Batom Inteligente: Indústria da beleza usa IA em prol da inclusão

Foto com o texto: Batom inteligente. Logotipo do Grupo Boticário. Imagem da cabeça de manequim e do protótipo que usa a IA em prol da inclusão.
Grupo Boticário inicia nova fase do projeto “Batom Inteligente”, por mais acessibilidade e inclusão no mercado de beleza e cosméticos. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Divulgação)

Empresas iniciam nova fase de aperfeiçoamento tecnológico e funcional do protótipo que usa inteligência artificial (IA) para aplicar batom

Para atender às necessidades mapeadas durante testes com pessoas voluntárias, o Grupo Boticário, em parceria com o CESAR e a startup Neurobots , inicia o desenvolvimento do segundo protótipo do “Batom Inteligente”. O objetivo é realizar o aperfeiçoamento tecnológico e funcional do equipamento.

Publicidade

Conheça o Projeto Batom Inteligente

Tecnologia pioneira e inovadora, o Batom Inteligente utilizará inteligência artificial (IA) e será capaz de aplicar o batom automaticamente, sem borrar, respeitando os limites do lábio, diferenciando-o com precisão. O dispositivo eletrônico permitirá que pessoas com deficiência visual ou com limitação motora nos membros superiores, possam usar batom sem qualquer dificuldade ou erro de contorno com o simples acionamento de um botão.

Nesta nova fase, o Grupo Boticário inicia também a parceria com a startup Neurobots – expert em IA e visão computacional que oferece soluções tecnológicas para reabilitação motora de pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral) — para o aprimoramento do device. O objetivo é buscar soluções que ofereçam maior precisão da aplicação do batom de forma independente e novos métodos de visão computacional para mapeamento dos lábios.

Além disso, segundo divulgação, o time de Design do GB trabalhará no aprimoramento funcional e visual do aparelho, contribuindo para que o protótipo se aproxime da versão ideal para testes em consumidores.

IA em prol da inclusão

“Estamos muito contentes de termos chegado a mais uma fase do Batom Inteligente. Esse é um projeto realizado em muitas frentes de atuação, com participação dos nossos times internos, parceiros e consumidores”, celebra Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Segundo Dieamant, todas essas pessoas estão de alguma forma contribuindo para o desenvolvimento desse equipamento que visa proporcionar mais inclusão e acessibilidade no mercado de beleza e cosméticos.

Com previsão de início neste mês, o desenvolvimento do novo protótipo deve ser finalizado em seis meses.

“Neste novo momento vamos aumentar o nosso banco de dados, a fim de obtermos diferentes imagens de lábios de diversas etnias e formatos para tornarmos a nossa inteligência artificial mais robusta e capaz de diferenciar e aplicar o batom com maior precisão”, explica Dieamant.

Com duas patentes depositadas, Batom Inteligente é resultado de pesquisas realizadas nos últimos anos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

Como o batom inteligente vai funcionar?

Através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão. Ainda em testes, o aparelho terá indicações sonoras e visuais para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do produto tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível.

Publicidade

Sobre o Grupo Boticário

O Grupo Boticário é um conglomerado de beleza presente em 15 países. A empresa brasileira é proprietária das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss, do marketplace Beleza na Web e ainda atua com produtos licenciados como Australian Gold. Tem mais de 14 mil colaboradores diretos e mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

A empresa tem atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, e incorpora os princípios de ESG em seu modelo de negócios. A plataforma “Uma Beleza de Futuro” é um compromisso ambicioso do grupo para ampliar seu impacto positivo na sociedade até 2030, com foco na gestão de resíduos e nas dimensões humanas, ambientais e de processos produtivos.

Com uma história que começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná, o Grupo Boticário conta com laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, além de atuações nas frentes ambientais, sociais e culturais, com a Fundação Grupo Boticário e o Instituto Grupo Boticário. Conheça mais no site neste link .

Sobre o CESAR

O CESAR é um centro de inovação que há mais de 25 anos transforma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais de 1.300 colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas onde está inserido. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre. 

A organização faz parte do Porto Digital – parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa.

O CESAR possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada para capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR também atua na aceleração de novos negócios.

Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário