PcDs nas Eleições 2022: Eleitorado com deficiência aumenta em 35%, segundo TSE

Foto de capa da manchete: PcDs nas Eleições 2022: “Número de eleitores com deficiência aumenta em 35%, segundo TSE”. com a imagem da nova urna eletrônica.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto de capa da manchete: PcDs nas Eleições 2022: “Número de eleitores com deficiência aumenta em 35%, segundo TSE”. Sobre uma mesa, a imagem da nova urna eletrônica. Ao lado, uma pessoa está com o polegar no dispositivo de leitura biométrica. Na tela da nova urna aparece o símbolo internacional de acessibilidade, representado pelo pictograma de pessoa em cadeira de rodas. (Imagem: Edição de arte. Foto: Jornal NH)

Com urnas eletrônicas mais acessíveis para pessoas cegas e surdas, Justiça Eleitoral avisa que prazo para solicitar transferência de seção com acessibilidade termina no próximo dia 18

Estamos em mais um ano de Eleições Gerais no Brasil, quando o País ultrapassa as 156 milhões de pessoas aptas a votar em 2022, o que representa um aumento de 6,21% do eleitorado em comparação a 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . Já entre as eleitoras e eleitores com deficiência, o aumento é ainda mais expressivo e ultrapassa 1,2 milhão.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    PcDs nas Eleições 2022

    Esse ano, o primeiro turno das Eleições no dia 2 outubro terá mais pessoas com deficiência nas urnas: o número aumentou 35,27% em quatro anos. Segundo o perfil do eleitorado divulgado pelo TSE, o total de eleitores que declaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida subiu de 939.915 para 1.271.381.

    Entre esses mais de 1,2 milhão, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência física, 13,3% visual e 7,97% auditiva. E representando 1% de todo o eleitorado, as pessoas com deficiência terão mais acessibilidade para escolher o presidente da República, governador, senador e deputado federal, deputado estadual ou distrital.

    Mais mulheres com deficiência

    Na divisão por gênero, são 642.441 mulheres e 628.827 homens que disseram precisar de atendimento ou condições especiais para votar, além de outras 113 pessoas sem informação de gênero. Esses eleitores, que correspondem a 0,81% do total apto a votar em outubro, podem, inclusive, exercer o voto em seções adaptadas pela Justiça Eleitoral para atendimento das necessidades apresentadas.

    Segundo anúncio do ministro Edson Fachin, com o objetivo de atender essa parcela de eleitores, a Justiça Eleitoral implantou “diversos mecanismos que asseguram a essas pessoas a possibilidade de votar em locais com maior acessibilidade”.

    Atenção ao prazo

    No entanto, para acessar esses mecanismos é necessário que o interessado faça uma solicitação junto ao cartório eleitoral “em tempo hábil”, como tem divulgado na campanha capacitista “Seja gigante nas Eleições 2022”, na TV e redes sociais.

    “A eleitora e o eleitor nessa situação têm prazo até o dia 18 de agosto para solicitar a transferência para uma seção com maior acessibilidade. As seções especiais são espaços adaptados pela Justiça Eleitoral que oferecem fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto”, informou o TSE.

    O requerimento pode ser feito pela própria pessoa ou outra que exerça papel de curadora, apoiadora ou procuradora. Basta procurar qualquer cartório eleitoral da cidade, com documento oficial com foto e indicar uma seção acessível.

    Mais acessibilidade

    Segundo Fachin, o TSE aprimorou os softwares existentes nas urnas e instalou novos recursos de acessibilidade para o pleito de outubro. Uma novidade para os 85 mil eleitores com deficiência auditiva é que agora, todas as 577.125 urnas eletrônicas terão tradução na Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

    “Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito, indicando para eleitoras e eleitores qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República”, acrescentou o tribunal.

    Outra novidade é que as urnas estão adaptadas para as mais de 154 mil pessoas com deficiência visual aptas a votar. Além do sistema Braille nas teclas do aparelho, as seções eleitorais vão disponibilizar fones de ouvido para os sinais sonoros que indicam o número escolhido e o nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.


    Fonte: Agência Brasil; TSE; MPF

    Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário

    Este post tem 2 comentários