Teletrabalho para PCDs da Petrobras é aprovado pela diretoria executiva

Homem em cadeira de rodas, usando crachá da Petrobras, conversa com outro funcionario da empresa. Imagem ilustra adesão ao teletrabalho para PCDs da Petrobras.
Será voluntária a adesão do teletrabalho para PCDs da Petrobras, que poderão optar pelo modelo a qualquer tempo, bem como retornar ao modelo híbrido ou presencial. (Foto: Francisco Souza)

Segundo nota à imprensa, foi aprovado o modelo de teletrabalho integral de cinco dias para trabalhadoras e trabalhadores com deficiência da Petrobras

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou na última quinta-feira (13/4), em caráter piloto, a possibilidade do teletrabalho de cinco dias da semana para todas as pessoas com deficiência registradas como funcionárias na companhia, conforme previsto na legislação que trata sobre Pessoas com Deficiência (PCDs) e com base na análise da área de Saúde da empresa.

Publicidade

Teletrabalho para PCDs da Petrobras

A partir do próximo dia 1º de maio, o público elegível – PCDs incluídas no cadastro da Petrobras que atuam em regime administrativo – já poderá solicitar esse modelo alternativo de teletrabalho. 

A decisão da Diretoria Executiva, de acordo com a assessoria de imprensa , foi subsidiada pelo trabalho de um grupo composto por representantes das entidades sindicais, pessoa com deficiência, responsável por pessoa com deficiência, Gabinete da Presidência, área de Saúde e RH. 

“Entre os compromissos que assumimos na nossa gestão, o olhar para as pessoas ocupa o espaço mais nobre. Como empresa, temos o dever de escutar e cuidar, empenhados em conciliar as necessidades do negócio e as demandas individuais. Por isso, aprovamos um modelo piloto de teletrabalho de cinco dias na semana para as pessoas com deficiência. Uma Petrobras mais diversa e inclusiva é também uma Petrobras mais forte e melhor para se trabalhar”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates

Modelo de teletrabalho integral

A adesão à proposta de teletrabalho integral será voluntária. A pessoa empregada pela empresa precisa atuar no regime administrativo e poderá optar pelo modelo a qualquer tempo, bem como poderá retornar ao modelo híbrido ou presencial a qualquer momento. 

Em nota, a Petrobras afirma que “o olhar para a pessoa com deficiência tem ganhado um espaço cada vez maior na empresa”. Nos últimos dois anos, a petrolífera desenvolveu um plano de Melhoria da Acessibilidade, com mais de 80 ações implementadas, considerando adaptações em ambientes físicos, recursos tecnológicos e campanhas de sensibilização.

Além disso, recentemente, a empresa ampliou de 5% para 8% a reserva de vagas em processo seletivo público, como forma de aumentar a representatividade no efetivo. Com a possibilidade do teletrabalho de 5 dias da semana para esse público, a empresa também busca aumentar a atratividade nos próximos processos seletivos. 

Publicidade

Lei de Cotas: Ação afirmativa ainda necessária

A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei 8.213/1991) , instituída no Brasil há mais de 30 anos, é um marco importante para promover a inclusão e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho formal. A recente aprovação pela Diretoria Executiva da Petrobras reforça o compromisso da empresa com a inclusão e diversidade.

A decisão da Petrobras reflete o reconhecimento da importância de garantir condições de trabalho acessíveis e inclusivas para pessoas com deficiência. O teletrabalho é uma alternativa que oferece flexibilidade e autonomia para esses profissionais, contribuindo para sua plena participação no trabalho.

Além disso, a adesão voluntária ao teletrabalho e a possibilidade de retornar ao modelo presencial ou híbrido a qualquer momento demonstram a preocupação da empresa em conciliar as necessidades do negócio com as demandas individuais de seus funcionários com deficiência.

A Lei de Cotas é uma medida importante para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal no Brasil. No contexto nacional, essa lei é uma ferramenta fundamental para promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação e o preconceito contra as pessoas com deficiência. Ao estabelecer uma reserva de vagas, a lei cria oportunidades para que essas pessoas ingressem no mercado, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A iniciativa da Petrobras precisa servir de exemplo, estimulando outras organizações a adotarem medidas similares e promoverem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal do Brasil.

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário