JNG e famílias de São Paulo avançam na Fase II do ‘Moradia Independente’

Daniel em frente à Uliving, onde é a primeira moradia independente, vestindo camiseta com mensagem sobre união e independência na moradia: JNG e famílias de São Paulo que avançam na Fase II.
Depois da primeira moradia independente do Brasil instalada na Uliving do RJ, agora o Instituto JNG e famílias de São Paulo se preparam para um novo capítulo. (Foto: Divulgação)

Novos horizontes para a vida adulta independente de jovens com deficiência em São Paulo.

O ano começou com grandes expectativas para as famílias do projeto de moradia independente JNG. Em uma jornada de dois meses e meio, um grupo de 12 famílias dedicadas embarcou em uma viagem de aprendizado e reflexão, construindo novos horizontes e explorando temas essenciais da vida adulta, como segurança, finanças, autonomia e independência.

Publicidade

O objetivo do projeto é provocar reflexões, quebrar paradigmas e desconstruir crenças e sentimentos, preparando o caminho para uma nova realidade. No dia 18 de abril, em um encontro presencial em São Paulo, será celebrado o encerramento da primeira fase do projeto. Neste encontro, serão compartilhados os detalhes da segunda fase, que se inicia em 2 de maio.

JNG e famílias de São Paulo: Detalhes da Fase II

A Fase II do projeto incluirá avaliações de perfil e autonomia, entrevistas com pais e filhos para mapear e indicar o tipo e a quantidade de apoio necessário para cada futuro morador. Além disso, o Instituto JNG conduzirá a prospecção imobiliária, de acordo com as definições e expectativas discutidas pelo grupo. Também será definido o modelo jurídico para a moradia independente JNG.

Como será a Fase II:

  • Avaliações de Perfil e Autonomia
  • Prospecção Imobiliária
  • Definição do Modelo Jurídico
  • Reuniões Quinzenais
  • Reunião Presencial

Após esta etapa, as famílias estarão prontas para decidir se desejam migrar para a Moradia Independente JNG. A participação na Fase II é aberta a todas as pessoas interessadas, não sendo imprescindível ter participado da Fase I.

Ciclo de Palestras Moradia e Vida Adulta Independente

Além disso, o Instituto JNG está feliz em anunciar o seu segundo Ciclo de Palestras sobre Moradia e Vida Adulta Independente. Este projeto, realizado em 2023, trouxe mais visibilidade sobre o tema e avanços significativos perante às famílias e a sociedade.

Publicidade

Temas que serão abordados: 

  • Os 3 pilares da vida adulta independente: moradia, trabalho e socialização;
  • O diferencial do apoio profissional e personalizado para a conquista de autonomia e independência;
  • As principais dúvidas sobre como viabilizar a moradia em outras cidades do país; 
  • Inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual, Síndrome de Down e TEA;
  • Vida afetiva e relações interpessoais;
  • Depoimentos emocionantes dos pais dos moradores, relatando suas principais dificuldades e as grandes conquistas obtidas.

As palestras serão realizadas toda segunda-feira, às 19h, ao vivo, pelo Zoom. No total, serão 8 encontros semanais, de abril a junho. A palestra de abertura será na quarta-feira, dia 24 de abril

Assista ao vídeo

Documentário “Morando sozinho – Novo horizonte na transição para a vida adulta da pessoa com deficiência” .

Ficha técnica

Coordenação geral: Flávia Poppe
Direção e coordenação de edição: Vantoen Pereira Jr
Captação de imagens: Vantoen Pereira Jr
Fotos: Xande Campbell
Edição e motion design: Ana Moura
Produção e curadoria: Ana Maria Machado
Produção, curadoria e texto: Sabrina Serafim
Parceria imobiliária e sede da primeira moradia independente do Brasil: Uliving
Realização: Instituto JNG

Publicidade

JNG filia-se a FBASD

O Instituto JNG também anunciou recentemente sua filiação à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), tornando-se o único representante da entidade no estado do Rio de Janeiro. Esta parceria representa uma oportunidade de consolidar a presença da FBASD no estado e, principalmente, na cidade do Rio.

O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por eventos importantes, nos quais o JNG, reconhecido por sua atuação e expertise em prol da autonomia e independência de adultos com deficiência intelectual, trissomia 21 (síndrome de down) e autismo, esteve presente. Entre os eventos, destacam-se palestras para o Consulado do Canadá, o Fórum Amigos da Inclusão, o 13º Simpósio Internacional da Síndrome de Down e o XV Congresso da Rede Mineira das APAES.

Links úteis do Instituto JNG

Acompanhe as novidades, inscreva-se na newsletter e confira os vídeos do Instituto JNG, que promove a autonomia e a independência de pessoas adultas com deficiência, possibilitando que assumam o protagonismo de suas vidas e exerçam sua cidadania, saindo da casa dos pais para viver em seu próprio espaço, com segurança e apoio profissional e individualizado.

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário