Voz do Silêncio: Denúncia em Libras combate a violência contra mulheres

Imagem do filme da campanha Voz do Silêncio mostrando o rosto da protagonista. Ilustra alerta em Libras no combate a violência contra mulheres.
Somando esforços no combate à violência e ao feminicídio, o projeto Voz do Silêncio foi desenvolvido pela Associação Fala Mulher e o SBT do Bem. (Foto: Reprodução)

Campanha reforça a importância da denúncia para interromper o ciclo de agressões e disponibiliza canal de atendimento em Libras.

Segundo dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), mais de 50% das vítimas de violência são pessoas com deficiência. Entre elas, as mulheres com deficiência auditiva e surdez, que vivem uma situação ainda mais delicada quando o assunto é denunciar os casos de violência. Muitas vezes, essas mulheres não conseguem ser plenamente entendidas e os boletins de ocorrência, em sua maioria, são registrados como denúncia de incapaz.

Mas uma campanha desenvolvida pela Associação Fala Mulher  e o SBT do Bem está usando o alerta na Língua Brasileira de Sinais (Libras) como aliado para combater a violência contra as mulheres no país.

Publicidade

Conheça o projeto Voz do Silêncio

O projeto “Voz do Silêncio”, com criação da agência de publicidade We, utiliza os espaços de classificação indicativa na programação do SBT para comunicar uma mensagem que só pode ser entendida por mulheres surdas ou com deficiência auditiva: “Ei, você… é, você que está me assistindo. Você não está mais sozinha em caso de violência: faça já sua denúncia em Libras no site falamulher.ong.br . Ao acessarem o site, as vítimas podem realizar a sua denúncia em um canal exclusivo feito para elas.

A campanha reforça a mensagem de que a denúncia é a melhor forma de devolver a narrativa dos fatos para as vítimas e interromper o ciclo de agressões. O conceito da campanha é o de que, quando uma mulher sofre em silêncio, outra pessoa fala por ela. Por isso, sofrer calada é um perigo e a melhor maneira para combater a violência é denunciar.

O filme principal, intitulado “Loja”, mostra uma vendedora levando um vestido para a cliente no provador de roupas. Ao experimentar a peça, a mulher não se sente confortável, mesmo com os elogios da lojista. Quando ela se encara no espelho, a vítima reproduz, com a voz do marido, a violência psicológica sofrida todos os dias em casa (“parece uma vagabunda”). E, ao final, insegura, diz que não irá levar o vestido, sem revelar o real motivo. 

O filme conta com produção da Santería (codireção de Nicoly Cruvinel e Rafa Damy) e Quiet City (Chris Jordão) e traz uma mensagem final convidando todas as pessoas a denunciarem este tipo de crime por meio do Disque 180.

Assista ao vídeo da campanha

Nos anúncios e formatos de mídia exterior, com direção de fotografia de Marcos Lopes, há uma foto de uma mulher com um QR Code em cima da boca, tampando os lábios. Ao escanear o código, as pessoas ouvirão a simulação da voz de um agressor praticando alguns dos tipos de violência mais comuns no dia a dia das vítimas. 

O SBT, além de coautor do projeto, ofereceu toda a sua estrutura para a realização do trabalho. Após a intervenção na programação, a emissora disponibilizará todos os materiais para que a iniciativa possa ser implementada e amplificada ainda mais em outros canais da TV aberta e fechada. Toda a campanha também terá desdobramentos em posts, stories e banners.

Publicidade

A união que faz a diferença

“Somamos esforços para desenvolvermos uma campanha inclusiva que traz um filme principal como retrato da triste e difícil realidade de muitas mulheres. Nosso objetivo é ampliar a voz delas, de forma igualitária, quebrando o ciclo da violência e buscando renovar a esperança em reduzirmos o número de casos de violência contra a mulher”, ressalta Priscila Stoliar, Head de marketing do SBT.

“A união entre a Associação Fala Mulher e o SBT do Bem  gerou o projeto ‘Voz do Silêncio’, que dá voz às vítimas de violência. Diante dos alarmantes índices de agressões e das dificuldades em denunciar, a iniciativa se torna essencial. Com a criatividade da We, o projeto inova ao encorajar denúncias e ampliar as vozes das mulheres silenciadas. Ele traz à luz a dura realidade da violência e destaca a importância vital de amplificar as vozes daquelas que enfrentam o silêncio e precisam de apoio especializado para romper o ciclo de violência.”, explica Carla Jara, Gerente de Marketing da Associação Fala Mulher.

“Voz do Silêncio é um projeto não só sobre comunicação verbal, mas também visual, e – no filme – trouxemos isso através dos olhares entre as personagens, uma perspectiva que só nós mulheres entendemos e é especial”, afirma Nicoly Cruvinel, Diretora de Cena da Santería.

“Nós e a Associação Fala Mulher somos parceiros de longa data. No decorrer desses anos, já são vários projetos realizados no dia a dia da conta e diferentes pontos de conexão criados em prol da causa. Este ano, com o apoio do SBT, conseguimos mais uma vez unir criação e mídia em torno de uma ideia verdadeira, inovadora, potente e relevante.”, comenta Armando Araújo, VP de Criação da Agência We.

Os números da violência contra a mulher crescem a cada ano no país. No entanto, a denúncia de tais crimes é inversamente proporcional por diferentes motivos: o medo, a vergonha, além da falta de informação e acesso aos canais oficiais de apoio.

Para denunciar casos de violência usando a Língua Brasileira de Sinais, basta acessar o site www.falamulher.ong.br  e depois acessar a opção “Atende Libras”.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário