Círculo de Cores expõe 10 telas feitas por pessoas com deficiência

Pessoa pinta com rolo e tinta sobre a mesa, durante oficina Círculo de Cores. Ela está com a cabeça abaixada, tem cabelo preto encaracolado e usa óculos de grau. Em segundo plano há outras pessoas.
As obras foram criadas de forma coletiva na oficina Círculo de Cores, a partir do mergulho em mitos, memórias e do aprendizado e referências visuais. (Foto: Reprodução. Créditos: Divulgação/Instituto Olga)

Mostra com obras produzidas por beneficiários do Instituto Olga acontece nesse sábado (18), em São Paulo; a entrada é gratuita

Instituto Olga, organização que promove eventos e oficinas culturais e esportivas para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, realiza entre março e maio uma exposição de quadros produzidos por beneficiários do Instituto na Oficina Alfredo Volpi. As pinturas são de participantes da oficina Círculo de Cores, que buscava estimular as capacidades motoras e artísticas dos beneficiários da instituição.

Círculo de Cores

O projeto Círculo de Cores foi iniciado em julho de 2022, com os encontros sendo feitos na ACDEM Casa VI – Associação da Casa dos ‘Deficientes’ de Ermelino Matarazzo, localizada na zona leste de São Paulo. A exposição marca o encerramento das oficinas e concretização do trabalho, e permanecerá exposta até dia 6 de maio.

De acordo com Fabiano Almeida, instrutor de artes do projeto, as oficinas procuram explorar uma multilinguagem artística:

“Através de técnicas de pintura e desenho, temos ofertado exercícios, instrumentos e técnicas que colaboram para a materialização das temáticas apontadas em obras de arte. Nesse sentido, os participantes já realizaram estudos sobre cores, linhas, grafismos, e participaram de contações de histórias que dão voz às nossas matrizes africanas e indígenas, por exemplo”, explica.

Ainda segundo o instrutor Fabiano, as oficinas também exploram a possibilidade dos beneficiários se conectarem com suas raízes culturais:

“O projeto Círculo de Cores tem gerado oportunidades aos participantes de refletirem sobre suas histórias pessoais, origens e ancestralidade, o que tem enriquecido aprendizados, trocas e vínculos nas relações entre eles, as famílias e a equipe”, finaliza.

Publicidade

Serviço

Exposição Círculo de Cores

> Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi

> Endereço: Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera, São Paulo/SP, 08210-090

> Data de abertura: Dia 18/03 | A partir das 11h

> Data em cartaz: Até 06/05

> Horários: Terça, quarta e quinta-feira, das 10h às 21h30; Sexta-feira e sábado, das 10h às 18h.

> Entrada: Gratuita.

> Informações: https://oficinasculturais.org.br/atividade/exposicao-circulo-de-cores/

Ficha técnica

Artistas: Participantes da Oficina de artes visuais do Instituto Olga Kos, usuários da ACDEM 6.
Artistas Orientadores: Fabiana Ribeiro e Fabiano Almeida.
Fotografias: Daniel Manoel.
Produção: Deborah Hathner.
Curadoria: Francine Fernandes
Expografia: Fabiano Almeida e Fabiana Ribeiro.
Realização: Instituto Olga Kos.

Sobre o Instituto Olga

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência.

Além disso, parte das vagas de nossos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. Desta forma, pretende-se possibilitar uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência.

Mais informações no site do Instituto neste link .

Deixe um comentário