Spotify melhora recursos de acessibilidade

Arte com três smartphones e logo da plataforma, ilustrando “Spotify melhora recursos de acessibilidade”. Descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração de capa da matéria “Spotify melhora recursos de acessibilidade” é uma imagem com três celulares ligados na plataforma de áudio. Na primeira imagem, a tela do smartphone mostra a transcrição de podcast em texto; O segundo celular mostra mudanças nas cores dos botões, formatação de texto e tamanho; Na ultima imagem, o dispositivo mostra o aprimoramento textual na área de pesquisa por artistas, musicas e podcasts. Creditos: Divulgação

Plataforma lança 3 funcionalidades para auxiliar o acesso de usuários

Maior plataforma de streaming de áudio, Spotify melhora recursos de acessibilidade aprimorando legibilidade, novas opções de redimensionamento de texto e transcrições automáticas para podcast

Os usuários pediram e o Spotify ouviu! A maior plataforma de áudio do mundo lança, hoje, três novas atualizações – inicialmente apenas para o aplicativo móvel. Atualmente, o Spotify faz parte da vida de mais de 356 milhões de pessoas em todo o mundo – e a plataforma entende que muitos dos usuários têm necessidades de acesso diferentes.

Publicidade

“Estamos continuamente fazendo melhorias de acessibilidade na experiência para ajudar muitos de nossos usuários a aproveitar suas músicas e podcasts preferidos com mais facilidade, aumentando assim a presença da plataforma em seu dia a dia”, informa a companhia em nota à imprensa.

Confira as três atualizações que estarão disponíveis no aplicativo do Spotify para os sistemas iOS e Android:

  • Botões com recursos de legibilidade aprimorados:

Quando você usa o Spotify, está constantemente se deparando com botões para escolher uma playlist ou iniciar uma sessão de escuta aleatória. A partir de hoje, você irá notar algumas mudanças nesses botões em termos de cor, formatação de texto e tamanho.

Arte em fundo verde com a imagem de um celular, aberto no app Spotify.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Sobre um quadrado verde, a imagem de um celular ligado no aplicativo Spotify, mostrando a playlist “Release Rodar”. Na lateral direita, abaixo da capa, é possível perceber o botão de play, na cor verde. Créditos: Divulgação/Edição JJ

O objetivo, segundo assessoria de imprensa, é facilitar para pessoas com deficiência visual e usuários com baixa visão a identificação e utilização do Spotify em seus celulares. Auxiliando também em situações onde há pouca iluminação ou altos reflexos de tela.

A alteração da formatação do texto em maiúsculas também criará mais espaço para tradução ou localização para os mais de 60 idiomas que a plataforma suporta atualmente.

  • Novas opções de redimensionamento de texto:

O aplicativo Spotify já reflete mudanças no tamanho do texto em todo o seu sistema, conhecido como Tipo Dinâmico. “Com as atualizações de acessibilidade recentes, estamos permitindo que os usuários aumentem ainda mais o texto, melhorando a navegação geral no aplicativo e dando aos ouvintes maior controle para personalizar sua experiência”, de acordo com a assessoria.

Os usuários podem ajustar o tamanho do texto em Configurações via aplicativo para atender às suas necessidades visuais e preferências específicas.

Arte em fundo verde com a imagem de um celular, aberto no app Spotify.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Sobre um quadrado verde, a imagem de um celular ligado no aplicativo de áudio, mostrando a seção de pesquisa por artistas, músicas ou podcasts. Na ilustração, o foco é na opção de aumento de texto. Créditos: Divulgação/Edição JJ

Veja como:

  1. No celular, vá em Configurações > Acessibilidade e selecione “Tela e tamanho do texto”;
  2. Clique em “Texto maior” para opções de fonte maiores;
  3. Arraste o controle deslizante para selecionar o tamanho da fonte que desejar;

Dica: Tornar o texto muito grande pode dificultar o toque em botões ou outras funções no aplicativo Spotify, mas você pode sempre voltar às configurações do aplicativo no celular e ajustar o tamanho da fonte conforme necessário.

Publicidade

  • Transcrições de podcast geradas automaticamente:

A plataforma esclarece que esta é uma versão beta limitada para podcasts originais e exclusivos do Spotify em sistemas iOS e Android.

O novo recurso irá gerar transcrições automaticamente para esses programas, permitindo que os usuários leiam o texto dos podcasts específicos em seus telefones, com ou sem som.

Os usuários também serão capazes de rolar e navegar rapidamente por episódios específicos e clicar em qualquer parágrafo escrito para começar a ouvir a partir do ponto selecionado.

Arte em fundo verde com a imagem de dois celulares, abertos no app Spotify.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Sobre um quadrado verde, a imagem de dois smartphones abertos no aplicativo de streaming, mostrando a seção de podcasts. O primeiro dispositivo mostra a tela inicial de um episódio de podcast, enquanto o segundo mostra a transcrição do áudio em texto. Créditos: Divulgação/Edição JJ

Esta é apenas a primeira etapa para a experiência de transcrição de podcast oferecido pelo Spotify. O objetivo é permitir que todos os podcasts presentes na plataforma tenham transcrições.

O Spotify se preocupa em criar uma experiência inclusiva. “Queremos tornar a nossa plataforma a mais disponível para todos e, com essas novas atualizações, estamos tomando medidas para progredir em direção a esse objetivo”, informa.

Para saber mais sobre como essas novas atualizações estão ajudando a conectar mais ouvintes à música e aos podcasts, confira o conteúdo no For The Record,  blog do Spotify.

Banner gradient orange-yellow Spotify
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner em degradê laranja e amarelo com o logo Spotify, no centro, na cor branca. Créditos: Reprodução/Newsroom.spotify.com

SOBRE O SPOTIFY

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Descubra, gerencie e compartilhe mais de 70 milhões de músicas, incluindo mais de 2,6 milhões de títulos de podcast, de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos da música, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios.

Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de áudio com uma comunidade de mais de 356 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 158 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 178 mercados.

Se você ainda não tem o app, faça o download aqui mesmo, clicando nos botões ou através dos respectivos links. E aproveite para ouvir os nossos episódios do RodaCast – Seu canal de Podcast Acessível & Inclusivo.

Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn
• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário