Agência Brasil acessível em Libras

Agência Brasil Acessível em Libras

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Ilustração para o texto sobre “Agência Brasil acessível em Libras” é a fotografia da tela de um notebook acessando o site da Agência Brasil. É possível enxergar o VLibras em uso, com o Ícaro – o tradutor virtual que gera o idioma de sinais. A animação é uma pessoa branca vestindo camisa azul e calça escura. Na fotografia tem uma mão sobre o teclado do computador. Fim da descrição | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil/ Reprodução

Agência Brasil adota uso de intérprete digital de Libras

Inovação traz ainda mais acessibilidade para jornalismo público

Promovendo a inclusão digital, indispensável na democratização do acesso à internet, todo conteúdo em texto do portal Agência Brasil  é traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), desde o último dia 24. A exemplo do Jornalista Inclusivo, a tradução é feita pelo  VLibras – ferramenta digital que traduz automaticamente do português para o idioma gestual.

A ferramenta permite que pessoas surdas com fluência ou que preferem se comunicar em Libras possam se informar com o conteúdo do portal. “É um passo importante para tornar a agência mais acessível para pessoas surdas. A ferramenta permite que esse público navegue com mais facilidade no site”, descreve a gerente executiva de Web e Agência Brasil, Juliana Andrade.

A Agência Brasil acessível em Libras, assim como os poucos sites com acessibilidade para  surdos, também oferece às pessoas com deficiência a opção de contraste de cores e de aumento do tamanho da fonte. “São recursos que contribuem para aumentar a acessibilidade e a inclusão digital desse público”, acrescenta Juliana Andrade.

Agência Brasil Acessível em Libras
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia de um notebook acessando o site Jornalista Inclusivo. Sobrepondo a imagem há uma seta verde brilhante apontado para um retângulo na mesma cor, indicando os ícones de acessibilidade para pessoas com deficiência. Fim da descrição | Foto: RFerraz

Agência Brasil acessível em Libras

Os mesmos recursos do Jornalista Inclusivo podem ser acessados através dos ícones localizados na lateral direita, próximos à barra de rolagem.

As traduções para Libras são feitas pelo Ícaro – um tradutor virtual que gera o idioma de sinais de acordo com a demanda do usuário. Ícaro está disponível em todo o corpo da página por meio do ícone lateral de linguagem gestual. Assista ao vídeo abaixo:

De acordo com o texto editado por Pedro Ivo de Oliveira, “a página da Voz do Brasil na internet já conta com o recurso, e outras páginas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também irão dispor da ferramenta. Leitores e espectadores que queiram entrar em contato com a ouvidoria da empresa também podem gravar mensagens no idioma”.

Ícaro é o intérprete da ferramenta VLibras
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem digital do Ícaro, intérprete virtual do VLibras. Homem branco, de cabelo preto, fazendo sinal em V, ou número dois. Veste camisa azul e calça preta. Fim da descrição | Imagem: VLibras/ Reprodução
 

Acessibilidade ao alcance de todos

Com mais de 17 mil sinais, o VLibras foi desenvolvido pela administração pública federal em código aberto  – uma modalidade de desenvolvimento de software que abre mão de patentes e licenças e pode ser distribuída, alterada e utilizada sem custos, além de poder ser modificada para e aprimorada por uma comunidade de entusiastas.

A ferramenta roda em diversas plataformas  e pode ser usado tanto no modo desktop quanto na versão para dispositivos móveis, com versões para Android  e iOS . O VLibras também pode ser usado como extensão para navegadores de internet e está disponível para o Google Chrome  e para o Mozilla Firefox .

Estima-se que cerca de 3 milhões de traduções sejam feitas, por mês, com o uso do VLibras. “O governo está se tornando mais digital a cada dia e queremos estar próximos de todos os brasileiros, em todos os canais”, disse em nota o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) abriu em maio uma consulta pública para saber a opinião dos usuários sobre o VLibras. Os resultados estão em processamento e deverão ser publicados até o final deste mês.

Agência Brasil acessível em Libras

Agência pública de notícias, a  Agência Brasil foi criada em 1990, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Todos os seus conteúdos são reproduzidos por milhares de sites e veículos impressos de todo o país – e também do exterior, com textos traduzidos para inglês e espanhol.

O canal Agência Brasil faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) , uma empresa pública federal, criada pela Lei no 11.652/2008 e alterada pela Lei no 13.417/2017, que dá efetividade ao princípio constitucional de complementaridade entre o sistema público, privado e estatal de comunicação.

Além da Agência Brasil, fazem parte da EBC: TV Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

Fontes: Portal EBC, e Agência Brasil
Rafael Ferraz Carpi

Rafael Ferraz Carpi

Formado em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo (2006), Rafael assina como Editor responsável pelo conteúdo do site, edição geral e publicações. É autor do projeto Jornalista Inclusivo e já trabalhou como repórter em jornais impresso, e rádio AM, como executivo de contas em revista, fotografia e assessoria de imprensa. Atualmente atua como produtor de conteúdo, redator, e com marketing digital em mídias sociais.

Todos os posts

Deixe um comentário