Autismo na TV: Ator de “Use Sua Voz” revela conexão pessoal com personagem

O ator curitibano Victor Ferreira, que interpreta o espectro do autismo na TV em “Use Sua Voz”, é um jovem branco com cabelo castanho escuro encaracolado. Usa blusa marrom e macacão jeans, e tem um fone headset no pescoço.
Interpretando o espectro do autismo na TV, o jovem ator curitibano Victor Ferreira descobriu o diagnóstico de TEA durante a produção de “Use Sua Voz”, série original da HBO Max. (Foto: Alexandre Carnieri)

Com seis episódios disponíveis até o momento, a comédia musical infanto-juvenil é o primeiro live-action do Cartoon Network.

A produção, que foi a quarta mais assistida da plataforma em sua estreia, é uma comédia musical infanto-juvenil e mostra os alunos da escola “Use Sua Voz” em busca do sabotador, a pessoa que cortou a fiação elétrica da instituição bem no momento das audições para o núcleo musical. A primeira temporada tem 10 episódios no total. O primeiro está disponível gratuitamente para não assinantes. 

Publicidade

O curitibano Victor Ferreira faz parte do elenco principal e interpreta o Arthur, um jovem que vive com Transtorno Espectro Autista (TEA) desde a sua primeira infância. 

Nos episódios lançados na última quinta-feira (13), “Use Sua Voz” se aprofunda mais no personagem do ator, procurando desmistificar muitos estereótipos do diagnóstico. Arthur também é cinestésico, possuindo alta sensibilidade com sons e os ruídos do seu cotidiano, acabam virando melodias e possibilidades rítmicas de músicas eletrônicas. 

“Eu e o Arthur temos muitas coisas em comum e foi por meio dessas afinidades que descobri o meu diagnóstico de autismo, altas habilidades e superdotação. Eu já suspeitava, mas só tive coragem de ir atrás de profissionais após ter tido a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o TEA. Por isso, tenho muito a agradecer a este personagem”, diz Victor Ferreira que, durante a interpretação do seu personagem, acabou descobrindo seu diagnóstico.

*Autismo na TV: Assista ao trailer de "Use Sua Voz"

*Se precisar, clique em “Assistir no YouTube” e ative as legendas automáticas.

Em um depoimento em sua rede social , o ator comentou sobre processo da descoberta e o medo de perder trabalhos pelo diagnóstico: 

“Eu sou autista. Quando você assiste o Arthur você percebe que ele é um personagem muito diferente de mim. Mas isso é porquê o autismo se expressa de formas diferentes para cada tipo de pessoa dentro do espectro. Como ator, eu conversei com outras pessoas sobre o diagnóstico e como isso poderia me comprometer de um jeito ruim dentro do mercado de trabalho, mas acabei descobrindo que vários outros cineastas, atores e atrizes com quem eu já trabalhei também estão dentro do transtorno do espectro autista, mas não falam sobre isso pelo mesmo medo de como o mercado e as pessoas vão receber isso”, disse ele.

Além de em “Use Sua Voz”, primeiro live-action produzido pelo Cartoon Network e coproduzido pela Floresta, Ferreira pode ser visto também na série “O Som e a Sílaba”, do Disney Plus, e em “Todos os Inscritos de Ness”, premiado no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, do Chile, como Melhor Curta-Metragem Infantil Latino-Americano.

Adicionalmente, a produção curitibana, que também já passou por festivais como a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Festival Taguatinga, o Festival Guarnicê de Cinema, o Goiânia Mostra Curtas, entre outros, reúne duas grandes referências artísticas do Paraná, as atrizes Regina Vogue e Maureen Miranda. Victor também já atuou nos curtas-metragens “Presente”, e “Um Instante no Tempo”, em que foi protagonista.

Acompanhe os novos trabalhos do ator curitibano pelo seu perfil oficial no Instagram: @victorferreira.mp3 .

Sobre Victor Ferreira

Nascido em Curitiba, Victor passou sua primeira infância no bairro Barreirinha e também em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana. Desde a pré-adolescência, Ferreira mora no bairro Abranches. 

“Minha família toda é orgulhosamente aqui do Paraná. Meu pai nasceu em Reserva e minha mãe em Pato Branco. As minhas memórias afetivas da infância são marcadas por momentos únicos, turistando pela cidade e brincando nas praças com minha irmã. Ficar esses três meses longe para a gravação de ‘Use Sua Voz’ foi um grande desafio, mas como toda a equipe técnica e o elenco eram ótimas companhias, a experiência se tornou extremamente positiva”, explica.

Victor começou a estudar Teatro em 2016. “Foi por uma coincidência familiar que o Teatro entrou na minha vida”. Quando tinha 13 anos, entrou no CJAP – Centro Juvenil de Artes Plástica, a única escola pública do Brasil com ensino de arte para crianças e adolescentes, localizada no Largo da Ordem, junto com sua irmã. Depois, ficou no GRUTA, Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná, de 2019 a 2022. No eixo Rio-São Paulo, Ferreira passou pela Escola de Atores Wolf Maya e pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Victor também é graduando em Artes Cênicas pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná e está na VOX Talents – Agência de Atores.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário