Programa Todas in-Rede

Programa TODAS in-Rede

Descrição da Imagem #PraCegoVer:  Imagem retangular em fundo branco, no canto esquerdo superior tem o texto São Paulo Governo do Estado e bandeira do Estado de São Paulo. No centro da imagem está o logo do programa com o título Todas, escrito em caixa alta, e in-Rede. Em volta do nome in-Rede há um círculo formado por pequenas tarjas verticais nas cores verde, amarelo, laranja, azul e rosa. E embaixo está o endereço do site www.todasinrede.sp.gov.br. Fim da descrição | Imagem: Reprodução

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP faz lançamento regional do programa Todas in-Rede em evento online

Na terça-feira, 14 de julho, foi realizado o lançamento regional do Programa Todas in-Rede, em Santos (SP), no litoral paulista. De forma virtual, o lançamento foi através de uma Live no Facebook @InclusaoSP, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência  de São Paulo.

Publicidade

A Live foi apresentada pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Célia Leão, e teve a presença do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

Além deles, o evento online contou ainda com Aracélia Lucia Costa (Secretária Executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Dra. Jamila Jorge Ferrari (Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher), Cristiane Zamari (Coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência), e a Intérprete de Libras Nara Oliveira.

Na ocasião foram apresentadas informações importantes sobre o programa e a realidade das mulheres com deficiência na região. No início da Live, antes da presença do prefeito de Santos, a Secretaria Célia Leão apresentou e exaltou as mulheres participantes do evento online.

programa todas in-rede print da live
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Print da tela do computador no momento da Live, onde aparece a imagem e o nome de cada um dos participantes, em duas fileiras horizontais, com três imagens em cada. Começando da esquerda para a direita está Célia Leão, Paulo Alexandre Barbosa, Aracelia Costa, Jamila Jorge Ferraria, Cristiane Zanari e Nara Oliveira. No rodapé está escrito Lançamento Regional TODAS in-Rede - Santos. Governo do Estado de São Paulo. Fim da descrição | Imagem: Reprodução Facebook @IndlusaoSP

Quem apresentou números e as principais informações sobre o programa TODAS in-Rede foi a Secretária Executiva Aracélia Lucia, com slides de dados e informações captadas para realização do programa. Segundo ela, o número de mulheres com deficiência no Estado de SP é superior ao número de homens.

Aracélka também explicou as principais ações a serem realizadas pelo programa, e ressaltou a criação do site www.todasinrede.sp.gov.br , totalmente acessível às mulheres com deficiência.

Marcado para ter início às 18h, o lançamento teve um pequeno atraso. E, segundo informou a coordenadora Cristiane Zamari, o prefeito de Santos se atrasou por estar em reunião com o Governador João Dória.

Publicidade

Conhecendo o TODAS in-Rede

De acordo com publicação da fanpage @InclusaoSP, o programa busca o empoderamento e independência das mulheres com deficiência, em áreas como: trabalho e renda, direito sexual e afetivo, saúde e entre outros. 

Além de incidir na promoção e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, o programa visa a criação de uma rede virtual para acolhimento desse público, visando a favorecer a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

Programa Todas in-Rede
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Do lado esquerdo da imagem está o logo do programa com o título Todas, escrito em caixa alta, e in-Rede. Em volta do nome in-Rede há um círculo formado por pequenas tarjas verticais nas cores verde, amarelo, laranja, azul e rosa. Embaixo do logo está a frase: A rede que dá voz às mulheres com deficiência. Do lado direito da imagem está a fotografia de uma mulher branca, com pele morena, e cabelos compridos pretos. Ela está sentada de lado em uma cadeira de rodas, enquanto amamente um bebê. A mulher veste roupa branca, e usa uma coroa de flores na cabeça. Ela e o bebê estão em um gramado, embaixo de uma sombra. No rodapé da imagem está o texto: Últimas Notícias - Secretaria realiza série de lives sobre pessoas com deficiência. Fim da descrição | Foto: Arquivo de Lurdes Soares/Reprodução

Pilares do Programa

• Início ao Trabalho e Renda

Pensando em ampliar o número de mulheres com deficiência no mercado de trabalho, o Programa TODAS in-Rede tem conexão com o Programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional e empreendedora, Intermediação de mão de obra (Vagas de Emprego) e Emprego Apoiado.

• Direitos Afetivos e Sexuais

Os relacionamentos afetivos, a sexualidade e o direito à maternidade fazem parte da vida da mulher jovem/adulta, e não é diferente às mulheres com deficiência. Levar informação a esse respeito e promover o empoderamento e resgate e a autoestima destas mulheres é um dos objetivos de nosso Programa.

• Prevenção à violência

O número de mulheres com deficiência que sofrem violência é muito grande no Estado de São Paulo. Seja por falta de informação, por dependência afetiva ou financeira, o Programa TODAS In-Rede tem o objetivo de mudar este paradigma por meio da informação e empoderamento dessas mulheres.

• Empoderamento e Liderança

Quando nos sentimos empoderadas, temos a capacidade de transformar nossas vidas. Historicamente, por muitos anos, o papel da mulher foi servir ao homem e cuidar dos filhos. Com a mudança deste papel, muitas mulheres hoje têm sua própria carreira profissional e, com isso, ganham independência financeira. Por meio do empoderamento, recuperação da autoestima com base no conhecimento de seus direitos, o Programa TODAS in-Rede pretende transformar o paradigma das mulheres com deficiência.

Publicidade

Estratégias do Programa TODAS in-Rede

1 – Mobilização de Mulheres com Deficiência

2 – Realização de Encontros formativos presenciais

3 – Curso EAD sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência

4 – Criação de nosso site TODAS in-REDE

5 – Campanha nas Redes Sociais #todasinrede

6 – Consolidação de uma Rede Virtual de mulheres com deficiência

7 – Articulação Intersetorial: Trabalho e Renda, Educação, Autonomia Financeira

Acesse o site no link: https://www.todasinrede.sp.gov.br .

É possível entrar em contato através dos telefones (11) 5212-3730 e (11) 5212-3729. Ou por  e-mail no endereço todasinrede@sedpcd.sp.gov.br

Publicidade

Este post tem um comentário

Deixe um comentário