‘Todos Contra a Pólio’ alerta sobre retorno da poliomielite ao Brasil

Campanha da AACD # Todos contra a Polio 2023. Fotografia em preto e branco, retrata profissional da saúde enquanto aplica vacina via oral em criança. A bandeira nacional foi sobreposta como plano de fundo, alertando o retorno da poliomielite ao Brasil.
Campanha da AACD, a ação de incentivo à vacinação ‘Todos Contra a Pólio’ traz vídeos com depoimentos de especialistas e pacientes com sequelas da poliomielite. (Foto: AP Archive/Fareed Khan/Edição)

A poliomielite pode atacar o sistema nervoso, gerar um quadro de paralisia que perdurará por toda a vida ou até levar à morte.

A AACD lança uma campanha inédita para alertar a população brasileira sobre os riscos do retorno da poliomielite, a paralisia infantil, ao Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o índice de vacinação contra essa patologia vem caindo sistematicamente desde 2016, sendo que, nos últimos dois anos (2021 e 2022), ficou em torno de 70% de cobertura, bastante abaixo da meta estipulada pelas autoridades de saúde, que é 95%.

Publicidade

Campanha da AACD: Todos Contra a Pólio

A ação, que tem apoio da Sanofi, será composta por uma série de seis vídeos ao longo do ano, que ganhará destaque em todos os canais de comunicação da AACD nas redes sociais, com depoimentos de especialistas no tema e pacientes da Instituição que até hoje enfrentam as sequelas da doença.

A poliomielite, cujo contágio se dá por meio do contato com secreções ou fezes da pessoa doente, pode atacar o sistema nervoso e gerar um quadro de paralisia que perdurará por toda a vida.

“É uma doença facilmente evitável com a vacinação, que está disponível a toda população brasileira gratuitamente via SUS, em postos de saúde espalhados pelo Brasil. O ato de não vacinar é irresponsável por parte dos pais e responsáveis, pois deixa a criança vulnerável a uma doença que pode levar à morte ou gerar sequelas que ela terá que carregar por toda a vida”, afirma a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.

Um alerta para os riscos do retorno da poliomielite ao Brasil

A poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, sendo que o último caso em território nacional foi registrado em 1989. No entanto, com a queda da vacinação nos últimos anos, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) já considera muito alto o risco de reintrodução da doença no país.

Quando a AACD foi fundada, em 1950, a vacina não existia, e por isso na época houve grande demanda de crianças com necessidade de reabilitação. E, até hoje, a Instituição recebe adultos e idosos, que contraíram a doença quando crianças, e são pessoas com deficiência física que precisam de tratamento especializado.

A vacina contra a poliomielite deve ser tomada em cinco doses – aos dois, quatro e seis meses de vida e depois com reforços aos 15 meses e quatro anos de idade. Caso haja crianças com doses atrasadas, também é possível tomar o imunizante fora desses períodos. O fundamental é nunca deixar de vacinar.

Publicidade

Primeiro vídeo da campanha da AACD

A Dona Helena, paciente da AACD, é a história viva sobre a #poliomielite. Ela convive com as sequelas da doença 24 horas por dia e sabe, na pele, o quão diferente teria sido sua vida se ela tivesse sido vacinada. #TodosContraAPolio

Créditos: www.youtube.com/@AACDoficial

Acompanhe também no site oficial da AACD e nas redes sociais, na lista de links úteis logo abaixo.

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa e dedicada a pacientes ortopédicos e reabilitação de pessoas com deficiências físicas, composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais via SUS, particular e convênios.

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD .

Deixe um comentário