Realize: Tecnologia em educação inclusiva

Mockup laptop - mobile, Realize, tecnologia em educação inclusiva.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia de computador e celular ilustrando texto “Realize, tecnologia em educação inclusiva”. Mão de pessoa branca no teclado do computador, acessando a plataforma online de produção de materiais didáticos. Mão esquerda segura celular no mesmo site, mostrando logos e nomes de clientes e parceiros. Créditos: jcomp/freepik.com | ed. JI

Plataforma otimiza e automatiza criação de materiais didáticos de EAD para instituições de ensino

A Realize é uma startup que simplifica, agiliza e barateia a produção das instituições de ensino, permitindo criar disciplinas interativas e acessíveis através de plataforma online de tecnologia em educação

A Realize é uma startup do ramo edtech – education technology, ou tecnologia educacional – que criou uma plataforma online de gestão de produção e construção de materiais didáticos interativos, acessíveis e responsivos, o que otimiza e contribui com a produção de conteúdo do Ensino a Distância (EAD), no Brasil. A ferramenta online atende a pequenas e grandes demandas de instituições de ensino (IE), permitindo produzir materiais com qualidade e agilidade, gerando economia para investir em conteúdos e outras inovações, por exemplo.

Publicidade

A startup acaba de completar 1 ano em abril, com um faturando R$ 778.317,50 em seu primeiro ano e a pretensão de crescer 168%, em 2021. A plataforma “foi idealizada por pessoas que acreditam no crescimento da educação por meio da tecnologia”, e fundada durante a pandemia do Coronavírus. Os sócios têm experiência no setor educacional e identificaram a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do EAD no Brasil – em crescimento neste momento de distanciamento.

Direitos publicamente defendidos pela linha editorial do JI, inclusão só existe onde há acessibilidade. E o quando o  assunto é educação, ferramentas de acessibilidade digital não são mais um diferencial, mas um dever que respeita o direito todo cidadão.

Recursos acessíveis

A Realize também conta com recursos de acessibilidade, como a integração com o VLibras para tradução dos materiais didáticos para a Língua Brasileira de Sinais, modo de cor de daltonismo, contraste e aumento de fonte para quem tem visão reduzida, além da possibilidade de acrescentar descrições acessíveis a todas as imagens inseridas na plataforma, o que possibilita que os leitores de tela possam descrevê-las para pessoas com deficiência visual. 

Todas essas funcionalidades são implementadas de forma automática e em tempo real nos conteúdos produzidos.

Banner rosa com logo da Realize, Tecnologia em Educação, descrito na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner em fundo rosa com o título: EAD edtech, Realize – Tecnologia em Educação. Dentro de círculo, fotografia de garoto branco com cabelos loiros junto de uma mulher branca e cabelos loiros na altura os ombros. A criança usa fone de ouvidos e interagindo com o dedo em dispositivo eletrônico a sua frente. Créditos: freepik.com | ed. JI

Segundo nota à imprensa, o intuito é não apenas acelerar e facilitar o processo produtivo das IE, como também tornar a construção de materiais didáticos interativos mais viável, através de uma plataforma fácil de usar e que diminua os grandes investimentos necessários com distintos fornecedores para a criação de disciplinas remotas.

“Com o grande aumento da demanda por educação remota e pela adaptação ou criação de novas disciplinas online, percebemos uma busca no mercado por uma plataforma de gestão e produção de conteúdo ágil e escalável que pudesse fornecer uma visão 360º do processo produtivo, juntamente com uma ferramenta de autoria, reduzindo assim os custos das disciplinas, que costumam ser bem altos”, afirma Gustavo Quirino, CMO da Realize.

Banner da Realize, tecnologia em educação inclusiva, descrito na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner em fundo rosa claro com a pergunta e a resposta, respectivamente: Engessados? Nunca! Imagens da plataforma, e o texto: Criamos tudo do zero pela Imersão Completa de forma exclusiva para sua instituição. Créditos: Reprodução

Segundo dados da Catho Educação, entre março e abril de 2020, houve um aumento de 70% nas matrículas EAD. Para Isabella Stulp, CEO da Realize, “é indiscutível que a educação a distância veio para ficar, seja no modelo 100% remoto ou híbrido. E foi por isso que resolvemos trazer toda a nossa expertise em educação, combinada com nosso background técnico, de desenvolvimento, design e UX, para trazer inovação a um setor que, apesar do imenso crescimento, ainda tem muito o que desenvolver em relação à tecnologia”.

Principais funcionalidades e benefícios

Gestão de Produção

As funcionalidades de gestão da esteira de produção da plataforma são muito almejadas e elogiadas pelos clientes da Realize que buscavam internalizar sua produção de conteúdo, pois elas permitem definir suas próprias etapas produtivas, como, por exemplo, conteúdo, design instrucional e revisão, além de definir e acompanhar de perto os responsáveis por cada fase e seu andamento.

Tecnologia & Interatividade

De acordo com Gustavo Lima, CTO da Realize, muitas instituições de ensino também pecam em não acompanhar as tendências no comportamento dos estudantes que estão cada vez mais conectados e demandando materiais didáticos mais interativos e inovadores. “O novo perfil de estudante espera encontrar em seu aprendizado remoto os mesmos recursos que utiliza em seu tempo livre para aprender, buscar informações ou se divertir, como imagens, vídeos, podcasts, gamificação e muito mais”.

Publicidade

Por essa razão, o sistema Realize conta com a inserção de recursos interativos e visuais em seus materiais didáticos, e tudo isso em uma interface amigável e intuitiva que permite seu manuseio sem necessidade de nenhuma capacitação ou conhecimento prévio. “É possível criar mais, em menos tempo, e com mais autonomia, reduzindo o tempo de produção de disciplinas.”, completa o CTO.

Mulher estudando com fone e notecook, descrita na legenda, realize, tecnologia em educação.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida com fundo rosa e no canto esquerdo superior o logo Realiza, Tecnologia em Educação. Mulher oriental de pele branca e cabelos pretos longos. Olhando para frente e sorrindo, com fone de ouvidos amarelo e azul, digita no notebook em cima de uma mesa branca. Ao lado, uma pilha com livro, caderno e óculos de grau. Ela usa camiseta branca e casaco azul. Créditos: freepik.com/ed. JI

Design & Personalização

A solução já tem diversos templates customizáveis para os materiais didáticos em seu catálogo, mas as instituições de ensino podem optar pela criação de um modelo personalizado para suas necessidades, seguindo sua identidade visual.

Exportação para LMS

Após a construção do material, a ferramenta ainda faz a conversão do conteúdo criado de forma automática nos formatos HTML, SCORM, xAPI ou PDF para que as instituições de ensino possam fazer o download e instalar em seu Learning Management System (LMS), ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Tecnologia em Educação Inclusiva:

Evento online gratuito: Construindo Materiais Didáticos Inovadores

Em um mundo cada vez mais digital, onde o ensino ultrapassou os limites da sala de aula e alcançou bilhões de casas por aí através da educação à distância, um processo de produção de conteúdo eficiente e automatizado, combinado com profissionais competentes e atualizados sobre as últimas tendências e inovações do mercado, se torna cada dia mais necessário. Serão abordados conteúdos como:

  • As principais etapas de uma esteira de produção de materiais didáticos eficaz; 
  • Tendências tecnológicas e inovações na EAD para sua instituição de ensino;
  • Porque a curadoria educacional só tende a crescer cada vez mais e como a sua IES pode acompanhar esse ritmo;
  • A importância do design instrucional na experiência de ensino dos seus alunos;
  • A importância da tecnologia e de recursos interativos no aprendizado;
  • Como a tecnologia pode lhe ajudar a simplificar, agilizar e baratear seu processo produtivo.

Sobre a Realize

A Realize é uma plataforma de gestão de produção e construção de materiais didáticos que simplifica o processo produtivo de instituições de ensino superior permitindo a criação de disciplinas completas, interativas e acessíveis em poucos passos. 

Fundada em 2020, a Realize foi idealizada por pessoas que acreditam no crescimento da educação por meio da tecnologia e tem como objetivo otimizar a esteira de produção de conteúdo de EAD para que grandes demandas não sejam mais um problema, permitindo que as instituições produzam materiais didáticos com mais qualidade, agilidade e gastando menos dinheiro. O sistema Realize faz a conversão do conteúdo criado de forma automática nos formatos HTML, SCORM, xAPI ou PDF para que as IES possam fazer o download e instalar em seu Learning Management System (LMS), ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

Alguns de seus principais clientes são: Ânima Educação, Somos Educação, Imed Online, Inspirali, Uniceub e Fecap. 

SERVIÇO:

  • O que: Construindo Materiais Didáticos Inovadores
  • Quem: Realize, especialistas e parceiros
  • Quando: 19, 20 e 21 de abril, às 19h
  • Onde: Online, via Zoom
  • Quanto: Gratuito
  • Como: Inscrições no link (bit.ly/3w911tX )

LINKS ÚTEIS:

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário