensação de pertencimento social e elevação da autoestima.

O Krav Magá, defesa pessoal israelense, vai além da atividade física e é uma filosofia de vida baseada em honestidade, humildade, solidariedade, educação e respeito, valores ensinados e trabalhados constantemente nas aulas. Um grande benefício do Krav Magá é que ele ajuda a criar um vínculo com novas pessoas que podem ter vivido experiências similares.

Fotografia de Avigdor Zalmon - Presidente Federação Internacional de Krav Magá
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto de Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá. Homem branco de cabelos e barba pretos curtos. Usa camiseta branca. Atrás dele está a bandeira de Israel, com faixas brancas e azuis, e uma estrela azul no centro. Créditos: Reprodução/ www.kravmaga.org.br

Segundo Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá, os treinos trazem benefícios tanto para o aluno com deficiência, como também para equipe e os colegas de treino:

“A troca de experiências que acontece durante os treinos é muito importante para a inclusão e os colegas que convivem com a pessoa com deficiência entendem um pouco mais sobre esse universo, fazendo com que ele se sinta parte do grupo e ganhe cada vez mais confiança. Para o instrutor é um desafio que o estimula a aprimorar sua didática para facilitar a aprendizagem do aluno”, completa.

Fotografia com duas pessoas fazendo demonstração da técnica Krav Magá
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia do presidente da Federação Internacional de Krav Magá, Avigdor Zalmon, fazendo uma demonstração de defesa, com um chute frontal, usando a perna direita. Ele usa camiseta branca, calça jeans e tênis. À frente dele, sendo golpeado, está um homem branco, de camiseta preta e calça jeans, segurando uma faca com a mão direita. Créditos: Divulgação

Outro benefício está na melhora dos reflexos, já que o aluno de Krav Magá aprende a conhecer melhor o próprio corpo e superar suas dificuldades, auxiliando inclusive no desenvolvimento do equilíbrio, flexibilidade, melhora na coordenação motora, e no autocontrole.

A Federação Internacional de Krav Magá tem feito aulas de forma híbrida, onde o aluno pode escolher se participa de forma online ou presencial. Também são disponibilizados vídeos com aulas gratuitas em seu canal do YouTube e em suas redes sociais (links ao final do texto). 

“Através dos treinos você vai aprender a se defender, superar o medo da violência e do bullying, recuperar sua autoestima e autoconfiança e andar mais seguro na rua”, informa a assessoria de imprensa.

Banner de divulgação do treino híbrido de Krav Magá
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com filtro branco destacando o texto em azul: “Treine em casa. Federação Internacional de Krav Magá”, com a ilustração de duas pessoas em combate. Na fotografia, o presidente da Federação, Avigdor Zalmon está deitado no tatame. Créditos: Divulgação

Sobre o Krav Magá

O Krav Magá é a Defesa Pessoal Israelense e significa em Hebraico Combate de Contato. A técnica foi criada na década de 1940 por Imi Lichtenfeld e se baseia em golpes curtos e rápidos que visam atingir os pontos sensíveis do corpo. O Krav Magá é a única modalidade reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. Não tem regras, competições ou medalhas. Acreditamos que o maior troféu é a vida que será salva na rua ou em qualquer outro lugar. A ideia do Krav Magá é simples: transferir o peso na direção do agressor e golpeá-lo com a maior velocidade. Ou seja, o Krav Magá não exige força física, portanto, qualquer ser humano independentemente de sexo, idade ou força física pode se defender de qualquer tipo de agressão e voltar ileso e seguro para sua casa.

LINKS ÚTEIS:

Federação Internacional de Krav Magá

Central de Atendimento: (11) 97041-9797

Deixe um comentário