Os Diários de Luke Wygand: Sugestão de leitura

Capa do livro Os Diários de Luke Wygand: Sugestão de Leitura
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustra o texto “Os Diários de Luke Wygand: Sugestão de Leitura”, a foto desta obra sobre superfície de madeira e fundo amarelo. Sobre dois exemplares na horizontal, há outro na vertical, de frente, revelando a capa. Nela está o nome da autora Lila Monteiro, o nome do livro, e uma foto do garoto Luke. Uma criança branca de cabelos escuros, óculos azuis e camiseta amarela. Usa traqueostomia para auxilio da respiração. Ao lado há outro exemplar em pé mostrando a contracapa, com resumo da obra e ilustração do espaço, com planetas e estrelas. Créditos: Divulgação

Avó escreve livro para compartilhar a história do neto que nasceu com condição genética rara

Publicado pela Construtores de Memórias, Os Diários de Luke Wygand é o primeiro livro brasileiro de literatura sobre miopatia nemalínica, e aborda os três anos de vida de Luke, pelo olhar do baby

Lilia Monteiro decidiu sensibilizar as pessoas sobre a condição genética rara do neto Luke Wygand. O propósito é nobre. Somar para que a ciência avance e o preconceito diminua. Para tanto trouxe à luz o primeiro livro brasileiro de literatura sobre miopatia nemalínica. 

Os Diários de Luke Wygand, livro publicado pela Construtores de Memórias, aborda os três anos de vida de Luke, pelo olhar do baby. A autora e avó apresenta o cotidiano da família, como os pais triatletas Carol e Richard lidam com a doença, são criativos e fortes na busca por novas soluções e não desistem sequer por um único dia do seu bem maior.

Lilia mora em Blumenau. Carol, Richard e Luke em Broomfield, no Colorado, onde há tratamento mais avançado para miopatia nemalínica. O livro está sendo vendido no site www.diariosdelukewygand.com . O preço da capa é R$ 39,9. Não há fins lucrativos com a iniciativa.  

Foto da família Os Diários de Luke Wygand: Sugestão de Leitura
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia da mãe, com o filho e o pai. A mãe, Carol Monteiro é uma mulher branca de cabelos pretos compridos. Usa camiseta roxa e está sorrindo, deitada ao lado do Luke, que veste blusa branca e está olhando para a foto. O pai, Richard Wygand é um homem branco de cabelos curtos, barba grande e preta. Usa camiseta cinza, e também está sorrindo, deitado ao lado do filho. Créditos: Reprodução/acervo pessoal

“Acredito que o Luke seja uma referência para pessoas em situação parecida e a relação que os pais têm com ele mostra uma outra forma de como lidar com a miopatia nemalínica e outras doenças raras que causam limitações nas pessoas”, disse Lilia.

Os Diários de Luke Wygand: Amor de avó

O trabalho começou com posts no Facebook para encorajar a família numa condição adversa. Lilia estava nos EUA, quando Carol deu à luz e durante os três meses de internação na UTI neonatal do Joe Dimaggio Children’s Hospital, em Hollywood, até descobrir, após inúmeros testes, que Luke é portador de miopatia nemalínica. 

O nascimento do neto, no dia 6 de julho de 2016, colocou os triatletas brasileiros Carol Monteiro e Richard Wygand no maior ironman de suas vidas. É desta forma que os dois definem o nascimento de Luke, o Jedi da família. Luke ganhou recentemente uma irmã, Amber. E está muito feliz por a família ter crescido.

Foto da autora Lila Monteiro Os Diários de Luke Wygand: Sugestão de Leitura
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia da autora do livro, Lila Monteiro. Mulher branca com cabelos escuros. Segura o livro com as duas mãos, mostrando sua capa. Usa roupas brancas, está sentada, sorrindo e olhando para o lado. Créditos: Reprodução/divulgação

O que é miopatia nemalínica? 

As miopatias congênitas formam um grupo amplo, embora raro, de doenças neuromusculares. A mais frequente das miopatias é a nemalínica, que representa 17% dos casos. Ainda assim, esta doença genética atinge um percentual pequeno, um a cada 57 mil nascidos. A raridade faz com que muitos pais se sintam sozinhos.

Deixe um comentário