Como é retratada a deficiência auditiva no entretenimento e por que isso é importante?

Imagem com título Novembro Laranja 2022, foto de Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), atriz Rose Ayling-Ellis com a boneca Barbie, Emilia Jones interpretando Ruby e ilustração da Sueli (Turma da Mônica).
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte colorida com fotos e texto: “Novembro Laranja 2022”. À esquerda, imagem do ator Jeremy Renner no papel do Gavião Arqueiro, personagem do filme Vingadores, da Marvel. Ao lado, a atriz surda Rose Ayling-Ellis segura a primeira boneca Barbie que usa aparelho auditivo. Na sequência, a atriz Emilia Jones no papel da personagem Ruby, protagonista do filme No Ritmo do Coração. Por último, a personagem surda Sueli, da Turma da Mônica. (Imagem: Edição de arte)

Com personagens como Barbie surda, na Turma da Mônica e Vingadores, a campanha Nacional de Alerta ao Zumbido revela a preocupação do setor cultural com cuidados, acessibilidade e inclusão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um dado alarmante no Dia Mundial da Audição – 03 de março –, que pode ter graves consequências na saúde física e mental, na educação e perspectivas de emprego. No mundo todo, mais de 1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos de idade podem perder a audição devido à exposição prolongada e excessiva a música alta e outros sons recreativos.

Em 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontou que o Brasil tinha 2,3 milhões de pessoas com 2 anos ou mais de idade com deficiência auditiva . Naquele ano, havia 31 mil crianças de 2 a 9 anos de idade com deficiência auditiva e 1,5 milhão de pessoas com 60 anos ou mais tinham essa deficiência.

Todo dado relacionado a surdez e deficiência auditava, sempre reforça a importância de campanhas de conscientização e de prevenção ao longo do ano em todo o mundo. Em novembro, no Brasil, não é diferente.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Combate à surdez e conscientização do zumbido

    Enquanto celebramos o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez , em 10 de novembro, outra importante campanha de saúde ganha vez no dia seguinte, conhecida como Novembro Laranja: o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido. Tal condição afeta 28 milhões de pessoas só no Brasil, segundo a OMS.

    Em país com mais de 48 milhões de pessoas com algum tipo de perda auditiva, é muito importante apoiar e cobrar por uma maior representatividade em séries, filmes, HQ’s e outras produções do universo do entretenimento. E isso tem sido cada vez mais frequente dentro e fora do país.

    Deficiência auditiva no entretenimento

    Em 2022, a campanha Nacional de Alerta ao Zumbido ganha novos contornos com a movimentação do setor cultural em torno da pauta. Com produções e novos personagens, a perda auditiva é retratada em seus diferentes estágios, alcançando um público de todas as idades para debater sobre a necessidade de cuidar da saúde dos ouvidos.

    Empresária do setor de aparelhos auditivos , Danielle Guieiro revela que 87% das pessoas que sofrem com problemas de audição, não buscam essas soluções para melhorar a escuta. “Claro que a questão econômica interfere, pois muitas empresas não praticam preços populares”, reconhece.

    Importância da representatividade

    CEO da rede de franquias Audição de Todos, que atua na venda e implantação de aparelhos auditivos a preços acessíveis, Danielle explica a importância das produções culturais retratarem pessoas com deficiência auditiva, incentivando os cuidados e contribuindo com a quebra de estereótipos para fomentar a inclusão social.

    Imagem com título Novembro Laranja 2022, foto da orelha de pessoa idosa com aparelho de surdez. Deficiência auditiva no entretenimento - Novembro Laranja e a conscientização do Zumbido.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida e texto, à esquerda: “Novembro Laranja 2022”. À direita, a fotografia mostra em detalhes a orelha de pessoa idosa com aparelho auditivo. A foto foi tirada com a pessoa de costas, que tem cabelos curtos grisalhos. (Imagem: Edição de arte. Foto: Shutterstock)

    “O que mais vemos todos os dias em nossas unidades são as pessoas com receios dos preconceitos. Elas temem que o aparelho possa fazer com que a sociedade as exclua de certo modo; mas a sociedade tem evoluído na frente da inclusão e na popularização da pauta da deficiência auditiva. Por isso é importante que as pessoas possam se ver representadas e abraçadas pela sociedade em todos os níveis, como nas produções culturais”, conclui.

    Confira abaixo alguns exemplos de personagens e produções que contribuem com a representatividade da deficiência auditiva no universo do entretenimento.

    Publicidade

    Turma da Mônica

    Em maio de 2022, a famosa e inclusiva “Turma da Mônica” ganhou sua primeira personagem com deficiência auditiva, uma menina de 9 anos chamada Sueli. Fã de esportes, a personagem foi criada de modo comemorativo durante a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, a partir de uma parceria entre os estúdios Maurício de Sousa Produções e a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC São Paulo.

    No Ritmo do Coração

    Em 2022, o Oscar premiou como melhor filme o longa-metragem No Ritmo do Coração (CODA), que conta a história de uma jovem que integra uma família de pessoas com deficiência auditiva e é a única que não possui a deficiência. A jovem Ruby é a intérprete de seus familiares e ajuda na organização dos negócios da família, apesar de ter o sonho de conquistar uma carreira no universo da música. Foi a primeira vez que o prêmio foi concedido a uma trama com abordagem inclusiva tão forte.

    Gavião Arqueiro - Vingadores

    A série Gavião Arqueiro, lançada no final de 2021, retrata de modo aprofundado a perda auditiva do herói e suas batalhas contra Echo, uma vilã que tem deficiência auditiva e é líder da Tracksuit Máfia. A série é a primeira produção da Marvel a trazer a deficiência auditiva como plano de fundo. Ao longo da série, o Gavião Arqueiro é retratado no processo de adaptação com aparelhos auditivos e em meio à aceitação de sua deficiência.

    Barbie com Aparelho Auditivo

    Em agosto de 2022, a Mattel lançou a primeira boneca Barbie com deficiência auditiva, inspirada na atriz britânica Rose Ayling-Elis. Rose tem uma surdez congênita e tem quebrado diversos estereótipos no Reino Unido, ao protagonizar novelas e participar de reality shows. Em coletiva de imprensa, a atriz revelou: “É muito importante que as crianças possam se ver representadas nos brinquedos com os quais brincam”. A boneca inspirada em Rose possui um aparelho auditivo rosa e tem feito sucesso em todos os pontos de venda.

    Publicidade

    Imagem com título Novembro Laranja 2022, foto de bebê deitado, e duas mãos segurando aparelhos de teste de audição, próximo aos ouvidos da criança. Deficiência auditiva no entretenimento - Novembro Laranja e a conscientização do Zumbido.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida com sobreposição de texto: “Novembro Laranja 2022”. A imagem mostra um bebê deitado, e duas mãos segurando aparelhos de teste de audição, próximo aos ouvidos da criança. (Imagem: Edição de arte. Foto: Shutterstock)
    Sobre o Novembro Laranja

    O Novembro Laranja foi criado pela médica otorrinolaringologista e professora Dra. Tanit Ganz Sanchez, no ano de 2006. A campanha nacional serve de alerta especialmente para o combate ao zumbido, a misofonia e a hiperacusia. A campanha acontece durante todo o mês, mas é no dia 11 de novembro que se celebra o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido.  

    Inicialmente o movimento de conscientização foi nomeado somente de Campanha Nacional de alerta ao zumbido. Mas recebeu o apelido mais informal de “Novembro Laranja” em 2012, inspirado no “Outubro Rosa”. A associação com cores ajuda na divulgação de campanhas e aumenta o engajamento e a participação de todos.

    Para saber mais sobre zumbido no ouvido, acesse a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde no link .

    Links úteis

    Audição de Todos

    > Instagram: https://www.instagram.com/audicaodetodos/

    > Facebook: https://www.facebook.com/people/Audição-de-TODOS/100083965787816/

    Zumbido no ouvido

    > Biblioteca Virtual em Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/zumbido-no-ouvido/

    Tudo sobre deficiência auditiva

    > Crônicas da Surdez: https://cronicasdasurdez.com/

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário