Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível: Baixe grátis

Banner com texto "Lançamento - Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível", e foto descrito na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Notícia sobre o Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível é ilustrado por banner colorido com foto e o texto: Lançamento, Guia Reis de Comunicação Inclusiva e Acessível. Abaixo, a informação: Acesse o guia através do QR Code. Na lateral esquerda, fotografia de mulher branca com trissonomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down). Usa camiseta bordô, tem os cabelos presos com um coque e está sorrindo. Logo da Rede Empresarial de Inclusão Social no canto direito inferior. Créditos: Divulgação

Rede Empresarial de Inclusão Social lança Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível para pessoas com deficiência

Publicação com depoimentos de profissionais e ativistas tem o objetivo de incentivar comunicadores a adotar práticas que alcancem as pessoas com deficiência em todos os seus canais

A REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social reuniu, em uma única publicação, orientações e soluções para incentivar profissionais de comunicação, artes, tecnologia, e lideranças em geral, a adotarem práticas para que todas as mensagens divulgadas em diferentes canais de mídia alcancem a todas as pessoas.

O Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível apresenta as soluções adotadas nas empresas e percorre temas sobre os desafios de implantar métodos e processos de comunicação inclusiva, dentro do ambiente de trabalho. São orientações sobre diversos recursos de acessibilidade, como a descrição de imagem em plataformas digitais e redes sociais.

A ideia de reunir os aspectos que envolvem a questão da comunicação inclusiva e acessível em uma publicação surgiu das discussões dentro do grupo de profissionais de comunicação das empresas do grupo diretor da REIS. Segundo nota à imprensa, as demandas foram trazidas por pessoas que lidam diretamente com os desafios diários de tornar a comunicação acessível para as pessoas com deficiência.

Banner azul com o título Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner em fundo azul com o títu,o Guia Reis de Comunicação Inclusiva e Acessível. Logo da Rede Empresarial de Inclusão Social, no canto direito inferior. Créditos: Reprodução

Além das orientações técnicas e de comportamento, como termos capacitistas a serem eliminados do vocabulário, por exemplo, o guia foi baseado em cases de sucesso das empresas do grupo diretor: Accenture; ArcelorMittal, Atento, Carrefour; EY, JLL, Microsoft, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian, Sodexo, TozziniFreire e Vivo, que implantaram processos de comunicação acessível e inclusiva em diferentes modalidades e conseguiram melhorar o dia a dia dos seus funcionários com deficiência.

Gratuito, o guia também traz depoimentos de pessoas com deficiência e suas trajetórias profissionais, e o quanto a comunicação acessível contribui para sua autonomia. Entre os depoimentos estão pessoas como Cid Torquato, tetraplégico, ex-Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SP), 2016 a 2020; Carolina Ignarra, paraplégica, CEO e fundadora da Talento Incluir, consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho e Gustavo Torniero, jornalista, ativista, pessoa cega e consultor em acessibilidade.

Edição com três fotografias com descrição na legenda do Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem com três fotografias com profissionais que participam do Guia com depoimentos. A primeira fotografia é de Cid Torquato, homem branco com cabelos grisalhos, usando camisa azul claro. No centro, fotografia de Carolina Ignarra, mulher branca de cabelos castanhos na altura dos ombros. Usa blusa branca e colares. Terceira foto com Gustavo Torniero, homem branco de cabelo, barba e bigode pretos. Usa camisa cinza. Os três estão sorrindo. Créditos: Edição JI

Outros aspectos abordados na publicação incluem questões históricas de exclusão social da pessoa com deficiência, tipos de deficiência e capacitismo. Orienta sobre recursos de acessibilidade em mídias e plataformas digitais, assim como design inclusivo e descrição de imagem.

“No Brasil, mesmo com informações ainda imprecisas, temos entre 15 milhões e 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se formos adotar o menor número, já representa uma população gigantesca. É primordial incentivar e apoiar iniciativas de comunicação inclusiva e acessível. Todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência, se relacionam e se comunicam de maneiras diferentes. São profissionais, estudantes, empreendedores, consumidores, enfim, cidadãos que têm o direito à informação.”, ressalta Ivone Santana, secretária executiva da REIS e coordenadora do projeto do Guia.

Publicidade

O lançamento aconteceu na última sexta-feira, 9 de abril, em evento online, com a presença de membros do Grupo Diretor. O Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível é gratuito e está disponível para download no site da rede: www.redeempresarialdeinclusao.com .

Sobre a REIS

Com 9 anos de atuação sistemática, a Rede Empresarial de Inclusão Social pela empregabilidade da pessoa com deficiência, conhecida como REIS, é um movimento endossado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) da ONU que reúne gestores de empresas nacionais e multinacionais, que atuam no Brasil. A REIS conta com mais de 100 empresas participantes. Em sua governança, conta com uma secretaria executiva, Conselho de CEOs, grupo diretor, grupos de trabalho (GTs), grupo de diretores de Diversidade e Inclusão, e Grupo de Profissionais de Comunicação.

LINKS ÚTEIS:

Este post tem um comentário

Deixe um comentário