Mudanças na isenção do IPI de veículos para PcDs em debate hoje (19)
Em audiência proposta pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), titular da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD), Câmara discutirá mudanças na isenção do IPI de veículos para PcDs, a partir das 13 horas
Nesta segunda-feira (19), às 13h, a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados vai discutir a Medida Provisória 1034/21 ↗, que modificou a concessão da isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na compra de automóveis por pessoas com deficiência. O debate foi proposto pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ).
- Leia também: 10 carros para PCD mais buscados hoje | Notícias
Neste ano, a isenção fica restrita a veículos novos, limitando o valor para compra de carros para PcD ↗ de até R$ 70 mil. Além disso, o benefício só poderá ser usado a cada quatro anos, e não mais a cada dois anos, como era na Lei 8.989/95 ↗. Essas regras têm vigência imediata.
Em contato com a assessoria do deputado Otavio Leite, a informação é que hoje, estima-se que 96% das pessoas com deficiência habilitadas para dirigir tenham a obrigatoriedade de conduzir carros com câmbio automático e direção assistida, seja elétrica ou hidráulica, mais caros do que os com câmbio manual.
“Muitos veículos passam por adaptações, elevando o custo do automóvel, o que não é enfrentado pelo cidadão comum. A isenção do IPI, neste caso, não seria apenas um benefício, mas uma ação afirmativa: a justa compensação pela falta de capacidade do Estado em ofertar um transporte público acessível e adaptado, com linhas adequadas às necessidades desse público”, aponta o deputado.
As mudanças na isenção do imposto visam compensar a redução das alíquotas de impostos (PIS/Pasep e Cofins) sobre o óleo diesel e o gás de cozinha, definida pelo governo em decreto publicado na segunda-feira (1º de março) ↗, e assim cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). ↗
Além de modificar a isenção de imposto sobre veículos adaptados, a MP eleva a tributação de instituições financeiras, da indústria química.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- Um representante do Ministério da Economia;
- A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira;
- O consultor em acessibilidade de veículos para pessoas com deficiência e membro da Comissão de Estudo Especial da ABNT de Fabricação de Veículos Acessíveis, Renato Baccarelli;
- O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Caio Silva Sousa;
- O diretor da Revista Reação/Sistema Reação de Comunicação, Rodrigo Rosso;
- O representante da Adaequare (empresa de adaptação de veículos para deficientes físicos) Carlos Eduardo Silva Bezerra.
A audiência será realizada a partir das 13 horas, no plenário 11.
Os interessados poderão participar do debate pelo portal e-Democracia enviando perguntas, críticas e sugestões. ↗ Além das perguntas, a plataforma permite participar de um chat. Para fazer parte do sistema de “Audiências Interativas”, é necessário criar uma conta no portal da Câmara dos Deputados, com nome, e-mail e senha.
A audiência pode ser acessada no link: edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1779 ↗
Acompanhe a audiência:
Fontes:
- Assessoria Otavio Leite
- Agência Câmara de Notícias
Opa, muito obrigado, Miguel!
Top esse artigo, encontrei por acaso porém me interessou
muito………
Legal, Enzo Melo.
Muito obrigado pelo retorno!
Cheguei neste site por acaso pesquisando outro assunto no
google, gostei muito deste artigo…..Top!!
Olá, Marcos. Tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado.
Volte sempre!!!
=)
Top, encontrei sem querer esse blog e esse artigo aqui,
gostei muito do que lí aqui… Obrigado!