PlayStation lança controle adaptado para gamers com deficiência

Foto do controle adaptado da PlayStation Project Leonardo e a palavra acessibilidade. Foto do console PlayStation 5, o logo PS5 e símbolo universal de acessibilidade.
Conheça o Project Leonardo, kit de controle adaptado para o PlayStation 5. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Divulgação/ PlayStation Blog)

Kit personalizável para PS5 foi batizado com o codinome “Project Leonardo”

A PlayStation anunciou na CES 2023 – evento de tecnologia realizado em Las Vegas (EUA), entre os dias 5 e 8 de janeiro, o Project Leonardo, um kit de controle personalizável para o PS5 desenvolvido para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam jogar com mais fluidez e conforto por períodos mais longos

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Project Leonardo: controle adaptado da Playstation

    O controle foi criado para que usuárias e usuários com pouca mobilidade física, por exemplo, possam lidar com desafios comuns: segurar um controle por um longo período, pressionar com precisão um ou vários botões ou gatilhos, e até posicionar os dedos da mesma forma que em um controle padrão.

    O Project Leonardo funciona em conjunto com acessórios acessíveis que se integram ao console do PS5, revelando novas maneiras de jogar, muito parecido com os controles dos antigo fliperamas. 

    “A acessibilidade é um tópico importante para nós da PlayStation e queremos continuar elevando o nível para permitir que todos os jogadores experimentem a alegria de jogar”, publicou Hideaki Nishino , Senior Vice President, Platform Experience, SIE.

    Para desenvolver o projeto, a PlayStation conversou com especialistas em acessibilidade das organizações especializadas AbleGamers , SpecialEffect e Stack Up , além de diversos gamers com deficiência. 

    Confira algumas funcionalidades do novo controle (tem vídeos no final do artigo).

    Vídeo oficial com legenda em português

    Personalizações de hardware

    O Project Leonardo para PS5 é uma tela para os jogadores criarem sua própria experiência de jogo. Há uma variedade de botões e capas de controle analógico em diferentes formas e tamanhos que possibilitam a criação de ampla variedade de layouts de controle.

    Para personalizar de acordo com cada diversidade, a distância da capa do controle analógico também pode ser ajustada de acordo com a preferência do usuário. Dessa forma é possível encontrar uma configuração ideal para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas.

    Personalizações de software

    Os jogadores podem escolher e armazenar seus perfis preferidos de configurações do controle e deixar até três perfis salvos, alternando facilmente entre eles na hora de jogar. Os botões do controle podem ser programados para qualquer função compatível com o game e vários botões podem ser mapeados para a mesma função.

    PlayStation lança controle adaptado para gamers com deficiência.
    Descrição da imagem #PraGeralVer: Arte com ilustração dos botões do game no topo. Foto do controle convencional centralizado no topo. À esquerda e à direita aparecem os dois controles do kit de acessibilidade Project Leonardo. No centro, simbolo universal de acessibilidade e o logo PS5. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Divulgação/PlayStation Blog)

    Integrando dispositivos e acessórios de acessibilidade

    O Project Leonardo pode ser usado como um controle independente ou emparelhado com controles sem fio adicionais DualSense. Até dois controles do Project Leonardo e um controle sem fio DualSense podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos para atender às suas necessidades específicas ou para jogar em colaboração com outros jogadores.

    Segundo divulgação, os controles ainda podem ser ativados ou desativados de forma dinâmica e usados em qualquer combinação. O Project Leonardo é expansível por meio de quatro portas AUX de 3,5 mm e oferece suporte a uma variedade de interruptores externos, possibilitando a integração com outros acessórios de acessibilidade.

    Publicidade

    Design universal padrão Sony

    O design é um diferencial. Simétrico e dividido, possibilita que os controles analógicos sejam posicionados na distância que desejaram, não exigindo que o usuário o mantenha entre as mãos – é possível colocá-lo em uma mesa ou bandeja para cadeira de rodas, por exemplo, além de poder ser fixado em suportes ou tripés e orientado a 360º.

    De acordo com a equipe que projetou o design do acessório, “foram testados mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, buscando diferentes alternativas que ajudassem os jogadores a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controle. Não há uma forma ‘certa’ de personalização. A intenção é capacitar os usuários para criar suas próprias configurações”.

    Quer saber mais? Confira a novidade na íntegra acessando o Blog da PlayStation no link . Abaixo tem três sugestões de vídeo.

    Review (em inglês) do gamer cego Steve Saylor
    Project Leonardo: Primeiras Imagens
    Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn

    Deixe um comentário