Fisioterapeuta nas Academias Adaptadas

Fotografia para matéria sobre Fisioterapeuta nas Academias Adaptadas
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia ilustra a matéria Fisioterapeuta nas Academias Adaptadas, com duas pessoas. Um homem de pele branca em cadeira de rodas está levantando em halter (peso) com o braço direito. Ele veste camiseta cinza e calça escura. Ao seu lado está outro homem, também branco, de cabeça raspada, agachado com um dos joelhos no chão. Ele está prestando assistência, com as duas mãos acompanhando os movimentos do cadeirante. Ele usa óculos de grau, veste calça escura e camiseta azul. Fim da descrição. Foto: iStock

Projeto exige fisioterapeuta em academia adaptada para pessoa com deficiência

De acordo com o Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados, a contratação do profissional seria deduzida do Imposto de Renda

O Projeto de Lei (PL 3676/20) torna obrigatória a presença de fisioterapeuta nas academias de ginástica adaptadas para utilização por pessoas com deficiência.

Na proposta do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) , que tramita na Câmara dos Deputados, o fisioterapeuta deve estar presente em todos os turnos de funcionamento do estabelecimento. 

Bengtson entende que a presença dos profissionais de fisioterapia, sem desmerecer os de educação física, daria ao aluno com deficiência maior segurança e incentivo em seus treinos:

“São profissionais que atuam no tratamento de funções motoras, disfunções funcionais (…) e na prevenção de problemas ou de complicações relacionadas às funções motoras”, explica.

O parlamentar acrescenta que o Brasil é uma potência paralímpica e que muitos atletas não possuem patrocínio para treinamento em locais adequados:

“A presença do fisioterapeuta nas academias comuns possibilitará que um potencial medalhista paralímpico tenha um acompanhamento direcionado”, acredita.

Fisioterapeuta nas Academias Adaptadas

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Há duas mulheres brancas, de cabelos loiros e compridos. Uma delas está sentada num equipamento de academia, vestindo camiseta regata cinza, calça justa escura e tênis preto. A outra mulher, vestindo uniforme azul claro, está em pé, próxima a outra mulher, prestando assistência. As duas estão olhando olhando para o monitor do equipamento. Fim da descrição. Foto: Designed by prostooleh / Freepik

Fisioterapeuta nas Academias Adaptadas: Dedução do IR

Foto do Deputado Paulo Bengtson para o texto Fisioterapeuta nas Academias Adaptadas

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia do Deputado Paulo Bengtson para o texto sobre Fisioterapeuta nas Academias Adaptadas. Ele é um homem branco, com cabelos castanhos e barba por fazer. Veste terno cinza, camisa branca e gravata cinza. Está segurando no microfone com a mão direita. Fim da descrição. Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados

Como forma de incentivo, o projeto sugere desconto no Imposto de Renda no valor das despesas. Assim, a remuneração dos fisioterapeutas que atuarem no atendimento de pessoas com deficiência seria deduzido, conforme regulamentação do Poder Executivo.

“A finalidade é estimular a reestruturação das academias e a abertura de novos estabelecimentos adaptados para utilização desse público, permitindo que este seja inserido na rotina de prática de exercícios físicos em ambiente que promove inclusão e socialização”, defende Bengtson.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário