Norma aliada da inclusão escolar de estudantes com deficiência e TDAH

Crianças com mochilas nas costas, estão lado a lado, escrevendo na parede a frase: “Volta às aulas 2023”, beneficiadas pela norma aliada da inclusão escolar.
Organizações certificadas com a norma aliada da inclusão escolar, garantem profissionais capacitados para o atendimento. (Imagem: Edição de arte. Foto: Rawpixel)

A norma ISO 21001 é aliada no desafio da educação de estudantes com déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem

O Brasil tem cerca de 2 milhões de pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA ). O transtorno dificulta a aprendizagem e está, cada vez mais, sendo diagnosticado em crianças.

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    A norma aliada da inclusão escolar

    O atual cenário traz um desafio para as escolas do país, que pode ser sensivelmente enfrentado com a adequação à norma ISO 21001 – Sistema de Gestão para Organizações Educacionais, que aborda requisitos de qualidade, visando a satisfação dos alunos, incentivando o ensino personalizado e equitativo.

    A norma, desenvolvida em 2018, foi traduzida para o português em 2020, ano de início do surto de Covid-19. Com a pandemia, o percentual de crianças com dificuldades para ler e escrever saltou de 15% em 2019 para 33,8% em 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    Qualidade e equidade

    Uma organização certificada com a ISO 21001, deve ter, obrigatoriamente, educadores e colaboradores com treinamento especializado para pessoas com deficiência (PCD) e/ou que possuam necessidades específicas de atendimento. Deve, também, estender o bom relacionamento às famílias dos estudantes, que poderão, inclusive, se envolver na gestão escolar.

    “Uma boa escola trabalha com equidade, adaptando-se para promover uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas particularidades. Sejam alunos com TDAH ou com dificuldade de aprendizado pelos anos de pandemia, os profissionais precisam estar prontos”, pontua a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) , Alessandra Costa.

    “O papel da instituição de ensino pode ser ainda mais significativo com a ISO 21001, pois os profissionais treinados podem observar comportamentos e alertar familiares do aluno, facilitando os diagnósticos”, completa.

    Publicidade

    Certificação

    O processo de certificação inicia-se com a solicitação da organização para uma entidade certificadora, seguida de envio de documentos e realizações de auditorias. A ISO 21001 é aplicável a organizações públicas e privadas, e até aquelas que a atividade principal não é educacional, como departamentos de treinamentos profissionais.

    Sobre a norma ISO 21001

    A ISO 21001 é uma norma internacional que se concentra na gestão da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Ela abrange as diretrizes para garantir que as organizações educacionais ofereçam soluções de aprendizagem eficazes e relevantes a estudantes, garantindo a satisfação dos requisitos regulatórios e dos alunos.

    A norma estabelece requisitos para a gestão da qualidade do ensino e da aprendizagem, incluindo o desenvolvimento de currículos, programas de ensino e avaliação de resultados. Além disso, a ISO 21001 inclui diretrizes para a gestão de recursos e a colaboração com outras organizações e parceiros relevantes.

    A ISO 21001 se aplica à gestão de serviços de atendimento à pessoas com deficiência ou necessidade de atendimento específico, como pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ela estabelece requisitos e diretrizes para garantia da acessibilidade e do atendimento de qualidade a essas pessoas.

    A certificação não garante automaticamente que as organizações tenham sucesso na resolução dos problemas, mas é um passo importante na busca por uma gestão de qualidade no atendimento a todas pessoas. Por fim, a norma ISO 21001 é uma ferramenta valiosa que promove a melhoria contínua da gestão dos serviços de atendimento.

    Publicidade

    Sobre a Abrac

    Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) é composta pelas empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração. Essas empresas são acreditadas pelo Inmetro e designadas pela Anatel, e trabalham na inspeção e certificação dos produtos oferecidos aos cidadãos.

    A finalidade da Abrac é informar e proteger o consumidor, em especial em questões relacionadas à saúde, segurança e meio ambiente. Além disso, a organização busca estimular a concorrência justa, a melhoria contínua da qualidade, facilitar o comércio internacional e fortalecer o mercado interno. Para atingir esses objetivos, a Abrac atua em conjunto com os órgãos reguladores das atividades no âmbito nacional. Mais informações podem ser encontradas no site da Abrac .

    Deixe um comentário

    Este post tem um comentário