Triagem auditiva gratuita em SP acontece nos dias 23 e 24, em apoio a campanha Setembro Azul 2022

Foto de mulher negra e profissional de saúde realizando triagem auditiva gratuita em SP, no Setembro Azul 2022.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em ambiente interno, com sobreposição dos logos do Hospital Paulista e do Sesc, no canto direito inferior. À esquerda, mulher negra com cabelos presos em triagem auditiva. Usa blusa marrom. À direita, profissional da saúde examinando a paciente. Usa jaleco branco, óculos de grau e instrumento médico de exame auditivo. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Freepik)

Ação do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia e do Sesc tem o objetivo orientar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas auditivos

Em apoio ao Setembro Azul, campanha criada para chamar a atenção da sociedade acerca dos desafios e conquistas da comunidade surda, o Hospital Paulista promove, em parceria com o Sesc São Paulo, uma ação de conscientização sobre a surdez e a perda auditiva.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Triagem auditiva gratuita em SP

    Durante os dias 23 e 24 de setembro, das 13h às 18h, as pessoas que passarem pelo Sesc Vila Mariana, localizado na zona Sul da capital paulista, poderão realizar triagem auditiva de forma gratuita, além de participarem de uma programação especial.

    Além da triagem auditiva e orientações educativas sobre os problemas auditivos com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos do hospital, os participantes receberão instruções sobre prevenção, diagnóstico e possíveis acessos para o tratamento da surdez. O evento também trará intervenção artística sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    Segundo estatísticas, a surdez está entre as principais deficiências no mundo. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 500 milhões de pessoas com deficiência auditiva em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) aponta para mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, número que equivale a 5% de toda a população nacional.

    Setembro Azul 2022

    Dr. Braz Nicodemo Neto, otorrinolaringologista e diretor do Hospital Paulista, explica que o mês é importante para a comunidade surda, pois em setembro de 1857 foi criado o Instituto Nacional de Educação de Surdos — INES. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 — 1945), uma fita na cor azul era utilizada para marcar as pessoas com deficiência, incluindo a auditiva.

    “Por meio desta campanha, lembramos que a população deve reiterar a importância da acessibilidade dos surdos, contribuindo para um espiral de inclusão social. E muito mais que isso, chamar a atenção para a patologia, salientando, principalmente, a prevenção e os avanços significativos no seu tratamento.”

    O médico alerta para a importância de ações que visam conscientizar a população acerca da deficiência auditiva e mostrar a importância do diagnóstico

    Publicidade

    Importância da audiometria

    Dr. Braz explica que, ao visitar o otorrino, o primeiro exame solicitado para avaliar a capacidade auditiva é a audiometria, capaz de identificar possíveis alterações no sistema auditivo. 

    “Este foi um dos motivos que nos levou a desenvolver esta campanha gratuita com a participação da população. A partir desta ação, poderemos avaliar como anda a saúde auditiva das pessoas e indicar como devem agir, caso haja alguma alteração importante.” 

    Durante toda a ação de Setembro Azul do Hospital Paulista no Sesc Vila Mariana, os atendimentos acontecerão de forma individualizada e, caso o paciente apresente algum problema auditivo, será orientado sobre os próximos passos a seguir. 

    Sobre o Hospital Paulista

    Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, possui mais de 40 anos de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

    Em localização privilegiada, a 300 metros da estação Hospital São Paulo (linha 5-Lilás) e a 800 metros da estação Santa Cruz (linha 1-Azul/linha 5-Lilás), possui 42 leitos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, mensalmente, 500 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e pronto-socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

    Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia, assim como um Ambulatório de Olfato e Paladar, especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com perda total ou parcial dos sentidos. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário