MITA 2023: Festival Music is the Answer será inclusivo?

Foto em área externa, tirada do nível da lagoa do Rio de Janeiro Jockey Clube, onde será a edição carioca do evento Music is the Answer - MITA 2023. Ao fundo está o Morro do Corcovado e o Cristo Redentor.
Além de espaço exclusivo para PCDs, a segunda edição do Music is the Answer – MITA 2023 terá recursos como Libras, audiodescrição, balcões rebaixados e piso tátil, entre outros. (Foto: Divulgação)

Evento que acontece em maio, no Rio de Janeiro, e no mês de junho, em São Paulo, divulga ações de acessibilidade com foco nas pessoas com deficiência.

Em sua segunda edição, o MITA – Music is the Answer chega totalmente inclusivo. O festival, que acontece nos dias 27 e 28 de maio, no Rio de Janeiro, e nos dias 03 e 04 de junho, em São Paulo, conta com diversos recursos para promover a maior acessibilidade com intuito de uma liberdade única para o público ser quem é, permitindo que todos aproveitem e curtam os shows com conforto e segurança.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Music is the Answer

Serão dois espaços para pessoas com deficiência, dentro da área do evento, um para cada palco. Além de grades rebaixadas para melhor visualização, haverá cadeiras próprias para pessoas com obesidade, audiodescrição e uma plataforma que vibra no ritmo da música. Esses espaços também terão tomadas, para quem precisa de equipamentos de suporte.

“O MITA é, sem dúvidas, o maior festival do Brasil que foca na acessibilidade, tornando a liberdade de ir e vir sem precisar de alguma dependência, dando acessos a todos. Nós promovemos a liberdade de todos, independente se a pessoa tem uma deficiência ou não. Tornando ainda mais confortável para o público estar naquele local e sendo quem é. Sendo bem-vindo ali”, afirma Rebeca Costa, mulher com nanismo, advogada, CEO do Looklittle e embaixadora do MITA.

“Desde a primeira edição tivemos uma grande preocupação em ter um evento inclusivo. Conhecemos a Rebeca no MITA 2022 — ela foi ao festival e entrou em contato conosco elogiando a forma como foi recepcionada e toda experiência que teve. Se colocou à disposição para conversar e prestar consultoria em acessibilidade. Quando começamos a produzir o MITA 2023 não tivemos dúvida em chamá-la para o time”, completa Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track.

ações de inclusão com acessibilidade

> Orientadores com experiência em atendimento às pessoas com deficiência estarão presentes desde a entrada até os espaços adaptados, identificando com pulseiras e auxiliando o público e seus acompanhantes durante toda a experiência.

> Nos portões de entrada será distribuído um QrCode para acesso a um vídeo com informações gerais e de segurança, em Libras e Audiodescrição, como a localização dos banheiros, a lista e horários das atrações de cada palco e os recursos de acessibilidade disponíveis.

> Os telões do local estão preparados para exibir a tradução em Libras dos shows, em tempo real. Cadeiras motorizadas estarão à disposição para empréstimo a quem tem dificuldade de locomoção.

> Nos pontos de venda de alimentos e bebidas haverá balcões rebaixados, assim como informações em Braille e com acesso via QrCode, para facilitar a compra. Um piso tátil será instalado em pontos estratégicos, para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiências visuais durante o festival, e todas as ativações promocionais terão acesso por rampas.

Compromisso da sociedade

Seguindo o compromisso firmado desde seu lançamento, o MITA terá uma área para a reflexão e discussão sobre a importância da atuação de toda a sociedade em ações de responsabilidade social e ambiental.

Em 2023, estarão presentes, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, as instituições Instituto Vida Livre e The Friendship Circle para apresentarem suas propostas de ação, projetos desenvolvidos e resultados concretos alcançados. Mais importante do que dizer o que fazer é efetivamente gerar mudança e transformação na vida das pessoas, a capacidade de multiplicação dessas atitudes e o impacto causado na sociedade, nas comunidades e no planeta.

Publicidade

Sobre o MITA 2023

Sucesso total em sua primeira edição, que aconteceu em 2022, o Festival MITA chega esse ano com o mesmo espírito de inovação, animação e irreverência que marcaram sua estreia. O evento acontece novamente no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio, e em São Paulo, nos dias 03 e 04 de junho. A música é o grande destaque, unindo nomes nacionais e internacionais, muitos já consagrados, encontros e reencontros.

O MITA é um evento diurno, com programação diversa capaz de unir públicos de diferentes grupos e gerações. Os shows serão divididos em dois palcos, com mais de 16 atrações por fim de semana, em espaços amplos onde o público terá ainda uma série de ativações.

O festival é produzido em parceria pelas empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e 30E.

MITA no Rio

No Rio de Janeiro, o festival acontece novamente no Jockey Clube, na área aberta conhecida como Pião do Prado, com total de 110 mil m2. Um dos cartões postais da cidade, o espaço tem uma vista privilegiada para o Cristo Redentor, e está bem ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas. De fácil acesso para chegada com a utilização de transportes coletivos, inclusive de metrô, o espaço está também ao lado da ciclovia.

MITA em SP

Em São Paulo, o MITA acontece no coração da capital paulista, no Vale do Anhangabaú. A região está sob nova gestão desde dezembro de 2021, totalmente renovada. O Novo Anhangabaú se consolida como polo de entretenimento e cultura da cidade de São Paulo — neste primeiro ano foram realizadas no espaço mais de 3 mil horas de atividades gratuitas para o público de todas as idades. O local foi palco de diversos shows e apresentações culturais.

Quem patrocina e apoia

O MITA tem patrocínio das marcas Heineken e Deezer. O evento também tem apoio de TikTok, Baw Clothing, Prefeitura do Rio de Janeiro, Riotur — Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Visit.Rio / Rio Convention e Visitors Bureau, Prefeitura de São Paulo e SPTuris.

Para saber mais sobre as atrações, venda de ingressos e ficar por dentro de tudo, confira a lista de links úteis abaixo.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação