UinStock: Novo banco de imagens brasileiro contribui na luta contra o ‘cripface’ na publicidade

Jovem com síndrome de down e óculos escurando usando o celular. UinStock: Banco de imagens brasileiro.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente externo, de pessoa jovem falando no smartphone. Tem pele branca, cabelos castanhos curtos e trissonomia do cromossomo 21 (síndrome de down). Usa óculos escuros e camiseta verde escura. (Foto: Divulgação/Uinstock. Créditos: Iza Guedes)

Lançamento do grupo Talento Incluir, UinStock é um banco de imagens que retrata a real diversidade brasileira e destaca a pessoa com deficiência e suas interseccionalidades

Empresa pioneira no ecossistema da Diversidade e Inclusão, o grupo Talento Incluir lança o UinStock, primeiro banco de imagens com foco na real diversidade brasileira.  A plataforma de fotografias é protagonizada por pessoas com deficiência, colaborando com a representatividade em campanhas publicitárias e outros conteúdos digitais.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    UinStock: Banco de imagens brasileiro

    O UinStock é uma plataforma digital para a produção e venda de imagens que retratam a real diversidade brasileira de raça, diferenças etárias e de pessoas com deficiência. O site também tem uma área para quem produz material fotográfico sobre diversidade. Interessados podem se cadastrar acessando o site no link .

    “Nossa proposta de valor é ser uma alternativa autêntica para marcas, empresas ou qualquer um que precise de uma imagem da nossa gente”, informa o site lançado em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

    100% inclusivo, brasileiro e real

    O banco de imagens UniStock estreia com mais de 400 fotos e pretende alcançar 3 mil imagens nos próximos meses, retratando a diversidade real de norte a sul do País. Para isso, além das regionalidades , o acervo abrange as interseccionalidades de pessoas com deficiências de todos os tipos, de diferentes gerações e 50+, gênero e raça.

    “Nosso propósito com o lançamento da UinStock é contribuir para a mudança do cenário que retrata a diversidade real do Brasil com ambientação verdadeiramente brasileira, por meio de um negócio digital inclusivo. Queremos ser uma alternativa autêntica para marcas, empresas ou qualquer um que precise de imagens reais da nossa gente”, destaca Márcia Barreto, head do UinStock.

    Foto de mesa de trabalho com computador desktop no site UinStock: Banco de imagens brasileiro.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto de uma mesa de escritório com um computador ligado no site UinStock. Na tela, a fotografia de homem calvo, sem membros inferiores e sentado na cadeira de rodas. Ele está parado sobre a ciclovia central de uma avenida movimentada. Sobreposta a imagem estão as palavras “inclusão, diversidade e equidade”. Na mesa onde está o monitor, em segundo plano, também há um notebook fechado, cabos de rede de internet, papeis, caneca e garrafa térmica entre outros objetos. (Imagem: Edição de arte. Foto: Rawpixel)

    Publicidade

    Evitando o ‘cripface’

    O uso de imagens reais é uma iniciativa de inclusão importante e que visa suprimir a chamada “cripface”, uma prática capacitista em que os personagens com deficiência são interpretados por atores sem deficiência. Essa atividade, além de não representar a realidade, exclui ainda mais os atores com deficiência dessa atividade.

    A expressão surgiu nos EUA e é derivada da junção de duas palavras em inglês: crippled (sinônimo de disable, que significa deficiência) e face (rosto). É inspirada em outra expressão que também é de origem norte-americana, o Blackface, quando artistas brancos pintavam o corpo e o rosto de preto para representar pessoas negras.

    É ‘cripface’ quando...

    > Pessoas sem deficiência interpretam papéis de pessoas com deficiências em novelas, séries, filmes e propagandas. Quantos mais isso acontece, menos atores e modelos com deficiências reais são formados e ganharam espaço nesse mercado de trabalho;

    > Não basta estar em uma cadeira de rodas. Existem características físicas que as pessoas cadeirantes apresentam, como os músculos dos braços mais fortalecidos e as pernas mais finas. Além disso, é muito comum fotos com pessoas em cadeiras de rodas hospitalares, bem diferentes e como menos recursos que as cadeiras de rodas utilizadas por pessoas com deficiência; 

    Foto colorida, em ambiente interno, com mulher negra cadeirante praticando atividade física. UinStock: Banco de imagens brasileiro.

    > Deficiências intelectuais — também é cripface quando um artista sem deficiência intelectual interpreta um personagem com deficiência intelectual. Por muitas vezes, a interpretação acaba sendo caricata e até ofensiva. O mesmo ocorre com pessoas com outras deficiências, como visual, auditiva e nanismo.

    Publicidade

    Sobre o Grupo Talento Incluir 

    Grupo Talento Incluir é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Seu objetivo é promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: a Talento Incluir Consultoria, com soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e Consultoria Estratégica de Marketing e Comunicação para pessoas com deficiência; a UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência e a Talento Sênior, que colabora com a inclusão de profissionais 45+ no mercado de trabalho.  

    Fundada em 2008, a Talento Incluir Consultoria – a primeira empresa do grupo -, já inseriu no mercado de trabalho mais de 8 mil pessoas com deficiência, buscando sempre o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira profunda e verdadeira, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras.  

    Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário