Banco digital lança cartões acessíveis em braille para pessoas cegas

Arte com texto à esquerda: “NuBraille”. Imagem das versões do cartão nas cores rouxa e cinza. Texto: “Cartões acessíveis em Braille”. À direita, foto de garoto com óculos escuros segurando e apontando para o novo cartão acessível com expressão de surpresa.
Grupo de afinidade de PCDs do Nubank ajudou no desenvolvimento dos cartões acessíveis em braille nas versões PF e PJ. (Imagem: Edição de arte. Foto: Stockking/Freepik)

Nubank anuncia recurso para clientes com deficiência visual que utilizam o sistema em Braille; funcionalidade está disponível para os cartões roxinho (Gold e Platinum) e PJ 

Depois da primeira maquinha de cartão acessível lançada na Reatech 2022, e do Touch Card da Mastercad, em 2021, agora é a vez do Nubank apresentar interesse em clientes com alguma deficiência visual. A plataforma digital de serviços financeiros lançou o seu próprio cartão com informações grafadas em Braille.

Vale lembrar, que a Lei nº 13.835/2019 , altera a Lei nº 10.098/2000 para “assegurar às pessoas com deficiência visual o direito de receber cartões de crédito e de movimentação de contas bancárias com as informações vertidas em caracteres de identificação tátil em braile.”

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Cartões acessíveis em braille

    O NuBraille está disponível tanto para pessoas físicas como para clientes PJ, trata-se de um cartão inédito no mercado mundial, em que o primeiro nome do usuário (ou nome da empresa) e os quatro últimos dígitos são impressos em Braille diretamente no cartão, facilitando a sua identificação e a autonomia dos clientes.

    A funcionalidade tem o propósito de dar acesso e aumentar a praticidade para pessoas cegas ou com baixa visão que utilizem o Nubank e está disponível nos cartões “Roxinho” nas versões Mastercard gold e platinum.

    Além disso, segundo assessoria de imprensa, uma edição limitada de um kit de boas-vindas com chip de áudio será enviado para as 5 mil primeiras pessoas que solicitarem o NuBraille.

    Todos os outros novos cartões NuBraille serão enviados com um QR code que contém instruções explicando como desbloquear o cartão e também como criar cartões virtuais no canal do Nubank no YouTube .

    Como solicitar o NuBraille

    Por enquanto, clientes cegos ou com baixa visão que já possuem um cartão Nubank podem solicitar o NuBraille entrando em contato com o nosso time de atendimento para fazer a substituição, direto pelo telefone 0800 608 6236. Para novos clientes, o NuBraille será oferecido logo no início do processo de pedido do cartão, identificando pessoas que usam leitores de tela.

    Nome impresso em Braille

    “Entendemos a extrema importância e relevância de ter o nome de uma pessoa ou de sua empresa impressos em Braille no cartão do Nu, afinal reforça o sentimento de pertencimento e inclusão. O NuBraille dá autonomia aos nossos clientes cegos ou com baixa visão e facilita a identificação de diferentes cartões, e esse é apenas o início para uma experiência cada vez mais acessível”, comenta Rusen Baragiola, responsável pela área de cartões do Nubank.

    Publicidade

    O que muda com o NuBraille?
    • Mais fácil de pedir: agora é possível identificar pessoas que usam leitores de tela para oferecer um cartão em braille logo no início do processo de pedido do cartão, melhorando a experiência do cliente;
    • Kit de boas-vindas acessível: um kit de boas-vindas com letras grandes, em Braille e um QRcode que leva o cliente a instruções audiovisuais no nosso canal do Youtube, com vídeos que explicam como desbloquear o cartão e também como criar cartões virtuais;
    • Cartão acessível e personalizado: o cartão possui o primeiro nome do cliente (ou nome da empresa, caso seja PJ) com até 11 dígitos e os quatro últimos dígitos do cartão impressos em braille diretamente no cartão. O nome é sempre escrito com letras minúsculas, sem número e sem caracteres especiais. 

    Para quem não é cliente, o fluxo não muda: basta baixar o app e pedir seu cartão. A diferença é que o Nu vai identificar quem desses novos clientes usam leitores de tela do app e, para eles, aparecerá uma tela customizada dando a opção de pedir o cartão em Braille.

    Equipe NuPlural

    O NuBraille foi desenvolvido com a colaboração dos próprios funcionários da empresa e com o apoio do NuPlural, grupo de afinidade de pessoas com deficiência  do Nubank. A expectativa é que o novo cartão seja um molde para uma experiência ainda mais inclusiva e que se expanda para outros produtos e serviços do Nu.

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn

    Deixe um comentário