Aceitação do tetraplégico raiz

Foto do Dôdi, de barriga pra cima e cabeça pra trás. Texto: RodaCast - Aceitação do Tetraplégico Raiz.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida ilustrando o podcast “Aceitação do Tetraplégico Raiz”, título sobreposto à imagem. Na fotografia, Dôdi está deitado com a barriga pra cima e a cabeça para trás, sem camiseta. Ele é tetraplégico, com pele branca e cabelos loiros. Na arte aparecem os logos: Jornalista Inclusivo, Dôdi, RodaCast e a informação: 5º episódio. Créditos: Edição JI

Como a aceitação garante uma vida repleta de possibilidades positivas

Depois das merecidas e extensas férias, o RodaCast está de volta com o podcast do Dôdi – cantor e compositor, que apresenta o 5º episódio da temporada da série “Na Escuridão da Luz”.

Dôdi fala em encarar os desafios no dia a dia e vai além: “Se você consegue enxergar a nobreza das dificuldades da vida, você está pronto para qualquer coisa”, garante o músico, tetraplégico há 12 anos.

“A aceitação da nova condição diante a perda dos movimentos do corpo, em frente a realidade de não existir cura para as sequelas da lesão medular, talvez seja o principal caminho para ser lançado a uma nova vida repleta de possibilidades positivas”, sugere ele.

Por outro lado, o Especialista em TI é realista: “É claro que as possibilidades negativas estarão presentes com ou sem essa aceitação, e esse é o ponto de reflexão desse meu novo podcast, para o RodaCast, by JornalistaInclusivo.com”.

Paralelo às atividades como IT Specialist na IBM, Douglas “Dôdi” Jericó é músico desde muito antes da queda que o deixou tetraplégico, em 2009. Iniciou no violão quando tinha oito anos, fez aulas de canto e começou a compor. Hoje, com cerca de 300 composições autorais, tem uma discografia de 8 álbuns e 4 singles lançados.

Antes da tetraplegia, Dôdi se apresentou entre 1997 e 2005, com diversos vídeos e músicas na Internet e foi finalista do Reality Show Popstars (2003/SBT). Após a lesão medular completa, na região cervical fez diversas apresentações e shows, de 2014 a 2019.

Desde 2010, já contou sua história em canais como TV Record, Bandeirantes, Rede TV, Jornal Estado de SP, revista Incluir, Veja entre outras. Outro marco em sua carreira, em 2014, Dôdi foi o primeiro tetraplégico brasileiro a lançar um trabalho autoral musical no Brasil.

No último sábado (11), Dôdi participou do TEDxMacedo ↗, na primeira edição do ano de 2021, que abordou o tema Ideias Sobre Masculinidades, continuando a conversa sobre equidade de gênero, iniciada na edição do TEDxMacedoWomen 2020.

TEDx é um programa de eventos locais auto-organizados que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante a conferência TED. O evento é chamado TEDxMacedo, onde x = evento TED organizado de forma independente. No evento TEDxMacedo, o vídeo do TED Talks e os palestrantes ao vivo são combinados para estimular discussões e conexão em um pequeno grupo.

Assista no canal do evento no YouTube ↗.

Navegue entre os episódios do Podcast do Dôdi
Dôdi (Podcaster)

Dôdi (Podcaster)

Douglas "Dôdi" Jericó é formado em Processamento de dados, Bacharel em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. IT Specialist na Kyndryl/IBM Brasil, músico, cantor e compositor com repertório nas principais plataformas internacionais de streaming. Dôdi está tetraplégico desde 2009, é palestrante e responsável pelos podcasts no canal RodaCast.

• Siga nas redes sociais: