App Abeille Libras é lançado no Dia Nacional da Libras 2021

Imagem em fundo escuro e texto em tons de verde, 21 de abril, Dia Nacional da Libras, e logo do app Abeille LIBRAS.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Card em fundo preto com o título 24 de abril, Dia Nacional da Libras 2021, com o símbolo da Língua Brasileira de Sinais, em tons de verde. Abaixo, o logo Abeille Libras, com uma abelha, e o slogan Coletividade & Cooperação, nas mesmas cores. Créditos: Divulgação/ Ed. JI

Desenvolvedores independentes lançam aplicativo focado no aprendizado humanizado da Libras

Comunidade surda do Brasil, intérpretes e estudantes da Língua Brasileira de Sinais tem novo aliado para celebrar hoje (24) o Dia Nacional da Libras 2021

Para celebrar o Dia Nacional da Libras – Língua Brasileira de Sinais, neste 24 de abril, acaba de ser lançado o Abeille LIBRAS, um aplicativo gratuito focado no aprendizado humanizado da Língua de Sinais. O app, uma parceria com a GoodBros  Libras na Ciência  já está disponível na Play Store. Na sequência do Dia Nacional de Educação de Surdos, o aplicativo chega como novo aliado das pessoas com deficiência auditiva. 

Publicidade

O Abeille LIBRAS é resultado de uma parceria entre os desenvolvedores recém-formados Mayara Santos e Jackson Leite, e as empresas GoodBros e Libras na Ciência, que se destacam na área de inclusão, acessibilidade, educação e comunicação.

Com objetivo de facilitar o aprendizado da Libras, o app funciona como um elo entre os três pontos de comunicação gestual: intérpretes, comunidade surda e estudantes de Libras. Seu diferencial, segundo nota à imprensa, é o uso de intérpretes humanos, que sobem seus vídeos para a plataforma com a curadoria prévia da equipe da Libras na Ciência.

“Fizemos questão de usar intérpretes reais não apenas como forma de valorizar a profissão, mas por conta de toda uma riqueza na expressividade gestual e facial, além de querermos uma aproximação maior entre usuários e intérpretes”, explicam Mayara e Jackson.

Banner do app Abeille Libras, lançado no Dia Nacional de Libras 2021.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem em fundo preto e o texto, na cor verde: Abeille Libras, coletividade e cooperação. Na lateral esquerda, celular aberto no Google Play, mostrando a pontuação máxima de 5.0, na seção de Satisfação e resenhas de usuários. Em volta do telefone, moldura verde brilhante. No canto direito inferior, o logo do aplicativo, a ilustração de uma mão fechada com uma abelha, ambos na verde brilhante. Créditos: Ed. Jornalista Inclusivo

Com a ferramenta em mãos, cada profissional intérprete (especialista convidado ou especialista da Libras na Ciência) poderá auxiliar na tradução e moderação de vocábulos e expressões presentes no dicionário.

Já do lado do usuário comum, seja uma pessoa surda e/ou estudante, será possível consultar vocábulos e expressões e tirar dúvidas diretamente com os professores, o que torna o Abeille LIBRAS uma ferramenta aliada ao estudo da Língua Brasileira de Sinais.

App Abeille LIBRAS: Aprenda Ciências da Natureza e temas de Pré-Vestibular em Libras

Para os intérpretes de Libras, é possível divulgar o trabalho no aplicativo e ainda ajudar quem está aprendendo. Veja algumas opções:

  • Cadastrar sinais em Libras, de palavras a expressões completas;
  • Divulgar seu trabalho por meio de links das suas redes sociais;
  • Receber avaliações positivas de usuários do aplicativo.
Mockup mobile do apo Abeille LIBRAS, descrito na legenda, do Dia Nacional da Libras 2021.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte com fundo escuro e a imagem de três celulares, cada um mostrando uma página do aplicativo. Na primeira tela, a página inicial com o logo formado pelo nome Abeille Libras, uma mão fechada e uma abelha. O segundo celular mostra o menu de opções do App. Última imagem é a seção da consulta de sinais, com opções de diversas categorias e sinais. Créditos: Edição Jornalista Inclusivo

Já para as pessoas surdas ou estudantes de Libras, o app permite o aproveitamento de todas as ferramentas para impulsionar o aprendizado. São opções como:

  • Consultar sinais essenciais como alfabeto e números;
  • Consultar sinais diversos pela busca rápida;
  • Consultar sinais por categorias exclusivas;
  • Consultar sinais alfabeticamente no dicionário de Libras;
  • Veja todos os sinais do aplicativo apenas deslizando o dedo para cima e para baixo;
  • Sugerir sinais que não encontrou no aplicativo.

Além disso, o aplicativo oferece vantagens a todos os usuários. Confira:

  • Base de sinais diversificada, respeitando regionalismos;
  • Uma ferramenta de vídeos rápidos para auxiliar nos estudos;
  • Aprenda Ciências da Natureza e temas sobre Pré-Vestibular totalmente em LIBRAS;
  • Um sistema de troca de pontos por prêmios incríveis.

Sobre os desenvolvedores e parceiros

Mayara Santos, formada pela ETEC no curso técnico de informática em 2017, e formada em 2020 no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Faculdade de Tecnologia do Ipiranga.

Desenvolvedora do app Abeille Libras, lançado no Dia Nacional de Libras 2021.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Mayara, mulher de pele parda e cabelos pretos compridos. Usa camisa azul e óculos de grau. Créditos: Divulgação

Jackson, vindo do Distrito Federal para São Paulo, em busca de oportunidades de estudo, forma-se neste ano no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Faculdade de Tecnologia do Ipiranga.

Juntos, e inspirados por um projeto que desenvolveram durante a faculdade envolvendo LIBRAS, eles decidiram criar o Abeille LIBRAS. A ideia do nome veio a partir do fato de que Abeille em francês significa abelha, que é um inseto símbolo de cooperação e comunicação. O idioma francês foi escolhido em homenagem ao abade francês L’Epée, que criou o que viria a ser a primeira linguagem de sinais e escola para surdos.

Desenvolvedor do app Abeille Libras, lançado no Dia Nacional de Libras 2021.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Jackson, homem de pele branca e cabelos raspados, usando blusa escura. Créditos: Divulgação

Durante o desenvolvimento do projeto, perceberam que embora a comunidade surda tenha conquistado muitos direitos e visibilidade no Brasil, ainda há muito o que se fazer. É necessário que haja uma forma de incluir a língua de sinais no cotidiano do brasileiro de forma que ela não seja vista como algo exclusivo e restrito apenas às pessoas surdas e intérpretes.

No fim de 2020, com a ajuda de um dos professores da faculdade, os desenvolvedores conheceram Rodrigo Credidio, fundador da empresa GoodBros, que se interessou no projeto Abeille LIBRAS, visto que sua empresa atua seguindo os mesmos princípios e objetivos desse projeto. A GoodBros é uma empresa voltada à comunicação acessível, usando a empatia como principal ingrediente.

Publicidade

Por intermédio de Rodrigo, conheceram Rafael Dias Silva, diretor da empresa Libras na Ciência, participante do programa DNA USP – criado para identificar empresas que de alguma forma estão ligadas à Universidade de São Paulo, através da chancela de qualidade e excelência de uma das mais importantes universidades do mundo.

Libras na Ciência

Desde 2012 a Libras na Ciência tem por objetivo desenvolver cursos de formação inicial e continuada na Língua Brasileira de Sinais, cursos Tradução e Interpretação (Libras/Português), Libras na esfera da saúde, jurídica, preparatório para o vestibular, oficinas sobre práticas educacionais para alunos surdos, intérpretes para eventos, desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues, palestras sobre acessibilidade e inclusão.

Atualmente a empresa conta com polos educacionais nas cidades do interior de São Paulo, São José dos Campos e Franca, além da capital paulista. Tem como compromisso oferecer uma educação de qualidade, numa perspectiva inclusiva, respeitando o ser humano e sua singularidade nos diversos campos do saber. Prepara professores, pesquisadores e interessados no tema para o aperfeiçoamento contínuo, buscando a excelência, criatividade, respeito e honestidade. As aulas acontecem nas modalidades presencial, remota ou online, através de uma plataforma educacional que, atualmente, conta com mais de 800 alunos.

Diretor de empresa parceira do app
Descrição da imagem #PraCegoVer: Rafael, diretor da empresa Libras na Ciência, é um homem branco de cabelos raspados, barba e bigode por fazer. Está sorrindo, usando óculos de grau, blazer escuro e camisa azul. Créditos: Divulgação

Perfil profissional

Rafael Dias Silva: Mestre em Educação, Educação Especial Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI). Pós-graduado em Educação Especial com especialização em Deficiência Auditiva (UCDB). Graduado em Ciências da Natureza (USP). Professor de Educação Inclusiva e Diversidade – Libras para os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática na Faculdade Drummond. Diretor da empresa Libras na Ciência, Coordenador do curso de Tradução e Interpretação (Libras/Português), escritor e palestrante convidado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para formação continuada de professores relacionado a Educação de Surdos, Novas Estratégias Educacionais bilíngues, Adaptações Curriculares e Plano Educacional Individualizado (PAI) além de contar com o título de Pesquisador e Especialista em Educação de Surdos.

Empreendedor da GoodBros, parceira do app Abeille LIBRAS, lançado no Dia Nacional da Libras 2021.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Rodrigo, CEO da GoodBros, homem branco de cabelos curtos castanhos, barba e bigode grisalhos. Usa camisa e blazer claros. Créditos: Divulgação

Rodrigo Credidio: Bacharel em Comunicação Social pela ESPM, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Consultor em empatia e comunicação inclusiva, cocriador da Oficina de Empatia e sócio fundador da Goodbros. Tem experiência de 16 anos como executivo de marketing e comunicação em multinacionais e agências de publicidade. Fez EMPRETEC, pelo Sebrae-SP e possui formação em Emprego Apoiado, Teatro de Improviso e Neurociências aplicadas ao Desenvolvimento de Pessoas e de Negócios.

No início de 2021, firmou parceria entre a GoodBros e a Libras na Ciência, a fim de impulsionar o projeto e levar às pessoas a importância do aprendizado da Língua de Sinais no dia a dia.

Baixar o App Abeille LIBRAS

Clicando no botão:

• Siga nas redes sociais:

Este post tem um comentário

Deixe um comentário