Casal cria BR Terapeutas, site gratuito para buscar atendimento especializado

Criança em sessão de terapia ocupacional, através da plataforma BR Terapeutas. Está encaixando peças coloridas com auxílio de terapeuta. Seus rostos não aparecem.
“A ideia da BR Terapeutas surgiu quando meu enteado autista precisou de terapia ocupacional e tivemos dificuldade em encontrar perto de casa”, diz criador da plataforma. (Foto: Reprodução. Créditos: Freepik)

Encontre profissionais especializados em atender pessoas com deficiência e cadastre-se gratuitamente como terapeuta da saúde ou educação especializada

Encontrar profissionais da saúde e da educação especialistas em atendimento às pessoas com deficiência (PcDs) costuma ser uma tarefa árdua e desafiadora. A quantidade de informações na internet, nas redes sociais e indicações, acabam dificultando essa busca. Encontrar atendimento multidisciplinar, bastante comum para nesses casos, é ainda mais difícil.

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Atendimento especializado

    Pensando na dificuldade de encontrar especialistas em atender pessoas com deficiência, o administrador Pablo Ortiz e sua esposa Cintia Ortiz, fonoaudióloga e mãe de criança autista, criaram a plataforma BR Terapeutas , conectando pacientes a profissionais de todo o país. A plataforma é a primeira e única que anuncia profissionais da saúde (terapeutas) e da educação especial com foco exclusivo nesse público.

    “O Doctoralia, por exemplo, é para saúde em geral, sem focar num público específico. Não obstante, todas as demais plataformas que você encontra nos mecanismos de busca são focadas na área de emprego para PcDs. Somos os pioneiros e únicos nesse mercado”, garante Pablo Ortiz.

    Como a plataforma funciona

    A BR Terapeutas é uma plataforma totalmente gratuita, tanto para profissionais que desejam divulgar seus serviços quanto para pacientes que buscam atendimento especializado. A plataforma privilegia especialistas em fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, arteterapia, psicologia, psicopedagogia, entre outras áreas, deixando médicos de fora, porque já possuem outras ferramentas à sua disposição.

    A plataforma funciona de forma bastante simples. O profissional da saúde ou da educação especializada se cadastra no site e suas informações aparecem na página de profissionais disponíveis por cidades e na página pessoal desse profissional, dentro da BR Terapeutas. Quando uma pessoa ou paciente precisa de atendimento, ela entra em contato diretamente através do WhatsApp.

    Benefícios aos pacientes e profissionais

    Os benefícios para quem procura um atendimento pela plataforma são explicados a partir da própria experiência do casal, de acordo com Ortiz:

    “Como padrasto de um autista eu sei que, quando há a necessidade de um tratamento multidisciplinar, por exemplo, poder recorrer a plataforma e encontrar vários profissionais facilmente, inclusive perto de casa ou do trabalho. É muito gratificante”.

    O casal também comenta sobre o lado dos profissionais cadastrados e salienta que a BR Terapeutas não interfere na relação paciente/profissional:

    “Notamos que alguns nichos não têm sua devida divulgação na comunidade em geral, principalmente os psicopedagogos e neuropsicopedagogos, categoria que mais cresce na plataforma e que estão ganhando a devida importância que merecem”. 

    Critérios da seleção de profissionais

    Somente profissionais da saúde ou da educação especializada em atender PcDs e que se enquadrem na lista ofertada de 17 profissões podem participar da plataforma:

    “Caso verificarmos que o profissional cadastrado não atende a esse requisito, o mesmo será excluído. Tivemos um caso, por exemplo, de um advogado divulgando serviços para BPC/LOAS como Atendente Terapêutico. Nesse caso tivemos que excluir o mesmo”, revela Ortiz.

    De acordo com o casal, a plataforma aceita profissionais de qualquer parte do país.

    “É como diz nosso logo: ‘Encontre profissionais da saúde e da educação especial que atendem pessoas com deficiência perto de você’. […] Logo, quando profissional e paciente acessam o site, podem escolher o estado, município ou on-line (em alguns casos como psicólogos)”.

    Pablo Ortiz e Cintia, criadores da plataforma BR Terapeutas. Casal faz pose para foto.
    Descrição da imagem #PraGeralVer: Foto colorida, em ambiente externo, com o casal Pablo e Cintia Ortiz, criador da BR Terapeutas. À esquerda está Cintia, mulher branca com cabelos loiros. Ela está com a mão direita no bolso. Abraçado a Cintia e segurando sua mão, está Pablo, um homem branco com cabelo, barba e bigode castanhos. Em segundo há arbustos, pinheiros e o telhado de uma casa. (Foto: Reprodução. Créditos: Divulgação)

    Desafios e perspectivas para o futuro

    A BR Terapeutas é um projeto sem fins lucrativos, e todas as despesas são pagas pelo próprio casal. Para eles, é uma forma de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acessível.

    Entretanto, o principal desafio hoje é divulgar o poder que a plataforma pode proporcionar ao facilitar a vida dessas pessoas. Além disso, conciliar o dia a dia, tarefas de casa, filhos para cuidar, profissão e trabalho voluntário na plataforma também é desafiador.

    “Não obstante, minha esposa é a consultora e a pessoa que dá as ideias enquanto que eu sou o programador que realiza essas ideias. Mas só conseguimos realizar este trabalho no nosso tempo livre. Plataformas como Catho ou Doctoralia são grandes corporações com centenas de consultores e programadores atuando em vários países. A BR Terapeutas é como se fosse ‘um exército de um homem só’ – citando Mocair Scliar –, então é um desafio manter tudo atualizado e funcionado”, diz Ortiz.

    Quanto ao futuro, será lançado o aplicativo para IOS e Android em maio deste ano, que já está em produção, além de incluir mais serviços e tecnologias que facilitem a vida da comunidade PcD.

    “Fazer parcerias com outras empresa também é uma perspectiva para continuar crescendo. Também queremos profissionalizar a empresa, pois todo o trabalho feito é de forma voluntária e com as despesas do nosso bolso”, conclui Pablo Ortiz.

    Encontrar profissionais especializados no atendimento às pessoas com deficiência não precisa ser uma tarefa difícil. Com a BR Terapeutas, a busca se torna mais simples e assertiva. Com uma equipe dedicada e um objetivo em comum, a plataforma veio para transformar a vida dessas pessoas e profissionais especialistas.

    Como nasceu a BR Terapeutas

    A ideia surgiu quando a Cintia, fundadora da plataforma, precisou de terapeuta ocupacional e psicóloga para seu filho, que é autista e enfrentava problemas comportamentais. Eles tiveram dificuldade em encontrar profissionais especialistas em atender crianças com Transtorno do Estectro Autista (TEA) perto de casa, em Porto Alegre (RS). Foi assim que decidiram criar um espaço onde profissionais que atendem pessoas com deficiência pudessem divulgar seu trabalho, facilitando a vida da comunidade PcD.

    A BR Terapeutas foi lançada em julho do ano passo. Conta com o cadastro de aproximadamente 800 profissionais de todo o Brasil e uma média de 3 a 5 novos cadastros por dia. Mensalmente, as páginas pessoais desses profissionais recebem cerca de 5.000 acessos e as páginas das cidades recebem mais de 2.500 vistas. O site também tem um blog que borda diversos temas como a disfagia e outros assuntos.

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn

    Deixe um comentário