Site Jornalista Inclusivo já está no Ar!

jornalista inclusivo

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Notebook aberto em cima de mesa mostra o layout antigo da página do site Jornalista Inclusivo, no Facebook. Na fotografia é possível ver as mãos e braços de um homem que utiliza o computador. Fim da descrição. (Foto: Shutterstock. Créditos: Edição)

Site Jornalista Inclusivo propõe notícias sobre inclusão e diversidade com parcerias de profissionais da saúde, direito, artes e outras áreas

O site Jornalista Inclusivo – Acessibilidade & Inclusão através da Informação é um projeto do profissional de Comunicação Social Rafael Ferraz Carpi , jornalista tetraplégico e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência.  

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Como nasceu o projeto?

    Depois de três anos divulgando conteúdo de interesse público sobre o universo das pessoas com deficiência, nas redes sociais , o site JornalistaInclusivo.com chega na web com diferenciais.

    Afim de aumentar o alcance, e levar informações de qualidade a mais pessoas, a linha editorial do site conta com as seguintes seções:

    Jornalista Inclusivo e os Direitos da Pessoa com Deficiência

    Inicialmente, a seção de Notícias traz os principais acontecimentos que envolvem essa parcela da população, em todos os âmbitos, seja na Política, Economia, Saúde e Jurisdição, entre outras.

    Na sequência, para a produção de conteúdos de qualidade, o Jornalista Inclusivo conta com a a Advogada Dra. Viviane Guimarães, coordenadora do Comitê de Crise para Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o enfrentamento da Covid-19, em Pernambuco.

    Especialista em Direito à Saúde e da Pessoa com Deficiência, Dra. Viviane fica responsável pela seção de Direitos, com o canal “Advogada Responde” – tirando as principais dúvidas dos leitores.

    Duas versões da identidade visual do Site Jornalista Inclusivo
    Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Imagem dividida ao meio mostra as duas identidades visuais do projeto Jornalista Inclusivo, antes e depois do lançar este site. A primeira imagem, versão antiga, em fundo cinza e texto cinza escuro traz símbolos de acessibilidade na cor azul. A segunda imagem mostra versão atual, em fundo preto e texto branco, com o pictograma de um cadeirante segurando um celular em azul mais claro, ícones e links das redes sociais, e os nomes dos canais de Podcast e Vídeo, respectivamente RodaCast e Mau Exemplo de Superação. Fim da descrição | Imagem: Divulgação

    Artigos de especialistas engajados

    Seguindo, então, com parcerias indispensáveis para garantir a qualidade das informações, os artigos são produzidos por profissionais engajados nas causas e lutas das pessoas com deficiência.

    É o caso da Psicóloga e Doula Acessível em LIBRAS, Rafaela Costa. Com vasto currículo universitário e especializações nas áreas da Psicologia, Pedagogia e Educação Inclusiva, Rafaela assina os textos da coluna “Recortes da Psicologia Inclusiva”.

    Da área da saúde, a Fisioterapeuta Neurofuncional, Carol Nunes mostra seu conhecimento em “Sem Filtro & Com Afeto”.  Muito além da Fisioterapia com diversas especializações, ela é estudiosa de causas contra o capacitismo, e envolvida em redes de apoio de mães Atípicas.

    Quem também faz parte da equipe, contribuindo com artigos sobre Moda Inclusiva, é Belly Palma. Formada em Administração, Belly é Gestora do programa de Moda Inclusiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcd).

    Na sequência, reforçando a veia jornalística do site, o Paratleta e estudante de Jornalismo, Murilo Pereira faz parte do time com artigos sobre Paradesporto. Na coluna “Sem Barreira”, ele também vai somar com experiências de viver com Paralisia Cerebral.

    Assim, cada um vai contribuir com sua visões, percepções e aprendizados do dia a dia, os quais vão muito além de questões técnicas ou teóricas da profissão, mas de vivências e experiências ricas em conteúdo humano.

    Canal de Podcast e Videocoluna

    Canal Rodacast - Site Jornalista Inclusivo
    Descrição da Imagem: #PraCegoVer - Imagem retangular com fundo degrade em azul e branco com o título Jornalista Inclusivo, o logo do site, do lado esquerdo, formado pelo símbolo de acessibilidade, que é um cadeirante, mas com um celular na mão, e o nome Rodacast. Fim da descrição | Imagem: Divulgação

    Geralmente dizemos que um diferencial é “a cereja do bolo”, certo? Então, este é um bolo de cereja. Afinal, um jornalista tetraplégico, ao lado de profissionais de áreas diretamente ligadas à pessoa com deficiência, formam um time diferenciado.

    E o mesmo acontece com os canais RodaCast e Mau Exemplo de Superação.

    Artista independente já conhecido na comunidade artística, entre ativistas dos direitos da pessoa com deficiência, o cantor e compositor Dôdi vai comandar os episódios do seu podcast “Na Escuridão da Luz”.

    Ainda no RodaCast – Seu Canal de Podcast Acessível & Inclusivo, a jornalista, radialista e analista de mídias sociais, Luna Frausto apresenta o podcast “Desafios da Tetraplegia“, com bate-papos sobre o mais desafio da sua vida: 

    Acompanhar as vitórias, dúvidas e descobertas ao lado do seu marido Erik, que está tetraplégico há menos de um ano.

    Os episódios do RodaCast disponibilizados aqui no site, são distribuídos nas principais plataformas de podcast: Anchor, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Breaker, RadioPublic e Pocket Casts.

    Finalmente, com vídeos bem humorados, chutando pra bem longe os preconceitos e desrespeitos contra qualquer pessoa, Paulo Fabião promete causar com seu “Mau Exemplo de Superação”.

    Fabião também é jornalista, escritor e comediante de stand-up. E os vídeos gravados para o Jornalista Inclusivo são publicados em nosso canal do YouTube.

    Mau Exemplo de Superação, com Paulo Fabião
    Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia do Paulo Fabião segurando um microfone e sentado na cadeira de rodas. Como efeitos gráficos de computador, ele tem chifres vermelhos e uma auréola dourada, com chamas de fogo atrás dele. No canto inferior esquerdo está o nome da vídeocoluna Mau Exemplo de Superação, por Paulo Fabião. (Créditos: Edição)
    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Este post tem 3 comentários

    1. Avatar de pjessyrs
      pjessyrs

      Estou encantada pelo site! Excelente conteúdo e com recursos acessíveis. Esse é o verdadeiro jornalismo, trazendo a informação ao alcance de todos. Parabéns!!!

    Deixe um comentário