Como um músico tetraplégico compõe?

Banner em tons de cinza e azul, descrito na legenda.

No 4º episódio da 2ª temporada de “Na Escuridão da Luz”, Dôdi fala sobre suas canções e mostra como um músico tetraplégico compõe

Cadeirante há 12 anos, o artista independente Dôdi, analista de sistemas, explica como um músico tetraplégico compõe. Criador da série “Na Escuridão da Luz”, ele fala sobre seu trabalho autoral e relembra desde as composições do seu primeiro álbum, até as mais atuais.

Músico desde os 9 anos de idade, hoje com 39, Dôdi tem em seu repertório um disco profissional, lançado em 2013, cinco EP’s e seis singles. Neste episódio, para apresentar as músicas ele usa seu site (zakisdodi.wixsite.com/website ), onde é possível acessar as letras e fazer download gratuito das canções.

Enquanto lembra das composições e inspirações, o compositor conta sobre particularidades, e fala da época em que ficou internado, quando lesionou a medula. Inclusive, o álbum “…e adeus Carina”, não se trata de uma mulher chamada Carina, mas sim o respirador – geralmente utilizado por pessoas com lesão medular cervical.

Antes de entrar em detalhes sobre as composições e gravações, Dôdi, que não tem movimentos dos ombros para baixo, explica como utiliza o computador e o quanto a acessibilidade digital foi determinante para voltar a trabalhar, criar, compor e muito mais.

Douglas “Dôdi” Jericó é formado em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. Atualmente trabalha na IBM Brasil como IT Specialist. Como músico, antes de ficar tetraplégico, se apresentou entre 1997 e 2005, com diversos vídeos e músicas na Internet. Dôdi também foi finalista do Reality Show Popstars (2003/SBT). 

Após a lesão medular completa, na região cervical – como conta no podcast -, Dôdi também fez diversas apresentações e shows, em cadeira de rodas e acompanhado por bandas, de 2014 a 2019. 

UM CANAL PODCAST EM PLATAFORMAS DE ÁUDIO E AGORA EM VÍDEO

Essa segunda temporada do RodaCast ganhou versão em vídeo para que pessoas surdas e com deficiência auditiva possam ativar as legendas automáticas e ter acesso ao conteúdo.

Os podcasts podem ser acessados aqui em nosso portal jornalistainclusivo.com/rodacast, no site anchor.fm/rodacast , no Spotify e outras plataformas de streaming, além do link na bio do nosso Instagram @JornalistaInclusivo , no YouTube (bit.ly/YoutubeJornalistaInclusivo ) e também no Facebook .

Quem quiser participar ou sugerir um tema é só entrar em contato. Envie sua mensagem nas redes sociais @jornalistainclusivo, na área de contato do site, ou no e-mail: contato@jornalistainclusivo.com

Navegue nos episódios do Podcast do Dôdi
Picture of Dôdi (Podcaster)
Dôdi (Podcaster)

Douglas "Dôdi" Jericó é formado em Processamento de dados, Bacharel em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. IT Specialist na Kyndryl/IBM Brasil, músico, cantor e compositor com repertório nas principais plataformas internacionais de streaming. Dôdi está tetraplégico desde 2009, é palestrante e responsável pelos podcasts no canal RodaCast.

• Siga nas redes sociais: