Projeto Nós: Criação, Trabalho e Cidadania será de 18 a 27 de março nas unidades do Sesc SP

Banner com plano de fundo salmão e grafismos do Projeto Nós, Criação, Trabalho e Cidadania.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner com plano de fundo colorido e grafismos com a identidade visual do projeto “Nós, criação, trabalho e cidadania”, composta por elementos gráficos e recortes de materiais usados em trabalhos artesanais, como linhas, tecidos e folhas. Na lateral esquerda, abaixo do logo da ação, em cor amarela o texto: 18 a 27 de março de 2022. (Imagem: Reprodução. Créditos: Sesc SP)

Utilize recursos de Acessibilidade Digital da EqualWeb clicando no botão da lateral esquerda. Para tradução em Libras, acione a Hand Talk , no ícone quadrado à direita. Para ouvir o texto com Audima utilize o player de narração abaixo.

Estão previstas 40 atividades gratuitas em 19 unidades do Estado de SP para estimular a economia, a inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Em sua segunda edição realizada pelo Sesc São Paulo – a primeira ocorreu no final de 2019 –, a ação em rede “Nós: criação, trabalho e cidadania” busca destacar iniciativas que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário.

    Em 2022, a programação da ação em rede conta com a participação de 19 Unidades (capital, região metropolitana, interior e litoral), onde serão realizadas 40 atividades, presenciais e on-line, gratuitas, entre 18 e 27 de março.

    A iniciativa acontece após uma percepção: a partir de 2020, com a necessidade do isolamento social imposto pela pandemia, empreendimentos e pequenos produtores se depararam com demandas concretas de inclusão e de ampliação de seu repertório digital para não apenas manter contato entre seus pares, mas, também, para seguir com trocas de saberes, criar alternativas de comunicação ou mesmo iniciar a comercialização de seus produtos nas redes sociais.

    De acordo com o comunicado à imprensa, “neste ano, e com o gradativo retorno das ações presenciais, os produtores retomam suas atividades e carregam consigo um conjunto de experiências que fortaleceram o trabalho coletivo e sua readequação à realidade virtual”.

    Descrição do vídeo #PraCegoVer: Vídeo apresenta grafismos com a identidade visual do projeto Nós, composta por elementos gráficos e recortes de materiais usados em trabalhos artesanais, como linhas, tecidos e folhas. O vídeo encerra com o logo da ação: Nós, como se feita de um fio de linha e o texto: criação, trabalho e cidadania, em cor amarela e o texto seguinte: 18 a 27 março 2022 com letras na cor branca.

    Nesse contexto, as atividades integram uma programação da qual participam coletivos de empreendedores de periferias, cooperativas, grupos de consumo, organizações sociais, empreendimentos comunitários e de povos tradicionais, valorizando a inserção produtiva e a diversidade cultural.

    Presentes na programação das unidades do Sesc ao longo de todo o ano, essas ações se intensificam na ação “Nós: criação, trabalho e cidadania”, a fim de fortalecer a troca de experiências, pensamentos e questionamentos que possam circular mais amplamente e se constituir como elementos catalizadores de transformações, construções de conhecimentos e projetos entre os participantes.

    Protocolos sanitários

    Para ingressar nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 (físico ou digital) e um documento com foto: Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

    Desde o dia 8 de fevereiro de 2022, crianças de 05 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando “uma dose” (conforme calendário do município). Além disso, é obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.

    Para atividades com ingresso será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

    Projeto Nós: Criação, Trabalho e Cidadania em números

    19 Unidades envolvidas, sendo:

    • 9 na Capital e Grande São Paulo;
    • 10 entre o interior e o litoral paulista;

    40 atividades, sendo:

    • 12 oficinas;
    • 9 feiras;
    • 8 cursos;
    • 7 rodas de bate-papo;
    • 4 intervenções artísticas.

    Para conferir a programação completa em todas as unidades, acesse o link: www.sescsp.org.br/projetos/nos/

    Foto do grupo de rap feminista Odisseia das Flores, que se apresenta pelo Projeto Nós, Criação, Trabalho e Cidadania
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, com integrantes do grupo de rap feminista Odisseia das Flores. À esquerda está a Mc Chai, mulher negra, compositora, arte educadora, produtora cultural e artesã, acenando com a mão. Usa vestido amarelo com gravura. Na sequência está a Letícia, mulher negra com camisa preta de estampa colorida e saia amarela. Na ponta está a Jô Maloupas, mulher branca com óculos de grau, roupa colorida e shorts preto. A imagem é registro da apresentação em Francisco Morato na 3° Edição da Semana da Consciência Negra. (Foto: Reprodução. Créditos: Anderson Costa)

    Programação Sesc Jundiaí

    • Feira: Mulheres e Resistências

    A feira Mulheres e Resistências busca dar visibilidade ao trabalho de mulheres artesãs e empreendedoras. Nessa segunda edição, além da feira, será promovida uma roda de conversa para que cada participante possa contar um pouco de sua história.

    Durante os dois dias, a DJ Maravilha comandará o som ambiente e, no encerramento, haverá o show do grupo de rap feminista Odisseia das Flores . Com Silvia Marcelino, da Preta Eu; Clarissa Oliveira, da Maria das Três; Flávia Ryssi, da Trança Fios; Jaqueline Diniz, da biojoiasSussuarana; Alcione, da Donate Papel Reciclado; Flávia Cristina, da QuecoLAB; Ariadna Chagas, da Negrita Arteira; Chaiane Mendes, da ChaiChik; Letícia Arruda, da Lapidados Diamantes, Collab, Iolê; e GeorgetteMaloupas (Jô), da Dona Vera Vest.

    • Dias 26 e 27/3, sábado e domingo, das 10h às 16h
    • Local: Terraço Panorâmico
    Confira a programação completa em todas as unidades:

    Basta acessar o link: www.sescsp.org.br/projetos/nos/

    SOBRE O SESC SÃO PAULO

    Prestes a completar 76 anos de atuação em setembro, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no Estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade.

    Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

    São atendidas nas unidades do Estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.

    Deixe um comentário