Ciclo de atividades da Unesp discutirá sobre acessibilidade e inclusão

Imagem de um grupo de pessoas em um ambiente de escritório. Uma delas tem deficiência visual e outra usa cadeira de rodas, em alusão ao ciclo de atividades da Unesp, sobre acessibilidade na comunicação e na cultura.
Evento híbrido em Bauru (SP), com foco em acessibilidade e inclusão na comunicação e na cultura, o Ciclo de Atividades da Unesp celebra os 20 anos do Biblioteca Falada. (Foto: Freepik)

Programação abrange palestras, oficinas e rodas de conversa sobre acessibilidade e inclusão, além de lançamentos de website, aplicativo e livro, entre outros.

Durante outubro e novembro, a Unesp de Bauru será palco do II Ciclo de Atividades sobre Acessibilidade na Comunicação e na Cultura. O evento, que acontecerá em formato online e presencial, tem como foco a acessibilidade e a inclusão. O Ciclo é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Mídia Acessível (Gelima) e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Mídia e Acessibilidade Biblioteca Falada, ambos da FAAC/Unesp .

O evento acontece entre os dias 17 de outubro e 21 de novembro, com cerca de 10 atividades abertas a todas as pessoas que se interessam pelo assunto. A programação inclui oficinas, palestras e rodas de conversa sobre acessibilidade audiovisual, inclusão digital e produção de informações jornalísticas especializadas.

Publicidade

Na primeira semana do Ciclo, haverá uma oficina de audiodescrição de ambientes e paisagens, além de visitas técnicas a instituições voltadas a pessoas com deficiência. A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 23 de outubro, às 19h, na Unesp, celebrando os 20 anos do projeto Biblioteca Falada. Na ocasião, será lançado o novo site bibliotecafalada.unesp.br  e um aplicativo de informações acessíveis com sistema de geolocalização, chamado Siga Guia Acessível da Cidade.

Também faz parte da programação a roda de conversa virtual “Pessoas com Deficiência e a Promoção da Informação: Rotina de Produção, Acessibilidade e Repercussão”, que ocorrerá no dia 7 de novembro. Este encontro contará com a participação do jornalista Gustavo Torniero , ativista e produtor de conteúdo, o jornalista Rafael F. Carpi , editor e criador do site Jornalista Inclusivo e Camila Domingues, que idealizou e produz o site e o canal Inclunet .

Outro destaque dessa segunda edição do Ciclo será o lançamento do livro falado “Tecendo Fios da Memória”, no dia 13 de novembro. Este trabalho é fruto da colaboração entre professores e alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação de Bauru e o projeto Biblioteca Falada. O lançamento ocorrerá no Centro do Professorado Paulista, localizado em Bauru. Nesse mesmo dia, haverá uma mesa redonda virtual discutindo iniciativas de visitas guiadas acessíveis, com a participação de especialistas de Bauru, Pernambuco e Santos.

Publicidade

Além desses eventos, o Ciclo também contará com diversas oficinas voltadas para a produção acessível. Entre os temas abordados, destacam-se as boas práticas de inclusão em redes sociais, a navegação utilizando leitores de tela, a acessibilidade em dispositivos móveis e a audiodescrição de ambientes e paisagens.

As atividades serão concluídas no dia 21 de novembro com uma palestra virtual sobre “Novas tecnologias de acessibilidade”. A apresentação será conduzida por Leonardo Gleison Ferreira, especialista em tecnologia assistiva e fundador do canal Inclunet.

Todas as atividades do Ciclo são gratuitas e abertas a quem se interessa em tornar o mundo mais acessível, utilizando tecnologias e boas práticas em comunicação, cultura e educação. O foco é sempre na inovação, criatividade e respeito às diferenças. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no perfil do Instagram do evento, @cicloacessibilidade , onde será possível acompanhar todas as informações e atualizações, além de conferir a programação completa do evento.

Publicidade

Confira a programação do Ciclo de atividades da Unesp

  • 17/10, das 17h às 19h

Oficina: “Audiodescrição de Ambientes e Paisagens”, com Guilherme Ferreira de Oliveira, Marcela Soares Evangelista e Raquel Naomi Kamimura, membros do Biblioteca Falada.

Local: salas 78, FAAC, Unesp Bauru

  • 18/10, das 9h às 17h

Visita Técnica à Fundação  Laramara e à Fundação Dorina Nowill    

Local: Fundação Laramara e Fundação Dorina Nowill, em São Paulo (exclusiva para membros do Biblioteca Falada e Gelima)

  • 23/10, às 19h

Abertura do Ciclo e cerimônia de comemoração dos 20 anos do Biblioteca Falada, com lançamento do site do laboratório e do aplicativo SIGA Guia Acessível da Cidade

Local: Central de Salas – a confirmar

  • 24/10, das 17h às 19h

Oficina: “Como Navegar com Leitor de Tela”, com Candido Diniz, embaixador do movimento Web para Todos e criador do canal Mundo Cegal.

Local: Laboratório 5 – Central de Laboratórios de Informática da FAAC, na UNESP.

  • 30/10, das 17h às 19h

Oficina: “Acessibilidade em Dispositivos Mobile”, com Meiriellen Godoi Santana (Lar Escola Santa Luzia para Cegos de Bauru).

Local: sala 75

  • 31/10, das 17h às 19h

Oficina: “Acessibilidade Visual em Redes Sociais”, com Guilherme Magalhães, mestrando em Mídia e Tecnologia,  e Tainá Bernardes, graduanda em Relações Públicas.

Local:  Laboratório 5 – Central de Laboratórios de Informática da FAAC, na UNESP.

  • 06/11 e 07/11, das 12h às 14h

I Seminário do Grupo de Pesquisa “Linguagem e Mídia Acessível” (Gelima)

Local: sala 78

  • 07/11, às 19h

Roda de Conversa: “Pessoas com Deficiência e a Promoção da Informação: Rotina de Produção, Acessibilidade e Repercussão”, com o jornalista Luiz Alexandre Ventura,  produtor do blog e coluna Vencer Limites, do jornal O Estado de S. Paulo, o jornalista Rafael Ferraz, do portal Jornalista Inclusivo, os criadores do canal Inclunet, Camila Domingues e Leonardo Gleison, e o jornalista da Folha de S. Paulo e ex-membro do Biblioteca Falada Matheus Ferreira.

Local: Online, via Google Meet

  • 13/11, 8h30 às 10h15; 14h às 16h; 19h30 às 21h

Lançamento do Livro Falado “Tecendo fios da Memória”, uma realização da Divisão de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Biblioteca Falada.

Local: Centro do Professorado Paulista / Sede Bauru.

  • 13/11, às 19h

Mesa redonda “Iniciativas de Visitas Guiadas para Pessoas com Deficiência Visual”, com os professores/pesquisadores Liliana Tavares (VerOuvindo/ Recife), Renato Frosch (Fatec Taubaté) e Leila Felipini (Tradusc/Unisagrado)

Local: Online, via Google Meet

  • 21/11, às 18h

Palestra “Novas Tecnologias de Acessibilidade”, com Leonardo Gleison, especialista em tecnologia assistiva e criador do canal Inclunet.

Local: Online, via Google Meet

Para mais informações, siga @cicloacessibilidade ou envie um email para bibliotecafalada@gmail.com .

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário