Instituto Paradigma lança novo livro com estratégias para inclusão de pessoas com deficiência

Arte de divulgação de lançamento de livro, com foto das autoras, informações em texto e logos. Capa do livro físico e digital mostra duas pessoas, uma com delas com amputação de membro inferior. Instituto Paradigma lança novo livro.
Obra é assinada por Luiza Russo e Luiza Percevallis Pereira com contribuições do Instituto Paradigma. (Imagem: Edição de arte/divulgação)

Inaugurando projeto institucional de pesquisa, Instituto Paradigma lança novo livro com registro técnico para apoio à inclusão social da pessoa com deficiência

A aproximação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, intensifica a expectativa sobre a decisão da corte do STF (Superior Tribunal Federal) sobre a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE) instituída pelo decreto presidencial 10.502/2020 , que prevê a matrícula de crianças com deficiência em classes e instituições especializadas, segregando esses estudantes.

Atualmente suspensa e aguardando decisão prometida para até o fim desse ano pelo ministro Dias Tofolli, a política que ameaça a educação inclusiva no Brasil foi anunciada em setembro do ano passado, quando o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 já castigava duramente os alunos com deficiência sem recursos mínimos de acessibilidade pedagógica no sistema de ensino remoto.

Foi a preocupação com os impactos causados pelo distanciamento social no processo educacional das pessoas com deficiência que mobilizou as autoras a registrarem a trajetória do Instituto Paradigma , fundado pela professora Luiza Russo em 2003, compartilhando as experiências embasadas pelas metodologias adotadas em seus projetos.

Arte de divulgação do evento de lançamento do livro “Inclusão Educacional, Econômica e Social das Pessoas com Deficiência - Contribuições do Instituto Paradigma”. Descrição na legenda, logo abaixo.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte em fundo branco, com a foto do livro e um celular com a mesma capa descrita anteriormente. Há o texto: Luiza Russo e Luiza Percevallis Pereira, o Instituto Paradigma e a editora Palavra Bordada convidam para o lançamento do livro “Inclusão Educacional, Econômica e Social das Pessoas com Deficiência - Contribuições do Instituto Paradigma”. A obra inaugura o projeto institucional de pesquisa e disseminação de informações técnicas em favor da inclusão das pessoas com deficiência. Livraria Cultura. (Jardim Paulistano - Shopping Iguatemi). 25 de novembro de 2021, das 17h às 20h. No rodapé, há os logotipos da Livraria Cultura, Palavra Bordada e Instituto Paradigma. O uso de máscara será obrigatório. Créditos: Divulgação

Publicado pela editora Palavra Bordada , o livro A Inclusão da Pessoa com Deficiência retrata a trajetória histórica da educação especial e da legislação específica brasileira, onde se pode acompanhar a construção dos fundamentos da educação inclusiva, assim como a da representação social das pessoas com deficiência, que evoluiu do caráter assistencialista ao emancipatório nas últimas décadas.

Especialmente direcionado ao processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência, a obra elucida os principais conceitos a partir da psicologia sócio-histórica, desconstruindo a visão biológica sobre a interpretação da deficiência. No capítulo final, as autoras ainda sugerem atividades voltadas para cada dimensão do trabalho (no ambiente escolar, nas empresas e nas comunidades), subsidiando e instigando as discussões acerca da inclusão social.

Em um momento político tão delicado, o livro positiva a inclusão em todas as dimensões da aprendizagem e do desenvolvimento na infância, adolescência e vida adulta, do processo de inclusão econômica pelo trabalho formal ou empreendedorismo; além da vida comunitária, em família e sociedade.

Foto de um celular, um notebook e um tablet, ambos mostrando a capa do livro.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, com plano de fundo branco e a imagem de três dispositivos eletrônicos: um celular, um notebook e um tablet. As telas dos dispositivos mostram a capa do livro, que será lançado em multiformato. Na capa da obra, além do título e da foto mencionada anteriormente, há o nome das autoras e logotipos da editora e do instituto.

SOBRE O INSTITUTO PARADIGMA

Fundado em 2003 pela Professora Luiza Russo, o Instituto Paradigma é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua na defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Desde 2007, o Instituto é membro do Pacto Global e define suas estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030.

O Instituto atuou também como membro do Comitê criado pela ONU para a elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, contribuindo tanto no processo de interlocução técnica durante as seções de trabalho na ONU quanto na articulação e disseminação de seu conteúdo em âmbito nacional. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência trouxe um novo paradigma para a inclusão: Nada sobre nós, sem nós.

SOBRE AS AUTORAS

Luiza Russo é Diretora Executiva do Instituto Paradigma. Pedagoga; Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP); foi bolsista do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), aprofundando seus estudos no Departamento de Educação Especial em Boston College Massachusetts (EUA); concluiu o MBA em Recursos Humanos na Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), buscando desenvolver suas habilidades de gestora.

Sua carreira profissional foi compartilhada entre a atuação acadêmica como professora universitária e a ação empreendedora na área social. Fundou em 1991 a Associação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente (ABAED) – que se transformou, em 2003, no Instituto Paradigma.

Luiza Percevallis Pereira é consultora do Instituto Paradigma, atuou na coordenação de projetos de inclusão de pessoas com deficiência, em redes públicas de ensino municipal. É formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), é Mestre em educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Nas cidades de São Paulo, Lençóis Paulista e Bauru exerceu o cargo de Professora em Escolas Públicas de Ensino Fundamental Municipal e Estadual e também no SESI.

Assumiu os cargos de Vice-Diretora, Coordenadora Pedagógica e Supervisora Escolar, na Cidade de São Paulo, vinculada a Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. Realizou trabalhos de consultoria técnico-educacional sobre Projeto Político-Pedagógico no Instituto Paulo Freire e instituições privadas e sobre Educação Inclusiva e Sala de Leitura em Escolas Públicas, Particulares e Organizações do Terceiro Setor. É coautora do livro “Interdisciplinaridade na Educação Brasileira – 20 anos”, editado pela Criarp (2006) e do artigo “Avaliação e Interdisciplinaridade: a necessidade de um olhar continuum.”, pelo GEPI/ Educação/Currículo da PUC- São Paulo, 2010.

SERVIÇO:

  • O quê: Lançamento do Livro: A Inclusão da Pessoa com Deficiência
  • Quando: Quinta-feira, 25 de novembro | Horário: Das 17h às 19h
  • Onde: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi | Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – Piso 3, Jd. Paulistano, São Paulo (SP)
• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário