Fevereiro Roxo: 7 sinais de Alzheimer para ficar em alerta

Foto com texto: “7 sinais de Alzheimer. Fevereiro Roxo”. Mãos de pessoa idosa montando quebra-cabeças que forma a figura de cabeça humana. Peças da região do cérebro ainda não estão encaixadas.
Conheça também, além dos 7 sinais de Alzheimer, os fatores de risco e as formas de prevenção. (Imagem: Edição de arte. Foto: LightField Studios/ AdobeStock)

Fevereiro Roxo buscar conscientizar sobre a prevenção do Alzheimer, doença que deve afetar mais de 74 milhões de pessoas no mundo todo até 2030

Perda de memória, dificuldade em realizar tarefas diárias, desorientação, repetir conversas, mudanças bruscas de humor e colocar objetos em lugares errados são alguns dos sinais de alerta que podem indicar Alzheimer – tipo de demência mais comum.

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Incidências e fatores de risco

    A doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge 1,2 milhão de pessoas no Brasil e registra 100 mil novos casos a cada ano, é neurodegenerativa progressiva que afeta a memória e outras funções cognitivas, e ainda não tem cura.

    Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International , os casos poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 em todo o mundo e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população. Esse cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que precisa ser enfrentada.

    “A idade, histórico de casos na família e pouco estímulo às atividades cerebrais estão entre os principais fatores de risco. Os sintomas geralmente surgem a partir dos 65 anos, o que faz com que a doença seja mais comum em idosos e mais frequente em mulheres, provocando alterações no comportamento do paciente”, explica o neurologista João Carlos Lobato Moraes (Clínica Censo), em Parauapebas (PA).

    Fatores de risco comuns para o desenvolvimento do Alzheimer:

    • Idade avançada;
    • Histórico familiar de Alzheimer;
    • Pouco estímulo às atividades cerebrais;
    • Hipertensão, diabetes e colesterol elevados.

    Conscientização e prevenção do Alzheimer

    Diante deste cenário e em alusão ao Fevereiro Roxo, mês de conscientização e prevenção do Alzheimer, o médico recomenda à população a adoção de bons hábitos para ajudar a inibir a manifestação da doença.

    “Manter a mente ativa com leituras e estudos, praticar atividades em grupo, jogos inteligentes, não fumar, não consumir bebida alcoólica, ter alimentação saudável e praticar atividades físicas são formas de prevenir não apenas o Alzheimer, mas doenças como diabetes e hipertensão e ajudam a manter a qualidade de vida por mais tempo”, aconselha o neurologista.

    Formas de manter a memória ativa:

    • Leitura
    • Estudos
    • Jogos inteligentes
    • Atividades em grupo

    Com essas medidas, é possível ajudar a prevenir a manifestação da doença e a prolongar a qualidade de vida de pacientes em estágio inicial do diagnóstico de Alzheimer.

    Conheça 7 sinais de Alzheimer

    1. Perda de memória recente;
    2. Dificuldade de realizar tarefas do cotidiano;
    3. Trocar objetos de lugares;
    4. Perguntas repetidas várias vezes;
    5. Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
    6. Dificuldade para encontrar palavras que expressem ideias ou sentimentos;
    7. Irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

    Publicidade

    Principais sintomas do Alzheimer

    Os sintomas geralmente começam a aparecer após os 65 anos, sendo mais frequentes em mulheres. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de alerta e adotar bons hábitos para prevenir a manifestação da doença.

    Sintomas da doença podem ser divididos em três estágios:

    1. Inicial: com falhas de memória frequentes e alterações na personalidade;
    2. Moderado: dificuldade para realizar atividades simples, coordenar movimentos, ficar agitado e ter insônia;
    3. Avançado: resistência para executar tarefas, incontinência urinária e fecal e dificuldade para comer.

    Tratamento

    Apesar de ainda não haver cura para o Alzheimer, existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas, tais como:

    • Reabilitação cognitiva
    • Terapia ocupacional
    • Controle da pressão alta, colesterol e diabetes

    Para uma avaliação e diagnóstico correto, é fundamental buscar ajuda médica assim que os sintomas aparecerem, consultando neurologista ou psiquiatra, para iniciar o tratamento adequado e evitar a evolução da doença.

    Fevereiro Roxo

    O mês de conscientização e prevenção do Alzheimer, conhecido como “Fevereiro Roxo”, foi criado para aumentar a conscientização sobre essa doença neurodegenerativa e incentivar ações de prevenção e de pesquisa.

    A cor roxa foi escolhida para representar a conscientização sobre a doença, e Fevereiro foi escolhido por ser o mês mais curto do ano e, assim, simbolizar a perda progressiva de memórias e habilidades que caracteriza a doença de Alzheimer.

    A campanha visa sensibilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença, apoiar as pessoas afetadas e seus familiares, além de lembrar a importância de se cuidar para prevenir o Alzheimer.

    Portanto, fique atento aos sintomas, mantenha uma vida saudável e cuide da sua saúde mental.

    Deixe um comentário