Carnaval Acessível de SP: Sambas-enredo em Libras e audiodescrição ao vivo em 2023

Homem com deficiência visual na fila do Carnaval Acessível de SP, para receber fone de ouvido disponibilizados pela SMPED para acompanhar a audiodescrição dos desfiles.
Pessoas com deficiência visual e auditiva podem curtir o carnaval acessível de SP no sambódromo ou no YouTube. (Foto: Editada. Créditos: Fábio Nunes)

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência segue promovendo acessibilidade nos desfiles do Sambódromo do Anhembi

A cidade de São Paulo vai mais uma vez garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência na maior festa cultural do país. Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, os desfiles do Sambódromo do Anhembi também serão acessíveis para pessoas com deficiência auditiva e visual, em parceria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) e a São Paulo Turismo (SPTuris).

• Índice do conteúdo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Carnaval Acessível de SP

    Além do já tradicional ‘Samba com as Mãos’, que disponibiliza para a comunidade surda os sambas-enredo traduzidos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a SMPED oferece, pelo sexto ano, a audiodescrição dos desfiles. 

    A novidade desta edição é que, além das escolas do Grupo Especial, as agremiações do Grupo de Acesso I também terão seus desfiles com audiodescrição ao vivo. Assim, pessoas com deficiência visual e cegas poderão acompanhar o espetáculo.

    Acessibilidade nos desfiles

    A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que fornece detalhes sobre imagens, expressões faciais, figurinos, cenários e qualquer outra informação visual que componha o contexto a ser descrito. O serviço será operacionalizado através da cabine instalada no Sambódromo, onde a pessoa audiodescritora transforma o visual do desfile em verbal. A transmissão acontece em tempo real pelo canal do YouTube da secretaria (youtube.com/@smpedsp ).

    A preparação para a audiodescrição acontece bem antes do dia dos desfiles. A pessoal profissional audiodescritora realiza uma pesquisa e recebe um material referente à cada escola de samba, com detalhes do que será apresentado na avenida. Assim, ela tem condições de enriquecer a descrição com a história da escola, dos sambas-enredo e das demais informações sobre o que será apresentado no Anhembi.

    O recurso também estará disponível no Desfile das Campeãs, no dia 25 de fevereiro.

    Samba com as Mãos

    A iniciativa, que teve sua estreia em 2016, disponibiliza vídeos com a tradução em Libras dos sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial e Grupo de Acesso I de São Paulo. O objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva.

    Ao todo, foram 22 sambas traduzidos ― com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e pessoas surdas. As gravações aconteceram no início de janeiro, em um estúdio montado na SMPED.

    Foto do telão no carnal de 2022, com intérprete tradutor de Libras e carro alegórico da Escola de Samba Mancha Verde, em segundo plano.
    Descrição da imagem #PraGeralVer: Foto colorida mostra um telão no Sambódromo do Anhembi, com tradutor intérprete de Libras, no Carnaval Acessível de São Paulo, edição 2022. Em segundo plano, um dos carros alegóricos da Escola de Samba Mancha Verde. (Foto: Edição de arte. Créditos: Fábio Nunes/SMPED)

    Antes da etapa de gravação, há a fase de pesquisa e interpretação. É necessário um estudo e empenho específico nesse tipo de tradução, já que os sambas-enredo muitas vezes usam palavras de origem africana e ditos populares, o que exige da pessoa tradutora um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca e o contexto se mantenha. O projeto é acompanhado por pessoas surdas até a sua conclusão.

    O evento de lançamento aconteceu no dia 29 de janeiro, na Mancha Verde (campeã do Carnaval de 2022), e contou com ensaio, exibição do samba da escola em Libras, representantes tanto da SMPED como da Liga-SP e um grande grupo de pessoas com deficiência.

    Desde então, os vídeos com as traduções passaram a ser divulgados nas redes sociais da SMPED (Youtube, Instagram, Facebook). O objetivo é que, até o dia dos desfiles, a comunidade surda já tenha acesso a todos os conteúdos.

    Publicidade

    Luta pela Inclusão Social

    Este ano, a escola de samba do Grupo de Acesso II, Camisa 12, levará para a avenida a luta pela inclusão no Brasil. Com o cantor e compositor Dudu Nobre no time, o samba-enredo tem como título “Da Inclusão à Superação, Todos Somos Iguais. Sou um Campeão.”

    A agremiação disponibilizará, em parceria com a SMPED e de forma inédita, intérpretes de Libras que traduzirão o samba-enredo durante todo o desfile no caminhão, ao lado dos músicos. A Camisa 12 é a 11ª escola a desfilar no sábado (11). A entrada para as arquibancadas é gratuita.

    Deixe um comentário

    Este post tem 3 comentários

    1. Avatar de Andreza
      Andreza

      Sensacional esse trabalho e totalmente necessário.
      Creio que deveria ser assim em todos os seguimentos!!!

      1. Avatar de Redação
        Redação

        Oi, Andreza. Tudo bem?
        Concordamos 100% com você!
        Obrigado pela companhia.
        😊🥳