Programa Ações Afirmativas debate acessibilidade e integração de pessoas com deficiência na cultura

Banner de divulgação do programa Ações Afirmativas, que debate acessibilidade, com informações do evento, descritas na legenda, abaixo.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner de divulgação do programa Ações Afirmativas, com informações do evento. À esquerda, no topo, texto: “Ministério do Turismo Governo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado apresentam Ações Afirmativas Acessibilidade”. No canto direito superior a logo “Palácio das Artes 50”. Abaixo, à direita, texto: “17 a 19 de novembro de 2021. Transmissão pelo canal da FCS no YouTube”. No rodapé, acima dos logotipos dos patrocinadores e realização, texto: “Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART. Mais informações pelo site: fcs.mg.gov.br | Créditos: Reprodução/YouTube

“Não podemos ficar indiferentes às questões de diversidade, inclusão e representatividade”, diz a curadora do evento, Lais Vitral

Evento online e gratuito, o Programa Ações Afirmativas começa hoje (17) com três dias de programação com debates sobre acessibilidade, oficinas e documentário-espetáculo

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart , realiza a terceira edição do programa “Ações Afirmativas”, que em 2021 aborda o tema acessibilidade na cultura. O evento, que será online e gratuito, acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

Com curadoria dos produtores culturais Lais Vitral e Daniel Vitral, a programação é composta por debates, oficinas e pela exibição do documentário-espetáculo “Ciranda de Retina e Cristalino”, da Cia. Dança sem Fronteiras. Todos os debates e oficinas serão conduzidos por artistas, pesquisadores e especialistas no tema e contarão com recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas. Os debates e o documentário-espetáculo serão transmitidos para o público pelo canal de YouTube da FCS . Já as oficinas são exclusivas para os participantes que serão selecionados por meio de um processo seletivo.

Foco na acessibilidade

Após promover discussões fundamentais para a comunidade afro-brasileira nos anos 2019 e 2020, a terceira edição do programa “Ações Afirmativas” visa fortalecer o debate da acessibilidade na cultura para pessoas com deficiência. Segundo o gerente de extensão do CEFART, Fabrício Martins, a escolha do tema tem como objetivo tornar a escola “ainda mais inclusiva e aberta às diversidades”.

Cinco artistas em apresentação de espetáculo descrito logo abaixo, na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em ambiente escuro, com artistas em apresentação pelo Documentário-Espetáculo Ciranda de Retina e Cristalino. São cinco pessoas segurando o aro de rodas. Ao fundo há uma escada de abrir. Crédito: Silvia Machado

Para a curadora do evento, Lais Vitral, é urgente a integração das pessoas com deficiência em todos os âmbitos culturais. “Não podemos mais ficar indiferentes às questões de diversidade, inclusão e representatividade. De acordo com o Censo de 2010 feito pelo IBGE, o Brasil possui cerca de 24% da população com algum tipo de deficiência, seja ela mais leve ou mais grave. Não dá mais para vivermos num cenário de ações exclusivas e capacitistas”, defende a curadora.

Lais conta que a curadoria do programa partiu do princípio de que a acessibilidade ainda é pouco discutida. Logo, o evento foi configurado para apresentar o assunto ao público leigo, abordando a acessibilidade por várias perspectivas, desde os recursos necessários para tornar o espaço físico acessível para pessoas com diferentes tipos de deficiência até a forma correta e empática de atender esse público nos espaços culturais.

Oficinas e documentário-espetáculo

Fernanda Amaral, diretora da Companhia Dança Sem Fronteiras, irá ministrar a oficina prática de “Introdução ao método de DanceAbility e à metodologia de criação da Cia Dança sem Fronteiras”. De acordo com a diretora, a oficina é voltada para o público em geral porque a metodologia “trabalha com a diversidade dos corpos e integra todas as pessoas – com deficiência e sem deficiência – na dança”.

O evento será finalizado com a exibição do documentário-espetáculo “Ciranda de Retina e Cristalino” – disponibilizado em duas versões, uma que conta com recursos de audiodescrição e outra com recursos de Libras e legendas. Realizada durante o ano de 2020, a obra aborda o trabalho remoto da Cia. Dança sem Fronteiras a partir de diversos personagens – muitos deles com baixa visão – que se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.

Foto de espetáculo com artista de costas e uma janela.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em ambiente escuro, com artista que está de costas, durante apresentação do Espetáculo Ciranda de Retina e Cristalino. Há esquerda há uma janela fechada e uma escada. À direita, antes da artista, há uma janela vermelha aberta. Créditos: Silvia Machado

Além do curso ministrado por Fernanda Amaral, o programa oferecerá também a oficina “Teatro Audiodescritivo – Criação de Cenas Autorais Curtas”, ministrada pela idealizadora da Cia. Fluctissonante, Helena de Jorge Portela, e pela consultora em audiodescrição, Suzana Portal. Esta oficina trabalha a composição cênica através de exercícios introdutórios ao teatro, utilizando principalmente a metodologia empregada nas criações da Cia. Fluctissonante, que recentemente iniciou suas pesquisas acerca da ideia de dramaturgia descritiva.

Cada oficina terá uma turma e as aulas acontecem nos dias 18 e 19 de novembro, com o acompanhamento de intérpretes de Libras. Serão ofertadas 20 vagas por curso. Para participar das oficinas é necessário realizar a pré-inscrição por meio do site da Sympla, cujo prazo vai até o dia 16 de novembro, às 18h. Depois, é só aguardar o resultado do processo seletivo. Os selecionados foram notificados por e-mail no dia 17 de novembro.

O programa Ações Afirmativas é apresentado pelo Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais , por meio da Fundação Clóvis Salgado . O evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura , patrocínio máster da Cemig , AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH ¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio ouro da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.

¹O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

SERVIÇO:

LINKS ÚTEIS:

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário