1ª Jornada Acessibilidade Funcional começa hoje (23)

Arte com fotografia do Ricardo Shimosakai, na cadeira de rodas, com título da 1a Jornada Acessibilidade Funcional", 23, 25 e 27 de maio, às 19h30, e descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida, em área externa, com o titulo no rodapé: 1a Jornada Acessibilidade Funcional. Na lateral esquerda, a data: 23, 25 e 27 de maio, às 19h30. À direita, o símbolo internacional da acessibilidade (pictograma de uma pessoa em cadeira de rodas, em movimento) com o nome Ricardo Shimosakai. Na fotografia, Ricardo tem cabelos pretos, pele branca, usa calça cinza e camiseta azul. Ele está de perfil, sentado na cadeira de rodas e trafegando em uma praça, com piso inacessível, feito de pedras. Créditos: Divulgação

Especialista ensina soluções fáceis e baratas para tornar um negócio acessível e inclusivo

O consultor e palestrante criador da Turismo Adaptado, Ricardo Shimosakai apresenta a 1ª Jornada Acessibilidade Funcional nos dias 23, 25 e 27/05

O profissional especialista em acessibilidade, inclusão e turismo Ricardo Shimosakai apresenta nos dias 23, 25 e 27 de maio, a 1ª Jornada Acessibilidade Funcional. Serão três dias de ensinamentos sobre como planejar a acessibilidade e a inclusão de forma prática, sem ficar preso às leis e normas.

Publicidade

Com casos de sucesso como Oktober Fest em SP e contribuição no parque Beto Carrero World, Shimosakai vai ensinar soluções fáceis e baratas para acessibilizar um negócio, além prezar pelo conforto e segurança do usuário, seja uma pessoa com deficiência, mobilidade reduzida ou não.

Cadeirante criador do Turismo Adaptado, consultor e palestrante Shimosakai promete uma “a virada que você precisa para tornar seu negócio acessível, atraente e lucrativo.”

Assista ao vídeo abaixo, e na sequência, a programação:

Descrição do vídeo #PraCegoVer: Ricardo Shimosakai fala de frente para a câmera. Homem branco, de cabelos pretos e grisalhos. Tem origem asiática, usa camiseta de gola polo, cinza e amarela. Esta dentro de escritório, com uma estante de livro às suas costas, e uma placa azul com o pictograma de um cadeirante e seu nome.

Programação:

23/05 às 19:30 (domingo)

  • Informação e Comunicação Acessível

A acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, está principalmente nas informações e na maneira de se comunicar. Além disso, informar adequadamente a acessibilidade para pessoas com deficiência física é fundamental. Venha conhecer sobre a acessibilidade na informação e comunicação.

Ricardo Shimosakai, que apresenta a Jornada Acessibilidade Funcional, descrito na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia de baixo para cima, com Ricardo expressando dúvida e incerteza, com sua mão direita levantada. Logo atrás, em destaque, um mapa de embarque e desembarque do transporte metropolitano, indicando saída para a Avenida Paulista, em São Paulo, capital. Créditos: Divulgação

24/05 às 19:30 (terça-feira)

  • Acessibilidade atitudinal

A forma como você trata uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, é fundamental para que o local ou serviço seja realmente acessível e inclusivo. Venha entender a forma correta da relação entre estruturas, equipamentos e os usuários na acessibilidade. 

jornada acessibilidade funcional 3 1ª Jornada Acessibilidade Funcional começa hoje (23)
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida, em área externa, com Ricardo praticando rapel. Em sua cadeira de rodas, com chapéu de proteção, cintos de segurança, cabos e auxílio de outra pessoa, ele sobe uma íngreme escalada. Ao fundo se vê diversas árvores, distantes, e logo à sua frente uma grande rocha. Créditos: Divulgação

27/05 às 19:30 (quinta-feira)

  • Acessibilidade arquitetônica

A acessibilidade arquitetônica é muito baseada em leis e normas, porém estas muitas vezes são falhas ou até mesmo erradas. Mais do que regras ou medidas, a acessibilidade tem que funcionar. Além disso, ser prática e segura, para o maior número de pessoas. Venha entender como é o conceito de Acessibilidade Funcional.

Ricardo está dentro de um banheiro adaptado.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Shimosakai está em ambiente interno, mostrando um banheiro adaptado, como exemplo de acessibilidade arquitetônica. Com o uso de um cabo externo, o dispositivo capta todos os itens de um banheiro para pessoas com deficiência, com espaço livre para se movimentar em sua cadeira. Usa calça marrom e casaco verde azulado. Créditos: Divulgação

SOBRE RICARDO SHIMOSAKAI

Ricardo Shimosakai é um profissional especialista em acessibilidade, inclusão e turismo. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, trabalha desde 2004 nessas áreas.

Presidente da ABRATURA (Associação Brasileira de Turismo Acessível), membro da Red Iberoamericana de Turismo Accesible, SATH e ENAT, organizações internacionais de turismo acessível.

Consultor, palestrante internacional e docente em cursos de Pós Graduação e MBA da Faculdade Roberto Miranda. Criou a Turismo Adaptado e organizou didaticamente o conceito de acessibilidade funcional, onde ensina em seus cursos online.

Publicidade

LINKS ÚTEIS:

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário