Controle o celular sem usar a mão

Arte com foto do Dôdi usando o Colibri para que a pessoa com deficiência controle o celular sem usar a mão.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte colorida, com foto, logos e sobreposição do texto: “Controle o celular sem usar a mão”, na lateral direita. Acima do título está o nome do músico Dôdi e abaixo a logo do Colibri. No canto esquerdo superior está a logo do Jornalista Inclusivo e abaixo aparece a informação 6º episódio. A fotografia, com filtro degradê rosa na lateral esquerda e azul na direita, mostra o Dôdi cantando. Tem pele branca e barba, bigode e cabelos castanhos claros. Está com o dispositivo Colibri, na cor amarela, acoplado em seus óculos. À sua frente há um microfone. No rodapé está escrito RodaCast. (Foto: Reprodução. Créditos: Edição)

Colibri é um mouse de acoplar nos óculos, permitindo que a pessoa controle o celular sem usar a mão; funciona também em tablets e computadores

O RodaCast – Seu Canal de Podcast Acessível & Inclusivo segue na 2ª temporada da série “Na Escuridão da Luz”, comandada pelo músico e desenvolvedor de sistemas Dôdi. Neste episódio, o cantor e compositor que perdeu os movimentos após uma lesão medular, mostra como controlar dispositivos eletrônicos sem usar as mãos.

Tetraplégico desde 2009, Dôdi sempre pesquisou tecnologias que facilitassem nas suas atividades do dia a dia, para trabalhar, para o lazer ou gravar suas composições e até na criação do próprio site, onde disponibiliza todas as suas músicas para download totalmente gratuito.

Com a evolução de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, um mouse de cabeça para controlar dispositivos eletrônicos é grande aliado da acessibilidade digital na web, sites e aplicativos, como complemento tecnológico fácil de adquirir e utilizar no dia a dia. 

Para nossa felicidade, recentemente circulou em grupos do WhatsApp, o vídeo de uma pessoa usando um óculos colorido e controlando o celular com os movimentos da cabeça. O autor desse post que viralizou é o Adriano Assis, CEO e fundador da startup TiX – Tecnologia Assistiva, sediada em Belo Horizonte (MG).

A TiX desenvolveu, entre outras ferramentas, o Colibri: um dispositivo sem fios para que a pessoa com pouca mobilidade, que não pode usar as mãos, consiga controlar celulares, tablets e computadores apenas com movimentos da cabeça e o piscar dos olhos.

O Colibri é capaz de captar movimentos intuitivos para controlar o ponteiro do mouse com precisão. Além de prático, o mouse de cabeça é leve, tem bateria recarregável e não precisa instalar nada no computador ou celular. Basta parear com o bluetooth e começar a usar.

Para saber mais, acesse a matéria sobre o Colibri: Mouse de cabeça permite controlar celular, tablet e computador sem usar as mãos, assista este episódio no YouTube ou acesse o site da empresa .

Douglas “Dôdi” Jericó

Paralelo às atividades como IT Specialist na IBM, Dôdi iniciou na música desde muito antes da queda que o deixou tetraplégico. Ele iniciou no violão quando tinha oito anos de idade, fez aulas de canto e começou a compor. Hoje, com cerca de 300 composições autorais, tem em sua discografia diversos EPs e singles.

Antes da tetraplegia, se apresentou entre 1997 e 2005, com diversos vídeos e músicas na web e foi finalista do Reality Show Popstars (2003/SBT). Após a lesão medular realizou apresentações e shows, entre 2014 e 2019.

Desde 2010, já contou sua história em canais como TV Record, Bandeirantes, Rede TV, Jornal O Estado de SP, revistas Incluir e Veja, entre outras. Outro marco em sua carreira, em 2014, Dôdi foi o primeiro tetraplégico brasileiro a lançar um trabalho autoral musical no Brasil.

Dôdi participou do TEDxMacedo, na primeira edição de 2021, que abordou o tema Ideias Sobre Masculinidades, continuando a conversa sobre equidade de gênero, iniciada na edição do TEDxMacedoWomen 2020.

Navegue nos episódios do Podcast do Dôdi
Picture of Dôdi (Podcaster)
Dôdi (Podcaster)

Douglas "Dôdi" Jericó é formado em Processamento de dados, Bacharel em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. IT Specialist na Kyndryl/IBM Brasil, músico, cantor e compositor com repertório nas principais plataformas internacionais de streaming. Dôdi está tetraplégico desde 2009, é palestrante e responsável pelos podcasts no canal RodaCast.

• Siga nas redes sociais: