Curso acessível de programação abre inscrições gratuitas para pessoas com deficiência

Pessoa em cadeira de rodas digitando no teclado do computador, pele branca e cabelos em tons alaranjados acima dos ombros. Curso acessível de programação.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, de pessoa em cadeira de rodas digitando no teclado do computador. Tem pele branca, cabelos em tons alaranjados acima dos ombros, usa óculos de grau, fones do tipo headset cor branca, camiseta laranja e macacão escuro. À sua frente há uma mesa com um laptop, monitor de computador e mouse, uma xícara, prato com torrada e vaso de planta. (Imagem: Reprodução. Créditos: Shutterstock)

Programa de capacitação em tecnologia com ferramentas de acessibilidade para PcDs é uma parceria da Radix com a edtech Rocketseat

Estudo de 2021 da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que até 2025 haverá uma demanda de 797 mil profissionais na área de tecnologia. Sabendo que oferta de vagas não é um problema no setor, mas sim encontrar profissionais no mesmo ritmo acelerado que a demanda das empresas, a multinacional de tecnologia e engenharia Radix, e a edtech de cursos profissionalizantes Rocketseat, estão oferecendo um programa gratuito de introdução à programação para o público PcD.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Curso acessível de programação

    O Programa de Capacitação em Tecnologia conta com ferramentas de audiodescrição, legendas e Libras para pessoas com deficiência. O objetivo é qualificar e potencializar a entrada de novos profissionais no mercado de TI (tecnologia da informação), reduzindo o déficit de profissionais e ampliando a acessibilidade e diversidade na área.

    Para iniciar o programa não é necessário ter conhecimento prévio no assunto e ao final do curso acessível de programação, os candidatos poderão conquistar uma vaga de emprego. Esse programa é voltado a pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, que já tenham concluído o ensino médio e morem no Brasil. 

    Para participar da Universidade Radix de Portas Abertas é necessário se inscrever na página do programa  e também na plataforma da Rocketseat . Já para concluir o programa é necessário finalizar o Discover acertando 80% dos pontos no teste final. Ou seja, o Discover credencia quem é protagonista da própria evolução para seguir no programa da Radix e aumentar as chances de empregabilidade.

    Etapas da capacitação em tecnologia

    O programa é dividido em duas etapas. A primeira é “Introdução em linguagens de programação e ferramentas tecnológicas”. São mais de 40 horas de conteúdo assíncrono (treinamento online, para ser feito conforme interesse e disponibilidade).

    Já na segunda fase, as pessoas selecionadas serão contratadas por um período de experiência e direcionadas, conforme seus interesses, para uma das seguintes áreas com o time Radix: Desenvolvimento de Software, Ciência de Dados e Testes. A segunda fase terá uma duração de 3 meses, com o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas não presenciais.

    Inclusão no universo Dev

    “O mercado de tecnologia passa por um momento de crescimento e, nós da Radix, como uma empresa formadora, temos como uma de nossas missões proporcionar oportunidades para que mais pessoas ocupem esses espaços. Os nossos esforços dentro do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão são, principalmente, para abrirmos portas e tornarmos nossa área de atuação cada vez mais inclusiva, começando pela Radix.”, explica João Chachamovitz, CEO da Radix

    Todo o conteúdo do Discover é disponibilizado na plataforma de aprendizado contínuo da Rocketseat. Para acessar as aulas, basta ter um computador conectado à internet. No fim da capacitação, haverá a oportunidade de contratação de talentos pela Radix, com um treinamento “hands-on” e mentoria técnica, possibilitando uma curva de aprendizado contínua e mais prática, seja em especialização em linguagens de programação ou ferramentas/metodologias específicas para atuação nos projetos da empresa. A participação no programa garante acesso a certificações para evidenciar as conquistas do aluno e fortalecer o seu posicionamento no mercado. 

    “É com muita felicidade que promovemos, em parceria com a Rocketseat, um curso robusto, completo e 100% acessível para todas as pessoas, para garantir a qualificação e boas condições de empregabilidade. Já realizamos a contratação de alguns profissionais, por meio do curso, e esse é só o começo”, complementa Chachamovitz.

    Para se inscrever no programa é necessário acessar este link

    Sobre a Rocketseat

    Nascida em 2017, a edtech oferece, por meio de metodologia e plataforma próprias, conteúdos e desafios para formar profissionais de programação desde o começo da sua carreira. Com diferentes frentes de aprendizado, a Rocketseat acelera a jornada de evolução contínua dos devs, começando com o Discover – programa gratuito de aprendizado para iniciantes, seguindo com o Explorer, programa completo para acessar sua primeira oportunidade no mercado e iniciar uma carreira sólida em programação. 

    Para quem já trabalha na área, o indicado é o Ignite, que reúne trilhas de especialização intensiva em diversas stacks de programação, que preparam os alunos para os desafios do mercado. Também há o Rocketseat Plus, ambiente exclusivo de aprendizagem em nível avançado e com alta conexão com o mercado para acessar as melhores oportunidades disponíveis.

    Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário