Saber Incluir arrecada doações do IR 2021: Veja o passo a passo

Braille, logo da Receita Federal e Fundação Dorina, ilustra Saber Incluir arrecada doações do IR 2021
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustra o texto “Saber Incluir arrecada doações do IR 2021” uma fotografia com duas mãos fazendo leitura em braile. Na lateral esquerda da foto, o logo da Receita Federal com a ilustração de um leão, e a frase: Doe até 3% do IR – Imposto de renda 2021. Na lateral direita, o logo da instituição formado pelo nome Fundação Dorina Nowill para Cegos, e um smile (carinha feliz) com óculos escuros. Créditos: Fotografia de TONY REDMOND / REDACCION LC (Rosario – Argentina) / Edição JI

Fundação Dorina Nowill para Cegos recebe doações do Imposto de Renda para o projeto ‘Saber Incluir’

Objetivo com a ação é promover a acessibilidade e capacitar professores da rede pública de São Paulo para o ensino de crianças e adolescentes com deficiência visual

Até o dia 30 de abril, as pessoas físicas que fizerem a declaração do Imposto de Renda no modo completo poderão destinar até 3% do tributo para colaborar com o novo projeto “Saber Incluir”, realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. A instituição destinará os valores arrecadados para promover a acessibilidade e capacitar professores que dão aula para pessoas com deficiência visual.

O projeto “Saber Incluir” oferece, através de plataformas digitais de aprendizagem, a distribuição dos conteúdos voltados à educação e práticas inclusivas. A ação tem como objetivo capacitar cerca de 480 educadores da rede pública do Estado de São Paulo, que poderão participar de 16 palestras e 10 videoaulas  ao longo deste ano. O conteúdo voltado à alfabetização de crianças e adolescentes com deficiência visual possibilita que esses profissionais realizem aulas de forma acessível aos estudantes cegos ou com baixa visão.

Publicidade

A doação por pessoa física pode ser feita na condição de imposto a pagar ou também a restituir, seguindo a porcentagem máxima informada anteriormente. No primeiro caso, o valor doado para a instituição beneficente será abatido da quantia que o contribuinte-solidário teria de pagar. Já no caso da restituição do IR, o donativo será descontado do valor a receber.

Arte da Fundação Dorina, com texto descrito na legenda
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte retangular com fundo amarelo e o texto: Sabia que o seu Imposto de Renda pode ajudar o trabalho de professores da rede pública do Estado de São Paulo, que trabalham com crianças cegas e com baixa visão? Na lateral direita, a foto de uma mulher carregando uma criança com óculos de grau de armação branca. Créditos: Reprodução / Site

Saber Incluir arrecada doações do IR 2021: Confira o passo a passo

Para destinar seu Imposto de Renda como pessoa física basta seguir as instruções abaixo:

1- Após informar as possíveis doações realizadas em 2020 e terminar o preenchimento da sua declaração no modo completo, selecione “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração – ECA”. Clique em “Novo “, escolha:

A- Tipo do Fundo: “Estadual”

B- UF: “São Paulo”

C- CNPJ: 13.885.657/0001-25 (esse número é do CONDECA e será gerado automaticamente)

D- Abaixo do quadro, no canto inferior direito, o próprio programa da Receita Federal indicará o valor disponível para doação. Este valor deverá ser digitado no campo “Valor” para completar a operação. Clique em Ok.

2- Clique na opção “Imprimir” no menu lateral e selecione “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”. O sistema gerará o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, um boleto bancário que deve ser pago até o dia 30 de abril.

3- Envie uma cópia do comprovante de pagamento da DARF para o e-mail: parceria@fundacaodorina.org.br  com o título: Eu apoio o projeto Saber Incluir.

4- Em seguida a Fundação Dorina enviará um modelo de carta para solicitação do recibo de doação junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo.

Logo da Fundação Dorina Nowill para o texto Qualificação profissional para cegos e pessoas com deficiência visual
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem em fundo amarelo com logo da instituição, formado pelo nome Fundação Dorina Nowill para Cegos, e um smile (emoji de carinha feliz) com óculos escuros. Créditos: Divulgação

“Com a nova realidade do ensino a distância, promover a capacitação dos professores para que as aulas sejam inclusivas é fundamental para o acesso à educação. Portanto, o recebimento das doações dos 3% do Imposto de Renda é necessário para executar esta ação. Além disso, é importante ressaltar que a pessoa física não pagará mais imposto com isso. O que acontece é a destinação de parte do IR a pagar, permitindo que o valor seja direcionado para uma instituição social”, explica Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Arte retangular colorida com fundo branco e o texto descrito na legenda, sobre Saber Incluir arrecada doações do IR
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte retangular colorida com fundo branco e o texto: 16 palestras inclusivas a serem realizadas para até 30 educadores de escolas públicas do Estado de São Paulo; 10 vídeoaulas a serem produzidas com conteúdos específicos sobre a deficiência visual e a criança e adolescente em sala de aula; 480 educadores de escolas públicas de São Paulo a serem capacitados. Créditos: Reprodução / site

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Celebrando 75 anos de existência, a Fundação Dorina Nowill para Cegos vem trabalhando para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo, com capacidade de impressão de até 450 mil páginas por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas.

Contando com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar de Marcio Roberto

    Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
    que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
    poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
    utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
    sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
    digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
    Deus nos abençoe.

    1. Avatar de Rafael Ferraz Carpi - Publisher

      Show, Marcio. Feliz por ter ajudado, e que tenha lhe ajudado. Bóra trocar figurinhas. Tens Instagram? Fica mais fácil pra achar meus contatos. @tetraplegic_insta, ou mesmo o @jornalistainclusivo, no Face, IG…etc.

      Gratidão,

      Abraço.

Deixe um comentário