Maternidade atípica: a importância de cuidar de quem cuida

Arte colorida com texto: Maternidade atípca: Dia das mães. Foto de mãe com o filho no colo. Estão frente a frete e rindo. Na parte inferior, com fundo colorido, braços de crianças esticados segurando peça de quebra-cabeças.
Especial Dia das Mães: Preconceito, exclusão, pressão social, insegurança, desinformação. Quais são os desafios da maternidade atípica? (Foto: Freepik. Imagem: Edição de arte)

Especialista no atendimento de pessoas com autismo explica que o bem-estar das mães é fundamental para o desenvolvimento de crianças autistas.

O sonho de toda mãe é ver a felicidade e realização de suas filhas(os). Para as mães de crianças atípicas não é diferente. A maternidade, por si só, é considerada como um dos maiores desafios na vida da uma mulher, mas quando se trata de mães com filhas(os) que necessitam de cuidados específicos, essa realidade se torna mais desafiadora. Ser mãe de uma criança diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, é descobrir um universo amplo e ainda pouco conhecido.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Sobre a prevalência do autismo

No Brasil não há uma estatística oficial do número de crianças autistas, mas pesquisas realizadas nos EUA mostram que houve um aumento dos diagnósticos nos últimos anos. Dados publicados em março de 2023  pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), órgão de controle de saúde americano, apontam que a cada 36 crianças 1 é diagnosticada com TEA, indicando um aumento significativo no número de diagnósticos. Com isso, mais mães se descobrem vivendo a maternidade atípica.

Ao transpor essa *prevalência para o Brasil, podemos calcular o número de pessoas com TEA no país. Com uma população estimada em aproximadamente 215.902.000 habitantes, segundo dados de julho de 2021 do IBGE , dividir esse número por 36 e multiplicar pelo valor percentual encontrado nos EUA (2,777…%) resulta em cerca de 5.997.222 pessoas vivendo no espectro autista no Brasil.


*Prevalência é o número de pessoas em uma população que têm uma condição em relação a todas as pessoas da população. A prevalência é normalmente apresentada como uma percentagem (por exemplo, 1%) ou uma proporção (por exemplo, 1 em 100).

Os desafios na maternidade atípica

Ao receber o diagnóstico, é normal que as atenções se voltem aos cuidados necessários ao bem-estar da criança. Numa sociedade em que a expectativa e sobrecarga dos afazeres familiares recaem sobre a mulher, em muitos casos, a mãe é a responsável por cuidar e atender a todas, ou a maioria, das necessidades do filho autista.

No entanto, quando toda a dedicação, em sua maioria, é exclusiva aos filhos, muitas mães precisam abandonar a profissão, já que a rotina é incompatível com a política da maioria das empresas. Com tantas demandas, essas mães deixam de priorizar o seu próprio bem-estar e o autocuidado e, com isso podem chegar em um estado de esgotamento.

A importância de cuidar de quem cuida

De acordo com a diretora técnica do Grupo Conduzir, Júlia Sargi , é muito importante voltar o olhar para a saúde e bem-estar das mães atípicas:

“Com o foco nos cuidados com o filho com TEA, essa mãe esquece dela mesma. É preciso lembrar que o papel da família é fundamental no desenvolvimento da criança neurodivergente e, por isso, é essencial que essa mãe também receba o devido acolhimento da sociedade, da sua rede de apoio e até mesmo dos profissionais que realizam a terapia”.

Arte colorida com texto: Maternidade atípca: Dia das mães. Foto de mãe segurando bebê no colo e olhando para criança. As duas estão sorrindo. Na parte inferior, com fundo colorido, braços de crianças esticados segurando peça de quebra-cabeças.
Descrição da imagem #PraGeralVer: Arte colorida com texto: Maternidade atípca: Dia das mães. Foto de mãe segurando bebê no colo e olhando para criança. As duas estão sorrindo. Na parte inferior, com fundo colorido, braços de crianças esticados segurando peça de quebra-cabeças. (Foto: Serhii Bobyk/Freepik. Imagem: Edição de arte)

O papel da terapia no apoio às mães

Psicóloga e especialista no atendimento de pessoas com autismo, Júlia explica que a terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) pode ser uma grande aliada:

“A terapia facilita a vida das mães, de forma concreta, ao organizar todo o processo de desenvolvimento dos filhos atípicos. Isso garante um suporte em momentos importantes da trajetória dessas mães proporcionando um aumento da qualidade de vida da criança e, consequentemente, da família”, destaca.

Desinformação, preconceito e exclusão

Como todas as mães, as atípicas também enfrentam medos, inseguranças e culpas, mas ainda precisam lidar com a falta de informação, o preconceito e muitas vezes são excluídas do convívio social.

A coordenadora do setor de jovens e adultos do Grupo Conduzir, Josiane Mariano, é mãe de um filho autista de 12 anos. Ela considera que existe uma pressão social sobre a maternidade de maneira geral: 

“A sociedade exige que a mulher exerça o papel da mãe perfeita e isso não é diferente para nós, que somos mães atípicas. A sensação de não estarmos fazendo o suficiente é um grande criador de culpas em um processo que não existe certo ou errado”, avalia. Ela acrescenta que ser mãe de um indivíduo do espectro autista gera uma insegurança ainda maior.

Publicidade

A importância do acolhimento e da aceitação

Mãe de três filhos atípicos e dedicada a eles em tempo integral, Juliana Caiaffa, 44 anos, descobriu que tem autismo depois da chegada da maternidade. Os filhos com 11, quatro e três anos foram diagnosticados com altas habilidades, superdotação e TDAH. Apesar das inseguranças e desafios, ela é mais um exemplo de como a maternidade atípica, com acolhimento e apoio, faz a diferença e não deve ser um tabu: cada objetivo alcançado se torna motivo de felicidade.

“A cada dia eu vejo que a desinformação atrapalha muito a maternidade atípica e com isso os prejuízos para as crianças são imensos. Aceitação e orgulho dos nossos filhos é o primeiro passo”, declara.

Sobre o Grupo Conduzir

O Grupo Conduzir é uma clínica especializada em terapia ABA para intervenção comportamental em indivíduos com desenvolvimento atípico, principalmente para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando o desenvolvimento de habilidades como fala, interação social e repertório motor.

A equipe técnica é composta por profissionais altamente treinados em áreas como Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Educação, que oferecem atendimento multidisciplinar e humanizado em clínicas, escolas e ambientes naturais.

O Grupo Conduzir possui supervisão de profissionais certificados BCBA e atua diariamente com base na ciência ABA para desenvolver indivíduos cada vez mais independentes e promover a inclusão social. Mais informações estão disponíveis no site do Grupo Conduzir no link