Legado do Rei Pelé seguirá no único projeto social apoiado pelo jogador

Foto do Rei Pelé, homem negro com cabelos curtos, de mão dada a outra pessoa fantasiada de Pequeno Príncipe. Atrás há um banner com os logos do centenário do Hospital Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
O Rei Pelé na comemoração de 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba/PR, 2019. (Foto: Divulgação/Complexo Pequeno Príncipe)

Apadrinhado pelo maior jogador de futebol da história, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe já desenvolveu mais de 100 estudos científicos

Pelé ainda era jogador quando deixou clara a preocupação com o futuro das crianças brasileiras. Diante do Maracanã lotado, em 1969, o já consagrado Rei do futebol fez um apelo ao marcar o milésimo gol: “Aproveito a oportunidade para pedir a todos os brasileiros que não esqueçam as crianças pobres, que não esqueçam os necessitados”.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Legado do Rei Pelé no IPP

    A preocupação demonstrada por Pelé com o bem-estar das crianças virou realidade quando o “Rei encontrou o Príncipe”. Com o apoio do craque foi anunciado, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP), que começou a funcionar em 2006.

    Único projeto social apadrinhado por Edson Arantes do Nascimento no mundo, o IPP fica em Curitiba. A excelência do craque também é vista nas bancadas dos pesquisadores. Com mais de 100 estudos realizados, em sete linhas de pesquisa, o Instituto busca avanços para novos métodos de diagnóstico e tratamento que possam contribuir para a melhora da saúde infantojuvenil. Com importantes vitórias e avanços no diagnóstico precoce de patologias complexas oferecidas aos pacientes.

    Com uma equipe altamente capacitada, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem oferecido contribuições importantes para salvar e melhorar a vida de crianças e adolescentes. Seus estudos figuram entre as revistas científicas mais conceituadas do mundo e, chegando, em 2021, a 87 publicações.

    "Legado eterno: obrigado, Pelé!"

    A história entre o maior hospital pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe, encontra-se com a do atleta do século, Pelé, em 2005. Desde então, diversos foram os momentos compartilhados entre a instituição e o Rei do Futebol.

    “Pelé, garantimos que no Pequeno Príncipe, o seu legado será eterno, pois se perpetua na vida de cada criança que teve a vida transformada no Hospital”, publicou o canal do Hospital. Confira abaixo:

    Assista ao vídeo

    Apoio fundamental do Rei

    “Ter o apoio do Pelé e ser o único projeto social no mundo a levar o nome do maior jogador de todos os tempos é uma honra para nós do Pequeno Príncipe. Fazer pesquisas no Brasil é um grande desafio pois os recursos são escassos. O apoio do Pelé abriu muitas portas para que pudéssemos captar recursos nacionais e internacionais. Nos aproximou de esportistas, trouxe visibilidade à ciência e ao Instituto de Pesquisa e também nosso hospital, que já se destaca como o maior e mais completo hospital pediátrico do país”, aponta o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro. 

    Por ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, a parceria com o Pelé foi fundamental para que o cuidado e os resultados das pesquisas que beneficiam crianças e adolescentes em todo o Brasil ultrapassassem fronteiras.

    E essa parceria seguirá. O Rei jamais será esquecido pela atuação nos gramados e seu nome continuará fazendo história no mundo científico, levado com honra pelo Pequeno Príncipe em prol das crianças do mundo.

    O jogador de futebol Pelé, homem negro com cabelos pretos curtos, em sua primeira visita ao Hospital Pequeno Príncipe, parte do único projeto social apadrinhado pelo jogador.
    Descrição da imagem #PraGeralVer: Foto colorida, em ambiente interno, da primeira visita de Pelé ao Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba/PR, em 2005. Pelé é um homem negro com cabelos pretos curtos. Usa terno escuro e camisa clara. Está no segundo andar do hospital sendo recebido com festa pelas equipes de médicos e funcionários, entre outras pessoas. (Foto: Reprodução. Créditos: Divulgação/ Complexo Pequeno Príncipe)
    Sobre o Pequeno Príncipe

    O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe integra o Complexo Pequeno Príncipe, do qual também fazem parte o Hospital Pequeno Príncipe e as Faculdades Pequeno Príncipe. Com mais de 100 anos de cuidado hospitalar dedicado às crianças, o Pequeno Príncipe realiza cerca de 60% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e oferece 35 especialidades – incluindo transplantes de coração, rim, fígado e medula óssea. Por ano, são realizados mais de 200 mil atendimentos; 15 mil cirurgias; 280 transplantes.

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    Deixe um comentário